Minha conta
    5 filmes de ação dirigidos por mulheres que todos os fãs do gênero precisam assistir

    De Kathryn Bigelow a Cathy Yan, confira algumas produções imperdíveis do gênero.

    Filmes de ação têm sido, por muitos anos, considerados como um gênero para homens. Seja na direção, equipe, elenco ou público, estes sempre foram centrados no masculino, mas agora essa é uma realidade que tem sido mudada e, agora, mulheres têm assumido cada vez mais o comando de narrativas de ação. Para celebrar não apenas as protagonistas, mas também as cineastas por trás das câmeras, o AdoroCinema preparou uma lista de filmes incríveis dirigidos por mulheres.

    O Justiceiro: Em Zona de Guerra

    Baseado no personagem dos quadrinhos da Marvel, O Justiceiro: Em Zona de Guerra marcou a reinicialização da franquia de filmes do Justiceiro. A Marvel fez história no cinema quando contratou Lexi Alexander como diretora, tornando-a a primeira mulher a comandar um filme do estúdio. A cineasta alemã-palestina, no entanto, enfrentou problemas como a redução do orçamento do filme e o desejo de criar um tom que mistura violência exagerada e humor, como Batman: O Cavaleiro das Trevas.

    Com o lançamento de O Justiceiro: Em Zona de Guerra, o filme ganhou muitos fãs ao redor do mundo e isso é um ponto positivo. Desde então, com tamanha visibilidade em sua obra, Lexi Alexander tem se manifestado frequentemente para discutir a questão da disparidade de gênero em Hollywood.

    O Pacificador

    Mimi Leder é o nome por trás de séries como Plantão MédicoThe Leftovers e The Morning Show, mas a cineasta também fez grandes filmes de ação para as telonas e um deles é O Pacificador. Lançado em 1997, a história é estrelada por Nicole Kidman e George Clooney, que encarou seu primeiro grande papel principal no cinema, e acompanha um tenente-coronel das Forças Especiais dos EUA e uma cientista que se unem para rastrear ogivas nucleares desaparecidas.

    As Panteras

    Além de ser protagonizado pelas brilhantes atrizes Kristen StewartNaomi Scott e Ella BalinskaAs Panteras é dirigido por Elizabeth Banks. No filme, quando um sistema de tecnologia surge com objetivos nada benéficos à humanidade, as panteras, também conhecidas como “Anjos de Charlie” entram em ação pela agência Townsend e colocam suas vidas em risco em nome de um bem maior.

    Caçadores de Emoção

    Dirigido por Kathryn Bigelow, que também esteve no comando de filmes como Estranhos Prazeres e Jogo PerversoCaçadores de Emoção se tornou um clássico no gênero de ação após o lançamento em 1991. Estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze, a trama acompanha um agente do FBI que se infiltra em um grupo de ladrões de banco para investigar suas ações. Enquanto mantém o disfarce, ele desenvolve uma verdadeira amizade com o líder da equipe criminosa.

    O longa-metragem se tornou um dos filmes de ação mais populares dos anos 90 e os críticos elogiaram Kathryn Bigelow pelo tom que a cineasta empregou no filme. Causando um grande impacto cultural, Caçadores de Emoção foi considerada por muitos como a obra inspiradora de Velozes & Furiosos.

    Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa

    Cathy Yan se juntou à DC para dirigir Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa. As cenas de ação foram altamente elogiadas pela crítica, principalmente devido ao fato do longa-metragem ter se inspirado em sequências de Jackie Chan. Estrelado por Margot Robbie, o filme traça a jornada de Harley Quinn como uma anti-heroína independente após romper a parceria amorosa com o Coringa.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top