Minha conta
    6 filmes de ação cujas cenas de luta foram influenciadas por Jackie Chan

    Jackie Chan é referência em artes marciais e teve um papel fundamental em produções como Atômica e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

    Jackie Chan é uma figura lendária na indústria do entretenimento, isso é um fato inegável. Embora o ator tenha se inspirado em grandes mestres de artes marciais, como o falecido Bruce Lee, ele também acrescentou muito à coreografia dentro do gênero de ação. De manobras inacreditáveis ​​a movimentos corporais em cenas de luta, Jackie Chan é brilhante em sua atuação em filmes de ação e influenciou a muitos outros filmes. Quer saber quais? O AdoroCinema preparou uma lista com alguns deles!

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis faz parte da fase 4 da Marvel e, embora ainda não tenha sido lançado, o filme tem inegáveis influências de Jackie Chan nas cenas de ação. Isso porque, não apenas houve rumores de que o próprio Chan teria sido escalado para o papel de Zheng Zu, mas também devido à nova produção ter contratado Andy Cheng para trabalhar na parte de ação do filme. O profissional é um colaborador e coreógrafo de longa data de Jackie Chan, então os movimentos de Chan estão claramente no radar da Marvel e, por isso, vale fazer esta menção honrosa.

    John Wick

    John Wick é frequentemente usado como um exemplo de filme que mudou os filmes de ação modernos. A coreografia acelerada e o foco intenso na ação podem ser creditadas ao incrível David Leitch que, antes de se tornar o diretor por trás da famosa trilogia, trabalhava como dublê. Além dele, Chad Stahelski é uma das principais razões pelas quais as sequências de ação são tão emocionantes. Inspirado pelos heróis do gênero, Stahelski mencionou Jackie Chan como base dos movimentos de John Wick.

    Kung Fu Panda

    Sim, até mesmo filmes de animação necessitam de coreografia em suas cenas de luta. Em Kung Fu Panda, o trabalho foi realizado por Rodolphe Guenoden, artista de storyboard que também estudou artes marciais por muitos anos para realizar o filme. No processo de desenvolvimento das sequências de ação, Guenoden recorreu a grandes nomes da indústria e, é claro, Jackie Chan foi um deles. Além de ter sido consultado como inspiração, o ator também foi escalado para o filme e deu voz ao personagem Macaco.

    Kingsman: Serviço Secreto

    Dirigir a ação já é difícil o suficiente, e tentar criar uma comédia dentro dessa ação é ainda mais desafiador. Por este motivo, Kingsman: Serviço Secreto teve problemas ao escalar Colin Firth, que tinha pouca experiência em cenas de luta, como protagonista. Para solucionar essa questão, a própria equipe de Jackie Chan começou a trabalhar com o ator para garantir o melhor resultado possível. E não é que deu certo?

    Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa

    Quando falamos de sequências de ação, Cathy Yan foi brilhante em seu trabalho de direção em Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa. Com coreografias cronometradas e bem executadas, a cineasta afirmou que as cenas foram inspiradas em Operação Invasão, filme que também teve influência de Jackie Chan, e também mencionou que o longa-metragem estrelado por Margot Robbie tinha forte ligação com o trabalho do ator — especialmente as lutas na sede da polícia de Gotham.

    Atômica

    Por falar em mulheres incríveis por trás (e na frente) de filmes de ação, é impossível não citar o trabalho de Charlize Theron em Atômica. Com manobras realizadas com objetos, David Leitch se mostrou, mais uma vez, um grande fã de Jackie Chan neste filme. Um dos movimentos estilísticos usados pelo ator chinês é o uso de artefatos aleatórios em cena e o cineasta afirmou que se inspirou nas manobras do famoso astro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top