Minha conta
    8 cenas muito perigosas que aconteceram de verdade em filmes de ação

    Produções como Batman: O Cavaleiro das Trevas e Missão Impossível trouxeram cenas emblemáticas que, de fato, ocorreram sem computação gráfica.

    Em filmes de ação, há a magia da computação gráfica, utilizada para deixar as cenas impecáveis, assim como também tem atores que dispensam dublês para gravações mais radicais. Desafiando a morte, o que não falta é protagonistas corajosos que decidem ir até o limite para que os recursos de edição não sejam muito utilizados. Celebrando esses heróis da vida real, o AdoroCinema preparou uma lista com cenas perigosas que tiveram manobras perigosas reais, sem o uso do computador.

    Velozes & Furiosos 9, Mortal Kombat e outros filmes de ação que serão lançados em 2021

    Jackie Chan escorregando no prédio em Quem Sou Eu?

    Não se pode falar em acrobacias sem mencionar Jackie Chan, que é um dos atores mais competentes do gênero. Conhecido por protagonizar momentos eletrizantes nas telonas, o astro realizou uma cena rotulada como “a façanha mais perigosa do mundo” pelos produtores de Quem Sou Eu?. No filme, ele se vê encurralado pelos adversários e decide escapar às pressas ao escorregar em 21 andares de vidraças do prédio, totalmente sem fios ou redes para ajudá-lo.

    Keanu Reeves saltando no ônibus em Velocidade Máxima

    Outro gênio destemido quando se fala em filmes de ação é Keanu Reeves, que frequentemente realiza as próprias manobras na tela. Em Velocidade Máxima, o ator salta de um carro em movimento para um ônibus em alta velocidade. O protagonista de Matrix ensaiou a cena sozinho, sem contar para ninguém, e depois implorou para que o diretor Jan de Bont o deixasse tentar fazer o número sem dublês. O cineasta ficou hesitante, por motivos óbvios, mas aceitou a proposta de Reeves. Assim, o astro executou perfeitamente a cena ao entrar perigosamente em um ônibus que andava a mais de 80km/h.

    James Bond pulando do precipício em 007 Contra GoldenEye

    Essa é, sem dúvidas, uma das imagens mais emblemáticas tanto do videogame quanto do filme 007 Contra GoldenEye. Na abertura do longa-metragem, em que Pierce Brosnan foi o protagonista, James Bond faz bungee-jumping do Contra Dam, uma represa suíça de 220 metros de altura. Vale mencionar que, durante a manobra, o dublê Wayne Michaels experimentou uma força gravitacional tão absurda que chegou a perder a consciência por um breve momento, mas acordou a tempo para concluir o salto e ancorar a arma no chão.

    Tom Cruise agarrado no avião em Missão Impossível: Nação Secreta

    Embora Tom Cruise se preocupe com protocolos de segurança contra Covid-19 no set de gravação, parece que ele não tem o mesmo cuidado quando se trata da própria vida. Quando o ator escalou o arranha-céu Burj Khalifa em Missão Impossível: Operação Fantasma, lançado em 2011, que imaginaria que ele conseguiria se superar na sequência do filme? No entanto, o astro de ação ultrapassou limites em Missão Impossível: Nação Secreta e, além de andar nas asas do avião, ainda se agarrou na aeronave enquanto a mesma estava em movimento no céu.

    Caminhão derrapando em Batman: O Cavaleiro das Trevas

    Em uma das obras-primas de Christopher Nolan, o Coringa de Heath Ledger está dirigindo um caminhão bem grande, perseguindo um carro blindado da polícia. É quando Batman passa na frente do vilão e libera um cabo de alta tensão nas ruas de Gotham, fazendo com que o veículo do palhaço derrapasse, virando de cabeça para baixo. O curioso é que o dublê Jim Wilkey permaneceu dentro do caminhão durante toda a cena.

    Manobras no cabo do carro em Mad Max: Estrada da Fúria

    Mad Max: Estrada da Fúria é um prato cheio para os fãs de ação. Para realizar uma das cenas mais agitadas do filme, durante uma perseguição entre carros movida a tiros, foi necessária muita força dos dublês de guerra que ficaram presos em hastes flexíveis dos carros e tentavam retirar as mulheres do carro de Max. Para conseguir pular de um veículo para o outro, uma vez que ambos estavam em movimento, os bastões foram projetados com material bruto e os dublês precisaram ser treinados por um artista do Cirque du Soleil durante meses. Além disso, os motoristas também foram instruídos devidamente para operar as máquinas sem colocar os guerreiros em risco.

    Indiana Jones preso na janela do caminhão em Os Caçadores da Arca Perdida

    Poucos sabem fazer uma cena de perseguição como Steven Spielberg. Em uma acrobacia parecida com a realizada por Keanu Reeves no tópico acima, Terry Leonard, dublê do Indiana Jones de Harrison Ford em Os Caçadores da Arca Perdida, se pendura na janela de um caminhão em alta velocidade, enquanto seus pés arrastam em uma estrada de terra. Haja coragem!

    James Bond pulando na cabeça de jacarés em Com 007 Viva e Deixe Morrer

    E mais uma vez o agente do caos aparece nesta lista! Em Com 007 Viva e Deixe Morrer, o James Bond de Roger Moore foi encurralado em uma pedra cercada de jacarés e decidiu fazer do limão uma limonada. Ao se ver sem saída, Bond chamou atenção dos animais para si e pulou em cima da cabeça deles para chegar até o outro lado sem ser mordido. Por mais absurdo que pareça, a cena foi realizada com crocodilos de verdade.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top