Minha conta
    Tudo sobre Harry Potter

    Os livros de J.K. Rowling sobre o Menino que Sobreviveu ganhou os cinemas em 2001.

    Difícil conhecer alguém que nunca tenha ouvido falar de Harry Potter, não é mesmo? Salvo, talvez, os personagens de Yesterday. Em 1997, chegava às livrarias britânicas o primeiro livro de J.K. Rowling sobre um menino que descobre ser bruxo e vai estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Três anos depois, a obra chegava ao Brasil. Enquanto, em novembro de 2001, estreava o primeiro filme de uma franquia de sucesso: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

    De lá para cá, a saga de sete livros e oito filmes ganhou uma importância na cultura pop, com produtos temáticos, videogames, aplicativos de celular (como Wizard Unite), parques de diversões e um spin-off. É certo que inspira leitores, espectadores e fãs de todas a idades a lerem mais, a se fantasiarem, a comemorarem o aniversário do personagem e esperarem a desejada carta de Hogwarts — como a jornalista que vos fala que é fã de carteirinha e até festa temática de Harry Potter teve quando criança e realizou um sonho ao conhecer o parque Wizarding World of Harry Potter em Orlando e entrevistar o elenco de Animais Fantásticos.

    Qual a ordem dos filmes de Harry Potter?

    Cada um dos oito filmes da saga Harry Potter acompanha o ano letivo em Hogwarts na vida de Harry (Daniel Radcliffe), Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint). 

    Harry Potter e a Pedra Filosofal

    Inspirado no primeiro livro homônimo escrito por J.K. Rowling, A Pedra Filosofal acompanha Harry Potter (Daniel Radcliffe), um garoto órfão que possui uma cicatriz em forma de raio na testa. Ele vive infeliz com seus tios trouxas (não-bruxos), os Dursley. Certo dia, o menino recebe uma carta para ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é um bruxo. A partir de então, passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo aventuras ao lado dos novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson). Mal sabe que ele que, ainda bebê, foi responsável por derrotar o grande bruxo das trevas, Voldemort. Harry Potter a Pedra Filosofal foi dirigido por Chris Columbus (Esqueceram de Mim, Percy Jackson e o Ladrão de Raios).

    Harry Potter e a Câmara Secreta

    Em A Câmara Secreta, Harry está de férias na casa de seus tios Dursley quando recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. O rapaz não escuta e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano com novidades e perigos. Um deles é que a famosa Câmara Secreta, criada por Salazar Sonserina, foi reaberta e alunos estão aparecendo petrificados. Novamente, o filme foi comandado por Chris Columbus.

    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

    Harry se prepara para começar seu 3º ano em Hogwarts. No entanto, o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada à prova de fugas. Ele ameaça ir atrás de Harry Potter — pois tem uma relação com os pais do menino. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, criaturas sombrias que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, mas podem representar um perigo ainda maior diante da situação. O Prisioneiro de Azkaban é dirigido por Alfonso Cuarón (Gravidade, Roma).

    Harry Potter e o Cálice de Fogo

    Hogwarts se torna sede do Torneio Tribruxo, uma competição internacional que envolve três escolas bruxas. Em seu 4º de estudo, Harry é misteriosamente selecionado pelo Cálice de Fogo para participar do evento, sem nem mesmo se inscrever, e precisará enfrentar alunos mais experientes e perigos das provas. Além disso, a aparição da Marca Negra de Voldemort (Ralph Fiennes) ao término da Copa do Mundo de Quadribol coloca a comunidade de bruxos em pânico. O filme é dirigido por Mike Newell (Quatro Casamentos e Um Funeral).

    Harry Potter e a Ordem da Fênix

    Em A Ordem da Fênix, Harry descobre que parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort foi uma mentira inventada por ele. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe que Dolores Umbridge (Imelda Staunton) se torne a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas de Hogwarts. Só que as aula dela abrangem temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais. Diante disso, Harry é incentivado por Hermione e Rony a ensinar a prática de magia para um grupo de estudantes que se autodenomina como "Armada de Dumbledore", sendo logo visto como uma ameaça ao Ministério da Magia. Harry Potter e a Ordem da Fênix foi dirigido por David Yates.

    Harry Potter e o Enigma do Príncipe

    Voldemort é uma ameaça cada vez maior para os mundos bruxo e trouxa. De volta para seu 6º ano letivo em Hogwarts, Harry suspeita que o perigo esteja dentro da Escola, mas Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em preparar o rapaz para o confronto final com o Lorde das Trevas. Enquanto isso, Draco Malfoy (Tom Felton) tem uma missão especial sombria, e Severo Snape (Alan Rickman) recebe o pedido de ajudar o menino. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony. David Yates, do filme anterior, repetiu a direção.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

    Ao completar 17 anos, Harry perderá a proteção mágica que tem dos tios, momento que Voldemort e seus Comensais da Morte aguardam para finalmente atacar o rapaz. Assim, ele precisa ser transportado da casa dos Dursleys para um lugar seguro. Só que logo a situação se torna perigosa e Harry, Hermione e Rony passam a ser caçados, obrigando os três a fugir, mudando constantemente de lugar. Enquanto isso, eles elaboram um plano para encontrar e destruir as horcruxes que podem eliminar Voldemort de uma vez por todas. Mais uma vez dirigido por David Yates.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

    Harry , Rony e Hermione seguem à procura das horcruxes, pedaços de alma de Voldemort. O objetivo do trio é encontrar e destruir os itens, a fim de matar Lorde Voldemort. Com a ajuda do duende Grampo (Warwick Davis), eles entram no banco Gringotes para invadir o cofre de Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter). Logo, descobrer que Hogwarts é a localização de mais uma horcrux, mas precisam tomar cuidado ao voltar ao castelo, agora controlado por Comensais da Morte. Paralelamente, Voldemort prepara o ataque definitivo à escola. Este é o quarto e último filme da saga comandado por David Yates.

    20 histórias dos livros que fizeram falta nos filmes de Harry Potter

    Conheça os personagens e elenco de Harry Potter

    J.K. Rowling foi responsável por criar personagens marcantes na saga Harry Potter, alguns inspirados por pessoas reais, e outros vividos por mais de um ator nos filmes. Eis alguns principais deles, e seus respectivos intérpretes.

    Warner Bros.

    O protagonista Harry Potter, o Menino que Sobreviveu, é interpretado por Daniel Radcliffe. O ator começou sua carreira nos cinemas na saga Harry Potter, e posteriormente fez filmes como Versos de um CrimeSerá Que? e Truque de Mestre: O Segundo Ato.

    O melhor amigo de Harry, Rony Weasley, é atrapalhado mas muito corajoso, e tem uma grande família com um enorme coração. Ele é vivido por Rupert Grint. Após a saga Harry Potter, o jovem se destacou nas séries de TV Snatch e Sick Note.

    A melhor amiga de Harry, Hermione Granger, é brilhante e sempre dedicada aos amigos. Ela é interpretada por Emma Watson, que também começou sua carreira como atriz mirim em Harry Potter. Posteriormente, ela atuou em diversos filmes inspirados em livros, como As Vantagens de Ser Invisível, O Círculo, o indicado ao Oscar Adoráveis Mulheres e viveu a princesa da Disney no live-action de A Bela e a Fera.

    Warner Bros.

    Alvo Dumbledore foi vivido por Richard Harris em Harry Potter e a Pedra Filosofal e A Câmera Secreta. Com o falecimento do ator, foi substituído por Michael Gambon que o interpretou nos demais filmes da saga.

    Voldemort (também conhecido como Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado ou Você-Sabe-Quem) foi interpretado por diversos atores. Quando o vilão ocupa a parte de trás da cabeça do Professor Quirrell no primeiro filme — o rosto era de Richard Bremmer, enquanto a voz era de Ian Hart. Já a partir do quarto filme, quando é visto de corpo inteiro, ele é vivido por Ralph Fiennes. Como Tom Riddle, sua personalidade antes de se tornar Lorde das Trevas, teve três intérpretes: Christian Coulson (As Horas) em A Câmara SecretaHero Fiennes-Tiffin (After) e Frank Dillane (Fear the Walking Dead) em O Enigma do Príncipe.

    10 atores que se recusaram a participar da saga Harry Potter

    Onde assistir aos filmes de Harry Potter?

    Todos os filmes de Harry Potter recentemente deixaram o catálogo da Netflix e atualmente estão disponíveis no catálogo da HBO Go e no NOW.

    Alguns dos longas da franquia também podem ser alugados ou comprados através do Apple TV+, Google Play, Microsoft Store e Looke (somente aluguel).

    Quais são as casas de Hogwarts?

    Warner Bros.

    Existem alguns momentos, feitiços e falas de Harry Potter tão marcantes que são conhecidos mundialmente. Um deles são as Casas de Hogwarts, para as quais os alunos da Escola de Magia e Bruxaria são selecionados a fim de compartilhar os dormitórios e as aulas. A escolha é feita pelo Chapéu Seletor, que analisa as qualidades e valores de cada estudante. Por mais que a escolha de cada aluno conte, como é o caso de Harry que se recusa a ir para a Sonserina. Descubra quais são as Casas de Hogwarts dos atores da franquia.

    As Casas de Hogwarts são:

    Grifinória

    A Grifinória  (Gryffindor, em inglês) valoriza bravura, ousadia, coragem e cavalheirismo. Seu animal é o leão e suas cores são vermelho e douradas. Minerva McGonagall, Alvo Dumbledore e Harry Potter são alguns grifinórios famosos.

    Lufa-Lufa

    A casa da Lufa-Lufa (Hufflepuff) valoriza trabalho duro, dedicação, paciência, lealdade e jogo limpo. Seu emblema é o texugo, e amarelo e preto são suas cores. Lufanos famosos são a Professora Pomona Sprout, Cedrico Diggory e Newt Scamander.

    Corvinal 

    A Corvinal (Ravenclaw) valoriza inteligência, conhecimento e sabedoria. Seu mascote é a águia, e suas cores são azul e bronze. Alguns corvinais conhecidos são o Professor Filius Flitwick, Cho Chang, Luna Lovegood e Gilderoy Lockheart.

    Sonserina 

    A casa da Sonserina (Slytherin) valoriza a ambição, astúcia e desenvoltura e foi fundada por Salazar Sonserina (que até inspirou o nome científico de uma víbora). Seu animal é a serpente, e suas cores são verde esmeralda e prata. Merlin, Tom Riddle, Severo Snape e Dolores Umbridge são membros famosos Sonserinos.

    Animais Fantásticos: o spin-off de Harry Potter

    Warner Bros.

    Cinco anos após o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 chegou aos cinemas o spin-off do universo bruxo, Animais Fantásticos e Onde Habitam. Protagonizado por Newt Scamander (Eddie Redmayne), autor do livro didático usado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para classificar as criaturas mágicas, o filme é ambientado 60 anos antes da saga Harry Potter e traz Jude Law no papel do jovem Alvo Dumbledore — na época, professor de Transfiguração.

    Você sabia que Newt Scamander apareceu em Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban?

    A franquia terá cinco filmes ao todo — dois já chegaram aos cinemas — e acompanha a ascensão do Bruxo das Trevas Gerardo Grindelwald (antes vivido por Johnny Depp, agora interpretado por Mads Mikkelsen) ao poder desde 1926. A produção culminará em uma das maiores batalhas bruxas de todos os tempos: o duelo entre Grindelwald e Dumbledore (Jude Law), em 1945. Animais Fantásticos 3 será ambientado no Rio de Janeiro na década de 1930 e promete mostrar a Escola de Magia brasileira Castelobruxo.

    Animais Fantásticos: Eddie Redmayne conta como descobriu que terceiro filme se passará no Rio de Janeiro (Entrevista Exclusiva)

    O AdoroCinema pôde entrevistar o elenco de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald na época do lançamento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top