Minha conta
    10 atores que se recusaram a participar da saga Harry Potter

    De Ian McKellen a Kate Winslet e Sean Connery, atores britânicos de peso não quiseram integrar a franquia criada por J.K. Rowling.

    *Matéria original de 28/08/2019, atualizada em 28/01/2021.

    Uma das franquias de maior sucesso da última década, a saga Harry Potter não só apresentou diversos atores para o mundo, como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, como também colecionou participação de diversas celebridades inglesas.

    Parece até que o Reino Unido inteiro apareceu nos oito filmes. Mas não é bem assim. Como em toda saga, alguns artistas que mostram interesse em participar acabam ficando de fora. Martin Freeman, de O Hobbit e Sherlock, por exemplo, foi um deles. Outros, por sua vez, não aceitam os papéis que lhes são oferecidos.

    O AdoroCinema juntou uma lista com 10 atores que recusaram integrar o elenco da franquia Harry Potter. Quem sabe alguns deles não fazem uma aparição no spin-off Animais Fantásticos, cujo terceiro filme vem aí.

    Harry Potter: Grindelwald e outros personagens interpretados por mais de um ator

    Ian McKellen não quis interpretar Dumbledore

    Entre os mais clássicos e conhecidos atores ingleses, Ian McKellen já participou de duas franquias de enorme sucesso, e quase fez uma terceira. Após a morte de Richard Harris, que interpretou Dumbledore em Harry Potter e a Pedra Filosofal, McKellen foi convidado a interpretar o diretor de Hogwarts. Porém, o ator recusou a proposta, alegando que já havia vivido o mago "original" em O Senhor dos Anéis. Além disso, ele comentou que não seria justo porque "uma das últimas coisas que Harris disse publicamente foi que eu sou um péssimo ator, não seria apropriado da minha parte ficar com o papel". Quem assumiu foi Michael Gambon.

    Kate Winslet poderia ter sido da Corvinal

    A estrela de TitanicKate Winslet, teve a oportunidade de participar de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, mas na época, nem ela mesmo soube disso. De acordo com o ScreenRant, os produtores do filme procuravam uma atriz de alto escalão para interpretar Helena Ravenclaw — um papel pequeno porém importante na trajetória de Harry. Mas os agentes de Winslet recusaram a oferta antes mesmo de passarem para a atriz. Ninguém sabe se ela teria aceitado, mas o papel acabou indo para Kelly Macdonald, de Trainspotting e Onde os Fracos Não Têm Vez.

    Amizades do cinema: Atores e atrizes que também são amigos na vida real

    Hugh Grant quase foi Gilderoy Lockhart

    O queridinho das comédias românticasHugh Grant estava cotado para interpretar o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas Gilderoy Lockhart em Câmara Secreta, mas teve que recusar. Apesar de ser a primeira opção para o personagem e ter, de primeira, aceitado o projeto, ele desistiu pois também estava escalado para estrelar Amor à Segunda Vista, com Sandra Bullock. O personagem acabou ficando nas mãos do habilidoso Kenneth Branagh

    Tilda Swinton não acredita em Hogwarts

    Apesar de ter participado de outras sagas de fantasia, como As Crônicas de Narnia e o próprio Universo Cinematográfico MarvelTilda Swinton recusou interpretar Sibila Trelawney, a professora de Adivinhação, por um motivo curioso. A atriz não concorda com o tipo de educação de Hogwarts. "Não gosto de filmes como Harry Potter, que tendem a romatizar estes lugares [colégios internos]. Acho que são um cenário cruel para crescer, e acredito que crianças não se beneficiam deste tipo de educação". Não dá para negar que Swinton teria feito um trabalho magnífico como a excêntrica professora, mas Emma Thompson encapsulou perfeitamente a essência da personagem.

    Você sabia que esses atores de Harry Potter estão em Bridgerton, O Gambito da Rainha e outras séries da Netflix?

    Tim Roth escolheu entre Harry Potter e Planeta dos Macacos

    Conhecido por interpretar antagonistas, Tim Roth foi a primeira escolha para viver Severo Snape na saga. Apesar de também estar escalado em Planeta dos Macacos, o ator aceitou a proposta para trazer à vida o professor de poções. Roth até conseguiu se planejar para trabalhar em ambos os filmes, mas a exaustão de ter que viajar de um lado para o outro para conseguir cumprir os dois projetos fez com que ele deixasse para trás Snape, que acabou ficando com o excelente e saudoso Alan Rickman.

    Alan Rickman (1946 - 2016): Relembre a carreira do eterno professor Snape

    Rosamund Pike

    A atriz, que explodiu após estrelar Garota Exemplar, também quase participou da franquia do bruxinho mais famoso do mundo. Rosamund Pike foi convidada para interpretar a jornalista Rita Skeeter em o Cálice de Fogo, mas decidiu que não estava interessada. Isto porque ela teria que assinar contrato para dois filmes, e teria um tempo em tela muito limitado. O papel eventualmente foi para Miranda Richardson.

    Christopher Lee não quis desrespeitar Richard Harris

    Mais um ator lendário que participou da franquia Senhor dos Anéis também foi cotado para continuar o legado de Richard Harris como Dumbledore. Christopher Lee recusou o papel porque achou desrespeitoso como a morte de Harris estava sendo lidada, com rumores sobre a continuação de Dumbledore sendo tratada com mais importância do que a vida do ator. "Eu considero isso de baixo calão. Ele só estava morto há dez dias e as fofocas começaram."

    Naomi Watts quase foi uma Malfoy

    Quando a produção de O Enigma do Príncipe começou, a equipe de Harry Potter precisava escalar alguém para viver Narcisa Malfoy, e Naomi Watts rapidamente veio a mente. Reconhecida e com muito talento, a atriz foi chamada para interpretar a mãe de Draco (Tom Felton), mas, assim como Kate Winslet, ela não ficou sabendo sobre a oferta. Seus agentes recusaram o papel, que acabou ficando nas mãos de Helen McCrory.

    Sean Connery, de 007 a Dumbledore

    O eterno e saudoso 007Sean Connery foi oferecido o papel de Alvo Dumbledore durante o período de pré-produção de A Pedra Filosofal. Porém, o ator recusou a proposta de Chris Columbus porque não entendia o apelo de participar de um filme para crianças sobre bruxos. Além disso, logo depois, Connery anunciou sua aposentadoria, o que justifica que não quisesse integrar uma franquia. Curiosamente, foi um filme protagonizado por ele, O Homem Que Queria Ser Rei, que inspirou o símbolo das Relíquias da Morte.

    12 filmes que destruíram a carreira de atores de Hollywood

    David Walliams foi substituído por David Tennant

    Pouco conhecido aqui no Brasil, porém com grande carreira no Reino Unido, David Walliams foi convidado para participar de O Cálice de Fogo, dando vida à Bartô Crouch Jr. O ator recusou o convite porque, apesar de ter interesse na franquia, queria participar como um professor, ou alguém que tivesse mais envolvimento na história. O papel de Bartô Crouch Jr. acabou ficando para David Tennant, de Doctor Who e Jessica Jones, que fez um trabalho espetacular. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top