Minha conta
    Encanto: Qual é a melhor música da animação da Disney?
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Seja não falando sobre o Bruno ou ficando nervosa, só temos que agradecer ao trabalho de Lin-Manuel Miranda nas canções da família Madrigal.

    Com o perdão do trocadilho, Encanto é encantador. Depois do grande sucesso de Zootopia, os diretores Jared Bush e Byron Howard conseguiram criar outro projeto mágico para todas as gerações. A história da família Madrigal se tornou fenômeno de popularidade nas redes sociais, principalmente após seu lançamento no Disney+. E são vários os motivos para isso: a animação é fantástica, os personagens são cativantes, a representatividade é incrível e as músicas são completamente viciantes.

    Enquanto a trilha sonora instrumental foi responsabilidade de Germaine Franco, as canções de Encanto foram assinadas por Lin-Manuel Miranda. O nome do compositor já é bem famoso, desde a peça Hamilton invadindo a cultura pop, saindo do nicho da Broadway. Porém, os fãs da Disney já o conhecem, pois ele ajudou a criar a trilha de Moana - Um Mar de Aventuras. Dessa vez, usou a cultura colombiana para criar grandes hits. Mas agora chegou o momento de tomar uma difícil decisão: eleger qual é a melhor música de Encanto!

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush
    Com Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    8º lugar - "Colombia, Mi Encanto"

    Ok, para começar, é preciso falar que nenhuma música de Encanto é ruim. Tendo dito isso, a lanterninha vai para "Colombia, Mi Encanto". Ela se destaca por ser cantada totalmente em espanhol e realmente expressa a alegria da cultura colombiana. Porém, ela não tem muita função na história, servindo mais como uma faixa para tocar nas festas da trama (e nos créditos). Dá vontade de dançar, mas não avança a trama. 

    7º lugar - "All of You"

    O final de Encanto é perfeito, com Mirabel unindo sua família (e sua comunidade) para reconstruir a Casita. A música "All of You" fecha todas as questões deixadas abertas no filme, além de, finalmente, dar o valor que a personagem de Stephanie Beatriz merece tanto, mostrando sua magia. É um belo encerramento para a história, mas acaba sendo ofuscada pelas outras faixas da trilha sonora. É boa, mas precisamos fazer escolhas nessa lista... Na versão dublada, ganhou o título de "Vocês".

    6º lugar - "What Else Can I Do?"

    Ah, Isabella! Durante todo o filme, parece que ela se sente superior aos demais, mas, na realidade, também sofria com as pressões de ser perfeita. Com o apoio de Mirabel, ela descobre o potencial de seus poderes, nessa melodia inspirada no rock colombiano. "What Else Can I Do?" até tem um refrão cativante, enquanto a animação traz flores, cactos e cores para todo o lado. É um lindo momento de irmandade, onde "Que Mais Vou Fazer?" (na versão dublada) nos anima para superar qualquer obstáculo. 

    5º lugar - "Waiting on a Miracle"

    Toda princesa da Disney tem sua "I Want Song", ou seja, a canção do querer. É quando ela expressa suas vontades e dá uma alavancada na história. Não seria diferente com Mirabel... "Waiting on a Miracle" é tocante e se destaca por ser a única criada numa batida diferente, justamente para mostrar como a protagonista destoa do restante da família. Ela só perde na comparação com outros clássicos dessa função, como "Part of Your World" de A Pequena Sereia ou "How Far I'll Go", do próprio Lin em Moana

    4º lugar - "The Family Madrigal"

    Fazer um número de abertura não é tarefa fácil. Ainda mais em Encanto, que precisa apresentar 12 personagens sem fazer o público se perder. Logo, "The Family Madrigal" brinca com essa "responsabilidade" e faz um resumão animado do elenco. Ela é divertida, rápida (bem no estilo Lin-Manuel Miranda) e cumpre sua função, dando um belo pontapé inicial para a trama. Curiosamente, ela foi inspirada em outra abertura clássica: "Belle", de A Bela e a Fera. E realmente parece sua versão frenética após tomar tanto café na Colômbia. 

    3º lugar - "Dos Oruguitas"

    Não é a toa que "Dos Oruguitas" foi a aposta da Disney na busca por um Oscar de melhor canção original. A melodia serve para entoar a tragédia de Abuela Alma e Pedro, partindo o coração de todos os espectadores. E usar a metáfora das lagartas que se transformam em borboletas é uma ideia genial para apresentar a superação dessa família e, eventualmente, a união de Mirabel com sua avó. Toda em espanhol, a faixa foi criada para parecer como um hino antigo, que ultrapassa por gerações. Logo, é possível imaginar essa faixa emocionando públicos por anos a fio...

    2º lugar - "Surface Pressure"

    Você esperava uma simples trilha animada da Disney, de repente é bombardeado com uma faixa que representa todas as pressões que você sente em sua vida. Essa é "Surface Pressure" (ou "Estou Nervosa), que conta com um ritmo incrível para mostrar as inseguranças de Luisa, a mais forte da família Madrigal. Ela quebra preconceitos, traz uma letra super criativa e ainda a transforma numa das personagens mais amadas de Encanto. A canção surge como uma homenagem de Lin-Manuel Miranda para sua irmã mais velha e para toda uma geração que sofre para esconder suas vulnerabilidades.

    1º lugar - "We Don't Talk About Bruno"

    Não dava para colocar outra no topo dessa lista, né? Afinal, só quem vive embaixo de uma pedra não ouviu "We Don't Talk About Bruno". Sucesso nas redes sociais, a faixa traz vários membros da família Madrigal falando, justamente, por que ninguém fala do tio Bruno e as confusões causadas por suas visões do futuro. Lin-Manuel Miranda novamente coloca seu estilo na trilha Disney, misturando os diferentes ritmos de cada personagem juntos numa mesma melodia, criando um coral de explodir cabeças. A música é engraçada, viciante e dá vontade de cantar junto. É o mais perto que temos de "música do vilão", apesar de Bruno ser um fofo, na verdade.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top