Minha conta
    Encanto: Por que a música de Bruno não vai ganhar o Oscar apesar de quebrar recordes?
    25 de jan. de 2022 às 20:15
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Redatora | crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Com canções de Lin-Manuel Miranda, a nova animação da Disney promete grande disputas no Oscar. Mas a maior música do longa está fora da premiação da Academia.

    É inegável o sucesso de Encanto, mais recente animação dos estúdios Disney que se tornou febre de popularidade nas redes sociais. A jornada de Mirabel (Stephanie Beatriz/Mari Evangelista), a única jovem sem poderes numa família mágica da Colômbia conquistou crianças e adultos, graças a sua representatividade latina, além de diversas canções viciantes criadas por Lin-Manuel Miranda (também responsável pelas faixas de Moana - Um Mar de Aventuras). 

    Toda a trilha sonora é formada por hits, porém quem se tornou mais famosa com o público foi "We Don't Talk About Bruno" (ou "Não Falamos do Bruno", na versão dublada), canção sobre o misterioso tio da família Madrigal. A melodia está quebrando recordes nas paradas musicais e se tornou fenômeno em redes sociais, como o Tik Tok. Apesar de já se tornar um clássico Disney, a faixa não irá seguir os passos de seus antecessores e disputar um Oscar. Calma que a gente explica:

    Não Falamos do Bruno

    Em Encanto, Bruno (John Leguizamo) é tio de Mirabel e está desaparecido há anos. Ele é o único membro da família Madrigal com o dom de prever o futuro, o que acabou lhe rendendo uma má reputação. Enquanto a protagonista investiga a causa das rachaduras na Casita, a surreal história de Bruno vem à tona em um número musical protagonizado por Pepa (Carolina Gaitán), Félix (Mauro Castillo) e seus filhos Dolores (Adassa) e Camilo (Rhenzy Feliz), além da irmã da protagonista, Isabella (Diane Guerrero). Eles pedem a Mirabel que não mencione Bruno, explicando o que aconteceu de tão grave no passado, ou seja, como as visões de Bruno causaram problemas para todos.

    Encanto: Há um detalhe engraçado na música sobre Bruno que pode ter passado batido

    Toda família tem aquele tio que está envolvido em polêmicas e não pode ser citado na reunião dos parentes mas, mesmo assim, se torna o alvo da fofoca de geral, não é mesmo? Logo "We Don't Talk About Bruno" ficou popular entre o público, atingindo o segundo lugar na parada da Billboard, superando até mesmo o sucesso de "Let It Go", de Frozen. Logo, era esperado que a Disney fizesse o mesmo esquema utilizado com o hit de Elsa, promovendo um candidato para o Oscar de melhor canção. Porém, não é a faixa de Bruno que está na disputa, mas sim outra melodia. 

    Encanto na briga pelo Oscar

    Na realidade, a Disney indicou "Dos Oruguitas" para concorrer ao prêmio de melhor canção original no Oscar 2022. E existem dois motivos para isso. O primeiro é que a submissão dos filmes em suas respectivas categorias na premiação foi encerrada no início de novembro, enquanto Encanto só chegou aos cinemas no fim de tal mês. Logo, o estúdio de Mickey Mouse ainda não tinha noção de qual faixa seria a preferida da audiência diante do lançamento do filme dirigido por Jared Bush e Byron Howard (Zootopia).

    O segundo motivo está relacionado com a questão de como escolher os destaques de uma trilha sonora que ainda não chegou ao público. Simples, a Disney decidiu apostar em um lado mais emocional - algo que funcionou em edições passadas, como o recente oscarizado "Remember Me" de Viva - A Vida é uma Festa. As regras do Oscar falam que, no máximo, apenas duas canções do mesmo filme e compositor podem concorrer ao prêmio, mas existe uma tendência do estúdio de somente indicar uma candidata, para impedir que os votos fiquem divididos entre as faixas (basta lembrar de Encantada, que recebeu três indicações musicais e saiu de mãos abanando).

    Assim, a escolha mais previsível era "Dos Oruguitas", onde Mirabel descobre o passado trágico de Abuela Alma (María Cecília Botero) e seu falecido marido, Pedro. Além de se destacar por ser inteiramente em espanhol, a música é o auge dramático de Encanto, promovendo um dos momentos mais emocionantes da produção. E, por enquanto, deu certo: a faixa escrita por Lin-Manuel Miranda está na pré-lista com 15 indicados à melhor canção do Oscar 2022. Mas a disputa traz nomes como Beyoncé e Ariana Grande, então não será nada fácil conseguir uma vaga.

    Encanto também busca concorrer em outras categorias, como melhor animação (disputando com outros queridinhos como Luca e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas) e melhor trilha sonora, de Germaine Franco (que pode ser a primeira latina indicada na categoria). As indicações do Oscar 2022 serão reveladas em 8 de fevereiro, enquanto a premiação acontece em 27 de março. Até lá, você pode conferir Encanto no Disney+.

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Byron Howard, Jared Bush, Charise Castro Smith
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top