Minha conta
    Encanto: Em que época se passa a animação latina da Disney?
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Com trilha sonora de Lin-Manuel Miranda e dublagem de Stephanie Beatriz, filme já está disponível no Disney+.

    A mais recente animação da Disney, Encanto, está provando ser um verdadeiro fenômeno entre os fãs. Depois de chegar aos cinemas em 25 de novembro de 2021, o filme entrou para o catálogo do Disney+ na véspera do Natal, presenteando o público com muita representatividade e música latina. Foram três semanas consecutivas no topo da bilheteria nacional e mais de US$ 200 milhões arrecadados mundialmente. Além disso, o longa levou o Globo de Ouro na cerimônia que aconteceu ontem (9) e aparece como forte candidato à próxima edição do Oscar.

    O que explica tamanho sucesso? Os diretores do filme, Jared BushByron Howard (ambos de Zootopia), já deixaram claro que não queriam contar a história de uma família perfeita. De acordo com o que disseram em entrevista ao portal SensaCine, eles observaram os prós e contras de sua própria parentela para criar as diferentes personalidades que habitam a Casita.

    Encanto, novo filme da Disney, pode levar o Oscar: Conheça animação que promete superar sucesso de Luca

    “O filme se conecta muito com todos os espectadores, porque família é um tema universal. Todos nós temos famílias e todos nós sentimos, às vezes, que não éramos como os outros nos viam. Isso foi fundamental”, afirmou Howard.

    De fato, Encanto se conectou tanto com as pessoas que os detalhes que o filme esconde, alguns de seus easter eggs e outras curiosidades em torno de sua criação foram rapidamente percebidos. Porém, há uma particularidade que ainda parece intrigar a audiência: em que época se passa a história?

    ENCANTO PODE TER RELAÇÃO COM GUERRA OCORRIDA NA COLÔMBIA

    Como tantas outras produções da Disney, a animação estrelada por Stephanie Beatriz é ambientada em um tempo intencionalmente indeterminado – logo é impossível obter uma resposta exata. No entanto, segundo o site ScreenRant, Encanto reúne algumas pistas que permitem especular sobre sua linha cronológica.

    Fortemente inspirado em elementos culturais da Colômbia, o cenário do longa apresenta plantas e animais locais, bem como comidas e roupas típicas. Também a música, um dos elementos-chave da trama, combina diferentes estilos tradicionalmente colombianos. Embora a localização da casa Madrigal seja mostrada com muito destaque, os criadores queriam que a época fosse um aspecto mais vago.

    Atlantis - O Reino Perdido: Você sabia que a animação da Disney teria início completamente diferente?

    Em geral, eles situam Encanto na Colômbia do início do século 20, mas é possível afunilar esse período a partir de alguns indícios históricos e tecnológicos. Tudo começa com a avó Alma (dublada por María Cecilia Botero) contando a história de como ela e seu marido tiveram que escapar da violência em sua aldeia, causada pela Guerra Civil colombiana. Depois que os soldados mataram Pedro, Alma foi abençoada com um milagre por meio de uma vela mágica.

    Se considerada a falta de tecnologia moderna nos flashbacks que mostram a aldeia de Alma e Pedro, provavelmente o conflito a que a mulher se referia é a Guerra dos Mil Dias, ocorrida entre 1899 e 1902. Já nas primeiras cenas do filme, Alma está com a vela há cerca de 50 anos, o que significa que Encanto acontece por volta dos anos 1950.

    A teoria também seria reforçada pelos apetrechos vistos na ficção: a câmera usada pelos Madrigal é vintage, e Bruno tem um gramofone com o qual seus ratos brincam em seu quarto escondido na Casita. Este último ainda tem o costume de recriar, com a ajuda de seus bichinhos, concursos e novelas que ganharam popularidade nos anos 50. Por fim, o figurino sugere igualmente a década de 1950, com todas as personagens femininas trajando apenas vestidos e saias bordadas.

    Luca: Qual é a inspiração para o visual dos monstros marinhos na animação do Disney+?

    Vale lembrar que o longa disponível no Disney+ conta com as vozes de Wilmer Valderrama (That '70s Show), Diane Guerrero (Orange Is the New BlackDoom Patrol), Angie Cepeda (Jane the Virgin), Rhenzy Feliz (Runaways), Carolina Gaitán (Sin Senos Si Hay Paraíso) e a novata Jessica Darrow. Os cantores AdassaMauro Castillo completam o elenco ao lado de ninguém menos que o ícone do reggaeton Maluma.

    A trilha sonora é composta por Lin-Manuel Miranda (Hamilton e Em um Bairro de Nova York), enquanto o roteiro é assinado por Jared Bush e Charise Castro Smith.

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush
    Com Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top