Minha conta
    Atlantis - O Reino Perdido: Você sabia que a animação da Disney teria início completamente diferente?

    Lançado em 2001, o filme chegou a ser editado com uma cena de abertura alternativa, na qual o monstro Leviatã ataca outro povo que não o da princesa Kida.

    Milhares de anos AC, a extraordinária cidade de Atlantis vive em prosperidade e abundância, rodeada de águas. Mas, um belo dia, os nativos enfrentam um terrível cataclismo quando uma onda gigantesca ameaça cobrir todo o local. Pouco antes do tsunami atingir seu povo, a Rainha de Atlantis, sob o olhar da filha Kida, se sacrifica para criar um escudo protetor ao redor da cidade.

    Assim começou, há vinte anos, a 41ª animação dos estúdios Disney. Apesar da recepção mista do público na época, Atlantis - o Reino Perdido conquistou um lugar especial na memória dos espectadores mais nostálgicos. Dotado de qualidades inegáveis, o longa é particularmente lembrado por sua excelente trilha sonora (assinada por James Newton Howard, de Raya e o Último Dragão) e por sua impressionante cena de abertura.

    15 personagens de animações da Disney que seriam rivais

    Mas você sabia que o início que conhecemos não foi concebido até muito tarde? De fato, como podemos ver no material bônus do filme disponibilizado pelo Disney+, é com uma sequência completamente diferente que Atlantis deveria começar.

    A primeira cena desenvolvida para o longa mostrava, na verdade, uma tripulação de vikings no meio do oceano, à procura da misteriosa cidade submersa. De repente, eles são apanhados por uma terrível tempestade e acabam exterminados pelo monstro Leviatã. O que resta deles é o Diário do Pastor, livro usado por Milo Thatch no desenho de 2001 para liderar sua expedição.

    “Foi um ótimo ponto de partida para a história”, diz o produtor Don Hahn nos extras. "A mitologia do Diário do Pastor, um documento cobiçado por reis, rainhas, vikings e guerreiros ao longo dos séculos, estava sendo atacada. E esse infeliz grupo de guerreiros vikings lutava, na época, para encontrar o continente perdido de Atlantis – assim como nossos exploradores fariam –, mas eles tiveram um fim prematuro."

    Segundo o produtor, a equipe chegou a animar, colorir e editar a introdução, mas esta última foi substituída no intuito de familiarizar os espectadores com Kida e o povo atlante que, de outra forma, não apareceriam antes dos 40 minutos de filme. De acordo com o roteirista John Sanford – que sugeriu mudança –, era absolutamente necessário encontrar uma maneira de fazer o público se preocupar, desde o começo, com o tema ali retratado. Pelo visto, a estratégia deu certo – e você pode conferir Atlantis no serviço de streaming da Disney!

    Atlantis - O Reino Perdido
    Atlantis - O Reino Perdido
    Data de lançamento 29 de junho de 2001 | 1h 35min
    Criador(es): Kirk Wise, Gary Trousdale
    Com Michael J. Fox, James Garner, John Mahoney
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top