Minha conta
    Encanto, novo filme da Disney, pode levar o Oscar: Conheça animação que promete superar sucesso de Luca
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Novo filme da Disney já está nos cinemas com personagens que exaltam a cultura latinoamericana e trilha sonora do aclamado Lin-Manuel Miranda.

    Em junho de 2021, a Disney e Pixar lançaram Luca, animação que fez sucesso entre o público e a crítica e parecia a grande favorita à temporada de premiações em 2022. Mas agora, na reta final do ano, esse jogo pode ter virado e Encanto é o novo desenho animado que promete roubar os holofotes com uma história original e músicas incríveis, criadas pelo indicado ao Oscar Lin-Manuel Miranda, responsável pela trilha sonora de Moana - Um Mar de Aventuras e, mais recentemente, do musical Em Um Bairro de Nova York, da HBO.

    A animação é protagonizada pela jovem Mirabel (dublada originalmente pela atriz de Brooklyn Nine-Nine Stephanie Beatriz), parte da família Madrigal, em que todos os membros têm um dom mágico e único - exceto ela. Sentindo-se sempre inferior por não ter nenhum superpoder, Mirabel acaba sendo a responsável por proteger os dons de seus familiares quando um incidente acontece com a casa. Para isso, ela precisará investigar o paredeiro de um parente que, ao que tudo indica, foi banido por ter um poder considerado perigoso.

    Por que Encanto pode levar o Oscar 2022?

    O primeiro grande atrativo de Encanto é o visual de encher os olhos: ambientado em uma região fictícia da Colômbia, a animação traz o universo cultural e multicolorido da América Latina. Além disso, os dons mágicos da família Madrigal ganham representações fantásticas na tela, combinados ao clássico design de personagens da Disney - mas desta vez com "princesas" que fogem do padrão.

    Desta vez, vale ressaltar, o filme aposta na diversidade em tons de pele, cabelos e traços étnicos que tornam os desenhos mais marcantes. Quem gostou de histórias como Viva - A Vida é Uma Festa e Moana - Um Mar de Aventuras provavelmente vai se divertir com a trama e os personagens de Encanto também.

    As principais temáticas abordadas pela história também têm tudo para capturar o público mais velho e gerar muita identificação: família e autopercepção são os assuntos mais discutidos em Encanto. Mirabel é a única pessoa do clã que não recebeu um dom extraordinário como os de seus parentes e vive em uma comunidade que, mesmo sem querer, gera nela um sentimento de não pertencimento, ainda mais acentuado se levarmos em consideração que as duas irmãs delas têm alguns dos poderes mais admirados pelos outros.

    “É importante entender que um dom não é mais importante ou especial do que o outro e ver como todos eles, juntos, é que fazem a mágica acontecer. É realmente importante não desprezar o dom de alguém só porque não é tão ‘visível’ quanto outros, compreender os processos de cada um”, disse em entrevista ao AdoroCinema a atriz Diane Guerrero, que dubla Isabela, uma das irmãs de Mirabel. 

    Quando Mirabel percebe que algo de errado está acontecendo com a magia do lugar, tem dificuldade em se fazer ouvir pela família, que não compreende muito bem seu jeito “diferente” de encarar o mundo, suas preocupações e pontos de vista. Além disso, o filme ainda ressalta a importância de tentar compreender as próprias origens -com todos os defeitos e virtudes- para entender melhor quem nós somos.

    Ao AdoroCinema, a atriz Jessica Darrow, dubladora de Luisa, também irmã da protagonista, ressaltou a questão familiar que envolve a magia de Encanto. “Depois de assistir pensei muito na minha avó e acho que muitas pessoas vão pensar em suas avós. Refletir sobre como é importante fazer perguntas à sua família e realmente ouvir suas histórias para entender de onde você vem e porque é do jeito que é”, pontuou.

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush
    Com Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top