Minha conta
    Em um Bairro de Nova York: Lin-Manuel Miranda celebra a cultura latina em novo musical (Visita ao Set)

    O AdoroCinema visitou o set do filme dirigdo por Jon M. Chu (Podres de Ricos). A obra é estrelada por Anthony Ramos, Melissa Barrera, Leslie Grace e Corey Hawkins.

    Lin-Manuel Miranda se tornou um dos nomes mais cobiçados da cultura pop com Hamilton, fenômeno que também fez bonito no mundo dos stramings. Mas antes disso, ele já era famoso no universo teatral norte-americano. Afinal, tinha outro musical premiado: In the Heights, vencedor de quatro Tony Awards — o Oscar da Broadway. Desde 2008, existiam planos para transformar essa história em um filme. 13 anos depois, está pronto para chegar aos cinemas, com o título nacional Em um Bairro de Nova York.

    Em um Bairro de Nova York: Lin-Manuel Miranda e elenco prometem um grande musical para alegrar o mundo

    Como o título já aponta, a história se passa ao longo de três dias, em uma comunidade latina na periferia de Nova York. A partir do protagonista Usnavi (Anthony Ramos, de Nasce uma Estrela), o longa retrata os diferentes sonhos dos moradores de tal local, que está passando por mudanças que irá marcá-los para sempre.

    Visita ao set de Em um Bairro de Nova York

    Era julho de 2019. Antes do mundo chocado pelo Coronavírus, eu andava pelas ruas de Nova York, apreciando o clima frenético do local. Estava tão longe de casa, mas, ao pisar no set de Em um Bairro de Nova York, parecia que eu tinha sido transportada de volta para cá. Todas as cenas externas do filme foram gravadas em Washington Heights, bairro onde se passa a história; porém o grupo de jornalistas convidados pela Warner Bros. Pictures visitou dois cenários dentro de um prédio no Brooklyn.

    Um deles é a famosa "bodega" de Usnavi, uma espécie de mercearia, que lembrava muito os mercadinhos que eu visitava com minhas irmãs, durante a infância, na zona norte do Rio de Janeiro. O segundo cenário era um salão de beleza, com paredes cor de rosa, perucas dançantes (isso ficará mais claro nas telonas) e várias mulheres fofocando com unhas postiças. Mais uma vez, relembrei da juventude, onde passava horas em salões com minha mãe e suas amigas, onde elas conversavam sobre tantos temas que eu até me perdia. Comunicação é um dom de família, provavelmente. 

    Passando um dia inteiro na locação, o AdoroCinema conversou com o diretor Jon M. Chu (Podres de Ricos e o futuro Wicked), que estava na correria para deixar tudo pronto para o dia seguinte. Ele teria que se ausentar do set, pois ia nascer seu segundo filho: Jonathan Heights Chu. Captou a referência? Enfim, mesmo assim, ele parou para conversar com os jornalistas, com um sorriso no rosto e empolgação. Logo de cara, ele solta a frase que define In the Heights para muitos: "Essa é a história da América que precisa ser contada!"

    Podres de Ricos

    O mesmo sentimento vale para Quiara A. Hudes, que escreveu a peça com Lin-Manuel Miranda e adapta seu próprio texto para as telonas — com algumas mudanças, principalmente nas jornadas de Nina (Leslie Grace) e Vanessa (Melissa Barrera). "Eu quero contar uma história americana que nunca tinha ouvido antes. É sempre muito pessoal. Mas é sobre comunidade, amor e alegria, o que precisamos num momento tão dividido." Muito serene, ela diz que sempre se surpreende com os novos significados políticos que a trama ganha ao longo dos anos; ainda mais depois de uma era política tão preconceituosa como o governo Trump.

    Lin-Manuel Miranda está no elenco de Em um Bairro de Nova York

    Mas Lin-Manuel Miranda não estava no set durante a visita do AdoroCinema. Quase dois anos se passam, estamos em abril de 2021. O mundo ainda está abalado com COVID-19. Mas surge uma oportunidade única: falar com o elogiado ator e compositor através de uma sessão online, com o mesmo grupo de jornalistas que visitaram o set. Tive que acalmar meu lado fangirl de musicais e, com o coração batendo forte, tivemos a chance de conversar com ele. 

    Carismático, Lin brinca que não sabe se vai conseguir promover Em um Bairro de Nova York, pois chora em quase toda entrevista. É importante ressaltar que ele começou a escrever essa peça aos 19 anos de idade, como uma carta de amor para o local onde nasceu. "Sempre foi se tornando maior do que eu pensei que ia ser. Na verdade, eu só queria mais espaço para latinos na Broadway. A gente só tinha Amor, Sublime Amor e dois personagens em A Chorus Line. É uma alegria ver as ramificações do show. E depois desse ano, precisamos pensar nessa ideia de comunidade. Ver pessoas cantando e dançando na rua."

    Hamilton: De onde você conhece o elenco do musical?

    Miranda foi o Usnavi original da Broadway e está passando o bastão para Anthony Ramos, com quem já trabalhou em Hamilton. Porém, após muita insistência de Jon M. Chu, aceitou fazer o papel do Mr. Piragüero, senhor que vende raspadinhas de gelo com vários sabores — uma figura comum naquele bairro. "O elenco foi se formando, as ideias também, e a cada momento, Jon me oferecia o papel. Aí percebi que ia me arrepender se não fizesse. Então, criei o personagem como uma homenagem ao meu avô. Então, estou vestido que nem ele, usando seus óculos, exibindo minha pança... Foi divertido."

    A voz latina será ouvida em In the Heights

    A comunidade latina tem forte presença em Washington Heights e, como já pôde ser visto no trailer, bandeiras de diversos países da América Latina serão representados nas telonas — inclusive a brasileira. Quando questionado sobre a responsabilidade de representar tal grupo nas telonas, Lin surpreende na resposta: "Na realidade, eu não consigo. A cultura latina é tão grande, existem centenas de histórias. O que podemos celebrar é o que temos em comum Temos orgulho dessas bandeiras [mesmo estando em outro lugar], mantemos nossas comidas e culturas, sabendo o que é importante passar para as próximas gerações. A maior dificuldade é fazer uma música que sirva para a voz de todo mundo."

    A Pequena Sereia: Tudo o que sabemos sobre o live-action da Disney

    Dois anos atrás, Jon M. Chu nos falava a mesma coisa, explicando como ele, filho de chineses, se identificou com uma história recheada de dominicanos e mexicanos: "Eu vi [In the Heights] na Broadway e me emocionei. É tão fácil se identificar. Estamos fazendo a história de uma comunidade, mas se identifica com pessoas de todo o mundo. Não temos um grande vilão. São pessoas querendo encontrar o seu lugar e seguir seus sonhos. É algo universal."

    Quando estreia Em um Bairro de Nova York?

    O AdoroCinema ainda teve a chance de conversar com boa parte do elenco de In the Heights - inclusive os quatro protagonistas e nomes como Stephanie Beatriz (Brooklyn Nine-Nine), Dascha Polanco (Orange Is the New Black) e Daphne Rubin Vega (Rent). Isso é algo que você vai conferir na segunda parte desta cobertura, numa matéria especial que será lançada perto da estreia do longa, prevista para junho de 2021.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top