Podres de Ricos
    Bom
    Podres de Ricos

Asiáticos também amam

por Lucas Salgado

Um dos maiores fenômenos nas bilheterias mundiais em 2018, tendo faturado US$ 230 milhões diante de um orçamento de apenas US$ 30 milhões, Podres de Ricos é uma verdadeira revolução no mundo das comédias românticas. Ao mesmo tempo que mantém uma série de clichês do gênero.

Calma, eu explico! O longa tem como principal mérito o fato de contar com um elenco quase 100% composto por atores de descendência asiática. O time técnico, liderado pelo diretor Jon M. Chu, também segue a tendência. E mesmo a trilha sonora é composta, em sua maioria por músicas asiáticas. Com direito a uma versão chinesa de "Yellow", do Coldplay.

O filme, à sua maneira, representa para a população de descendência asiática o mesmo que Pantera Negra faz para a representação afrodescendente. Obviamente, até por causa do gênero, não oferece tanto a questão do empoderamento, mas é forte o suficiente para gerar uma conversa.

Rachel Chu (Constance Wu) é uma jovem professora de economia em Nova York e namora com Nick Young (Henry Golding) há algum tempo. Quando Nick convida Rachel para ir no casamento do melhor amigo, em Singapura, ela descobre que ele é o herdeiro de uma verdadeira fortuna. Lá, ela entra na mira de outras candidatas e da mãe de Nick (Michelle Yeoh), que desaprova o namoro.

Crazy Rich Asians (no original) é uma comédia romântica fofa que segue vários clichês do gênero, com momentos bonitos, românticos, de crise e, é claro, de redenção. Ainda assim, é uma experiência completamente diferenciada. Afinal, a verdade é que não é comum ver uma produção americana totalmente estrelada por orientais.

Baseado em obra anônima da Kevin Kwan, o filme é muito divertido, mas também faz pensar, principalmente ao inverter uma série de estereótipos atribuídos à asiáticos ao longo da história. É divertido se deparar com falas como: "Tem muita gente passando fome nos Estados Unidos, você quer ficar igual a ela?" É uma inversão de perspectiva bem interessante, uma vez que Hollywood muitas vezes trabalha com os EUA como centro do mundo.

Wu e Golding formam o clássico casal de comédias românticas, daqueles que fazem o público torcer contra todos para que fiquem juntos. O elenco traz ainda figuras como Awkwafina e Ken Jeong. A primeira vive uma ex-amiga de faculdade de Rachel que mora em Singapura e que irá auxiliá-la no mundo dos ricos do local. Jeong vive o pai desta amiga, que é uma espécie de alívio cômico. Diverte, mas felizmente aparece pouco, pois poderia ficar facilmente exagerado.

Podres de Ricos não vai mudar o mundo das comédias românticas. Mas, ao lado de obras como Para Todos os Garotos que Já Amei, é importantíssima no campo da representatividade. Afinal, asiáticos também amam.

• Luciana Santos e Silva
      Achei bem ruim. Não consegui chegar no final. Tirando o fato de ter asiáticos, a representatividade nem existe, pq tudo acontece ao estilo americano. A mãe do ator principal que diz ser proteger a tradição familiar, falava sobre uma religião totalmente ocidental. Não vi nada de asiático no filme fora os rostinhos. E é uma comédia romântica Americana do tipo que ninguém aguenta mais de tão clichê.
    • Mariana Matos
      kkk lá vem...
    • Wendell V.
      começou...
    • Mariana Matos
      Tbm achei, muito preconceituoso. O que os diferencia de nós? Esse pensamento colonial ainda enraizado nas pessoas...
    • vsf2018
      Obra anônima da Kevin Kwan?Não seria homônima?O subtítulo Asiáticos também amam vejo como preconceituoso em relação aos asiáticos.