Minha conta
    A Jornada de Vivo: Nova animação da Netflix tem conexão com Moana
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Lançamento de agosto da Netflix, A Jornada de Vivo traz Lin-Manuel Miranda como um jupará que busca entregar uma canção de amor.

    Lançando um filme por semana em 2021, a Netflix está investindo bastante em grandes animações para agradar tanto crianças, como adultos. A nova aposta da vez é A Jornada de Vivo, uma produção da Sony Pictures Animation (que já fez parceria com a plataforma ao lançar A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas). Mesmo assim, o recente longa traz uma conexão especial com um projeto bem querido da Disney: Moana - Um Mar de Aventuras

    O que é A Jornada de Vivo na Netflix?

    Sob a direção de Kirk De Micco (Os Croods), a nova animação da Netflix é centrada no jupará Vivo, que faz apresentações musicais diárias com seu dono, Andrés, na cidade de Havana, em Cuba. Porém, sua rotina tranquila muda completamente quando o senhor recebe uma carta de Marta Sandoval, antiga parceira de Andrés que se tornou uma estrela mundial. 

    A Jornada de Vivo
    A Jornada de Vivo
    Data de lançamento 3 de junho de 2021 | 1h 39min
    Criador(es): Brandon Jeffords, Kirk DeMicco
    Com Lin-Manuel Miranda, Ynairaly Simo, Zoe Saldana
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Após uma série de acontecimentos, sobra para Vivo realizar uma grande missão: entregar uma canção de amor feita por Andrés para Marta, que fará seu último show em Miami. Para isso, o bichinho terá que fazer uma louca viagem, contando com o apoio de Gabi, uma menina rebelde também apaixonada pelo mundo da música. 

    A Jornada de Vivo

    Por sua vez, Moana é um filme lançado em 2016, que acompanha a personagem-título, moradora de uma ilha que sonha em conhecer os horizontes. Até que ela é escolhida pelo oceano para devolver o Coração de Te Fiti, convocando a ajuda do semideus Maui, para restaurar o balanço da natureza e reviver os tempos de viajantes de seus ancestrais.

    Qual é a conexão de A Jornada de Vivo com Moana?

    Apesar de pertencerem à estúdios diferentes, A Jornada de Vivo e Moana contam com algo em comum: ambas possuem trilhas sonoras assinadas por Lin-Manuel Miranda, o compositor responsável pelos bem-sucedidos musicais Hamilton e Em um Bairro de Nova York. Na realidade, o moço está envolvido com Vivo desde 2009 — antes mesmo dele ser convocado pela Disney para participar de Moana

    Ele começou a escrever as canções originais de A Jornada de Vivo quando o projeto ainda era da Dreamworks. Até que a ideia foi arquivada e só seria recuperada em 2015, com o apoio da Sony Pictures Animation. Para esse projeto, ele convocou dois amigos de longa data: a roteirista Quiara Alegría Hudes (que escreveu o texto de In the Heights, que ia inspirar o filme Em um Bairro de Nova York) e o diretor musical Alex Lacamoire, seu parceiro em todas as peças da Broadway. Além disso, Lin dubla o protagonista Vivo na versão original.

    Já em 2014, surgiu o convite para Moana. Se Vivo teria canções com ritmos latinos, o filme da Disney tem uma sonoridade inspirada na cultura da Polinésia — já que Miranda trabalhou com o músico local Opetaia Foa'i e o compositor Mark Mancina (Tarzan). O resultado? A faixa "How Far I'll Go" foi indicada ao Oscar. Será que A Jornada de Vivo terá a mesma sorte?

    É importante ressaltar que Lin ainda está desenvolvendo outros dois projetos na Disney: em breve, ele lança a trilha sonora de Encanto, próxima aposta do estúdio ambientada na Colômbia. Além disso, fez (ao lado do compositor Alan Menken) as canções inéditas do remake live-action de A Pequena Sereia, cujas filmagens já foram encerradas. 

    A Jornada de Vivo já está disponível na Netflix, enquanto Moana - Um Mar de Aventuras faz parte do catálogo do Disney+. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top