A Jornada de Vivo
    Muito bom
    A Jornada de Vivo

O jupará canta e encanta

por Katiúscia Vianna

Músicas sempre fizeram parte da história do cinema e a situação não é diferente nas animações. Quem nunca cantou "Circle of Life" recriando uma cena de O Rei Leão ou não aguenta mais ouvir "Let It Go" por causa dos filhos apaixonados por Frozen? Mas, dessa vez, não estamos falando do mundo Disney. A Sony Pictures Animation aposta no estilo musical com A Jornada de Vivo, cujo lançamento foi feito através da Netflix. E eles escolheram um nome poderoso para compor uma trilha sonora de sucesso: Lin-Manuel Miranda.

Qual é a história de A Jornada de Vivo?

Além de criar as canções, Lin-Manuel Miranda parece que nasceu para dublar o protagonista Vivo, um jupará (um mamífero raro encontrado na Amazônia e Mata Atlântica que, nas telinhas, vai parecer um macaco fofinho) que faz apresentações com seu dono, Andrés (Juan de Marcos Gonzalez) em Cuba. Eles não falam a mesma língua, mas sabem se comunicar perfeitamente através da música. Sua rotina tranquila muda quando o senhor recebe uma carta de Marta Sandoval (Gloria Estefan), sua paixão da juventude que se transformou numa grande estrela.

Após uma série de acontecimentos, sobra para Vivo completar uma importante missão: entregar uma canção de amor escrita por Andrés para Marta, já que ele nunca revelou seus sentimentos pela antiga parceira musical. Para encontrá-la em Miami, o jupará conta, relutantemente, com o apoio de Gabi (Ynairaly Simo), uma menina animada que cruza seu caminho como um rolo compressor, enquanto precisa agir escondida da mãe, Rosa (Zoe Saldana).

A Jornada de Vivo vai te conquistar com a trilha sonora

Você pode não ter ouvido falar do nome Lin-Manuel Miranda, só que, com certeza, já ouviu algo que ele produziu. Responsável pelos musicais Hamilton e Em um Bairro de Nova York, seu trabalho mais popular é a trilha sonora de Moana - Um Mar de Aventuras (quem nunca gritou How Far I'll Go não sabe o que está perdendo). De qualquer forma, isso significa que o moço já é experiente no assunto. Em Vivo (no original), ele mistura os ritmos latinos com hip hop, trazendo canções rápidas e efervescentes.

O grande trunfo dessa animação é perceber como ela realmente funciona como um musical. Para isso, Lin seguiu certinho o ABC do gênero. Temos o início cativante que nos apresenta os personagens, a canção de motivação, as músicas de alívio cômico, até o grande clímax emocional em "Inside Your Heart" — que pode te arrancar algumas lágrimas. Mas isso tudo acontece sem perder o apelo para o público infantil. Por exemplo, as crianças vão adorar batucar ao som de "My Own Drum", o hino rebelde de Gabi.

Isso também é um elogio para o roteiro de Kirk DeMicco (Os Croods) e Quiara Alegría Hudes (que trabalhou com Lin-Manuel Miranda, tanto na versão teatral, como no filme Em um Bairro de Nova York). O texto brinca com tiradas (tem até uma piada com "Despacito"!), mas também sabe explorar seus momentos sentimentais, dosando música e script para carregar a trama com sutileza.

A Jornada de Vivo traz show de cores num roteiro bacana

Por sua vez, sutil não seria a palavra certa para descrever o estilo de animação de Vivo. Cores quentes dominam os cenários de Cuba, mas quando a história muda para Miami, surge um arco-íris de tons vibrantes que podem até causar dor de cabeça num pessoal desavisado. É tudo meio exagerado, mas funciona com o tom alegre da produção. Não tem a mesma criatividade de Homem-Aranha no Aranhaverso (também da Sony Pictures Animations), mas agrada o olhar. Afinal, como não amar o chapeuzinho fofo de Vivo?

Só que tanto roteiro como design se perdem num determinado trecho da história ambientada numa floresta.  Enquanto os desenhos se tornam mais caricatos, a história parece fazer uma curva desnecessária, que surge apenas para aumentar a duração do filme. Mesmo assim, esse trecho da trama apresenta alguns personagens que vão conquistar os espectadores pequenos, que se impressionam facilmente, como as aves colhereiro (dubladas por Brian Tyree Henry e Nicole Byer) e uma cobra vilã que tem a voz de Michael Rooker

De modo geral, A Jornada de Vivo conta com uma dupla encantadora de personagens a fim de lutar para que um amor não se apague. Com uma premissa charmosa e umas piadas divertidas, o filme de Kirk De Micco e Brandon Jeffords tem tudo para conquistar as crianças com seu jeito divertido e chamativo. Por outro lado, os pais curtindo a viagem pelas canções. Mas não espere ninguém paradinho no sofá: a vontade de dançar será imensa!

• Shirlei R
      Amei o desenho animado mas, procurei pela música escrita para Marta mas, eu não encontrei.