Minha conta
    Globo de Ouro 2020: As apostas do AdoroCinema para as categorias de cinema

    O Irlandês? História de um Casamento? Era uma Vez em... Hollywood? Quem vai levar a melhor?

    Senhoras e senhores, chegou o momento mais aguardado para cinéfilos de todo mundo: a temporada de premiações! A maratona desde ano já começa com o Globo de Ouro, que segue sendo um importante termômetro para o Oscar. Como já virou tradição, o AdoroCinema vai tentar descobrir o que se passa na cabeça da Associação da Imprensa Estrangeira (HFPA) e apostar em quem vai vencer. Para isso, separamos nossas previsões em duas partes. Hoje, vamos falar das categoria de cinema.

    Sob o comando de Ricky Gervais, o Globo de Ouro 2020 acontecerá em 5 de janeiro. Confira nossa cobertura especial aqui no site e em nossas redes sociais.

    Melhor filme – Drama

    O Irlandês

    História de Um Casamento

    1917

    Coringa

    Dois Papas

    Quem vai ganhar: O Irlandês. Já começamos com uma difícil. Sinceramente, cada impulso do meu corpo diz que História de um Casamento irá levar, por ser a mais indicada da noite e ser estrelada por dois grandes talentos da geração atual de Hollywood. Porém, nomes como ScorseseDe NiroPacino ajudam a já popularidade do drama de três horas e meia, que vem acumulando prêmios da crítica. Como o queridinho Parasita não pôde entrar nessa categoria, está entre os dois.

    Quem merece ganhar: O Irlandês ou História de um Casamento são merecedores, por mais que a redação deseje também um pouco de amor para Dois Papas.

    Melhor Filme - Musical ou Comédia

    Era uma Vez em... Hollywood

    Jojo Rabbit

    Entre Facas e Segredos

    Rocketman

    Meu Nome é Dolemite

    Quem vai ganhar: Era uma Vez em... Hollywood. É difícil resistir a tentação de dar um prêmio para Quentin Tarantino, não é mesmo? Ainda mais com um filme cheio de astros, que fale justamente sobre Hollywood. Mesmo não sendo uma comédia, exatamente. Nenhum dos outros candidatos tem a mesma força na corrida para o Oscar.

    Quem merece ganhar: Jojo Rabbit. O que Taika Waititi faz com essa história é algo surpreendente e se diferencia dos seus concorrentes. Seria uma grata surpresa.

    Melhor diretor

    Bong Joon-ho (Parasita)

    Sam Mendes (1917)

    Todd Phillips (Coringa)

    Martin Scorsese (O Irlandês)

    Quentin Tarantino (Era uma Vez em... Hollywood)

    Quem vai ganhar: Bong John-ho. Caros amigos, Globo de Ouro não usa tradicionalismo como o Oscar. Aqui, eles gostam de apreciar ousados talentos estrangeiros. Ou seja, fórmula perfeita para celebrar o diretor de Parasita, que se tornou favorito em Hollywood, apesar de competir com forças da natureza como Scorsese e Tarantino.

    Quem merece ganhar: Já que só temos candidatos homens, fica aqui a torcida pelo reconhecimento de Bong John-ho.

    Melhor atriz – Drama

    Cynthia Erivo (Harriet)

    Scarlett Johansson (História de Um Casamento)

    Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres)

    Charlize Theron (O Escândalo)

    Renée Zellweger (Judy - Muito Além do Arco-Íris)

    Quem vai ganhar: Renée Zellweger. Judy pode não ser unanimidade, mas a performance de Renée é favorita na temporada de premiações, desde sua primeira exibição no Festival de Telluride. Ela já tem 3 estatuetas em casa e só não ganhará a quarta, se houver uma surpresa a favor de Theron ou ScarJo, mas é difícil.

    Quem merece ganhar: Se Renée alavanca Judy, Cynthia Erivo faz o mesmo com Harriet, mas não está sendo tão valorizada quanto. 

    Melhor ator – Drama

    Christian Bale (Ford vs Ferrari)

    Antonio Banderas (Dor e Glória)

    Adam Driver (História de Um Casamento)

    Joaquin Phoenix (Coringa)

    Jonathan Pryce (Dois Papas)

    Quem vai ganhar: Joaquin Phoenix. Por mais que as cinco performances sejam merecedoras, a briga mesmo está entre Phoenix e Driver. Principalmente diante da ausência de Robert De Niro na disputa. Ambos estão em blockbusters nos últimos meses (Coringa e Star Wars: A Ascensão Skywalker), então a vantagem de Joaquin (já premiado anteriormente por Johnny & June) fica pelo desejo de ver seu discurso inusitado no palco.

    Quem merece ganhar: Joaquin nunca erra. Mas não ficaríamos tristes se Adam Driver ganhasse. Ou Antonio Banderas, que está fenomenal em nova parceria com Pedro Almodóvar.

    Melhor atriz - Musical ou Comédia

    Awkwafina (The Farewell)

    Ana de Armas (Entre Facas e Segredos)

    Cate Blanchett (Cadê Você, Bernadette?)

    Beanie Feldstein (Fora de Série)

    Emma Thompson (Late Night)

    Quem vai ganhar: Awkwafina. Por mais que Thompson e Blanchett sejam nomes que nunca devem ser ignorados, a HFPA adora premiar novos talentos. Como Entre Facas e Segredos é um filme de elenco (e não destaques individuais) e Fora de Série não tem mais nenhuma indicação, essa é a chance de premiar The Farewell com um dos nomes mais populares de Hollywood no momento.

    Quem merece ganhar: Awkwafina e Beanie Feldstein poderiam dividir esse prêmio, pois ambas são maravilhosas.

    Melhor ator - Musical ou Comédia

    Daniel Craig (Entre Facas e Segredos)

    Roman Griffin Davis (Jojo Rabbit)

    Leonardo DiCaprio (Era uma Vez em... Hollywood)

    Taron Egerton (Rocketman)

    Eddie Murphy (Meu Nome é Dolemite)

    Quem vai ganhar: Eddie Murphy. Leonardo DiCaprio parece a escolha mais óbvia. Ele já tem três Globos de Ouro e teve sua performance muito elogiada no filme de Tarantino, então parece difícil não vê-lo ganhando. Mas premiações adoram celebrar grandes retornos e o trabalho de Murphy em Dolemite não deve passar em branco. Novamente, está aí outro discurso que a HFPA adoraria promover. 

    Quem merece ganhar: A performance de Taron Egerton está sendo ignorada, pois já premiaram ano passado uma biografia musical com Bohemian Rhapsody. Mas o trabalho de Rocketman é mais aclamado que a performance de Rami Malek, se temos que insistir nas comparações.

    Melhor atriz coadjuvante

    Kathy Bates (O Caso Richard Jewell)

    Annette Bening (O Relatório)

    Laura Dern (História de Um Casamento)

    Jennifer Lopez (As Golpistas)

    Margot Robbie (O Escândalo)

    Quem vai ganhar: Jennifer Lopez. Você realmente acha que o Globo de Ouro vai perder a chance de dar um prêmio para uma superestrela como J.Lo? Laura Dern surge como a grande ameaça e Robbie até arrancou elogios, mas a briga real será no Oscar. Aqui é outra história.

    Quem merece ganhar: Jennifer Lopez apresenta a melhor performance de sua carreira desde Selena, pode levar sim.

    Melhor ator coadjuvante

    Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança)

    Anthony Hopkins (Dois Papas)

    Al Pacino (O Irlandês)

    Joe Pesci (O Irlandês)

    Brad Pitt (Era uma Vez em... Hollywood)

    Quem vai ganhar: Brad Pitt. Regra básica do bolão: duas pessoas do mesmo filme dividem votos, o que é uma pena para a duplinha de O Irlandês. E por mais que Hanks e Hopkins sejam elogiados veteranos, o filme de Tarantino tem maior força na temporada de premiações. Aqui seria sua chance dele não sair de mãos abanando. Ainda vale lembrar que Tom vai ganhar uma homenagem no Globo de Ouro, então o tempo de palco dele está garantido.

    Quem merece ganhar: É realmente triste ver a divisão dos votos de O Irlandês, pois Pesci e Pacino fazem grandes performances no épico longa de Scorsese.

    Melhor roteiro

    Noah Baumbach (História de Um Casamento)

    Bong Joon-ho e Han Jin-won (Parasita)

    Anthony McCarten (Dois Papas)

    Quentin Tarantino (Era uma Vez em... Hollywood)

    Steven Zaillian (O Irlandês)

    Quem vai ganhar: História de um Casamento. Por mais já tenha virado tradição premiar os roteiros de Quentin Tarantino, História de um Casamento tem que ganhar em algum lugar. E Noah Baumbach é mais reconhecido por seu trabalho como como roteirista do que diretor, logo....

    Quem merece ganhar: Se História de um Casamento levar, ficaremos felizes, mas a criatividade de Dois Papas é algo que merece ser celebrado.

    Melhor filme em língua estrangeira

    The Farewell

    Dor e Glória

    Retrato de uma Jovem em Chamas

    Parasita

    Les Misérables

    Quem vai ganhar: Parasita. O sucesso do filme coreano é algo maior que a popularidade de Roma no ano passado. Como não pode entrar nas categorias principais, essa é a disputa mais certeira da noite. Se não levar, é zebra.

    Quem merece ganhar: Todos os cinco são ótimos (apesar de The Farewell não pertencer a essa categoria), mas esse ano é de Parasita e ninguém tira.

    Melhor animação

    Frozen 2

    Como Treinar Seu Dragão 3

    Link Perdido

    Toy Story 4

    O Rei Leão

    Quem vai ganhar: Toy Story 4. Por mais que todo mundo esteja cantarolando as músicas de Frozen 2, a franquia Toy Story ainda tem muita força no mercado. O Globo de Ouro pode dar a louca e decidir que O Rei Leão é animação? Sim. Mas vamos optar pelo voto mais tradicional.

    Quem merece ganhar: Qualquer um menos O Rei Leão.

    Melhor canção original

    “Beautiful Ghosts” (Cats)

    “(I’m Gonna) Love Me Again” (Rocketman)

    “Into the Unknown” (Frozen 2)

    “Spirit” (O Rei Leão)

    “Stand Up” (Harriet)

    Quem vai ganhar: "Spirit". O Globo de Ouro é sempre imprevisível, mas essa categoria é ainda mais. Aqui, o nome conta. E bastante. Cher já levou por Burlesque, então tudo pde acontecer. Então, seria uma briga entre BeyoncéElton John e Taylor Swift. Escolha sua estrela favorita e boa sorte.

    Quem merece ganhar: "Speechless", de Aladdin, que foi esnobada aqui. 

    Melhor trilha sonora

    Daniel Pemberton (Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe)

    Alexandre Desplat (Adoráveis Mulheres)

    Hildur Guðnadóttir (Coringa)

    Thomas Newman (1917)

    Randy Newman (História de um casamento)

    Quem vai ganhar: 1917. O filme de Sam Mendes promete levar todas as categorias ténicas da temporada de premiações, então não deve ser diferente por aqui. Mas não fique surpresa se a HFPA preferir o belo trabalho da única mulher na categoria, com Hildur Guðnadóttir

    Quem merece ganhar: Cadê a trilha de Nós?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top