Minha conta
    Chega de Cinderela! Seria o clássico conto obsoleto para os dias atuais? (Opinião)
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Com tantas personagens independentes e empoderadas, o século XXI ainda precisa de uma história criada em 1697, popularizada pela Disney em 1950 e com cada vez mais versões modernas -- entre elas, a de Camila Cabello para o Amazon Prime Video?

    Chegou ao Amazon Prime Video uma nova versão de Cinderela, desta vez com Camila Cabello no papel da Gata Borralheira. Ainda que tenha muitas referências à história clássica, será que filme conseguiu modernizar momentos problemáticos do enredo?

    Difícil encontrar uma criança que não tenha sonhado em ser uma princesa (ou um príncipe). Afinal, os contos de fadas fazem parte da infância de muita gente, seja em livros infantis, seja pelas animações da Disney, que popularizaram essas histórias.

    Sai geração, entra geração, e esses clássicos permanecem no imaginário popular, servindo de exemplo para milhares de jovens. Enquanto existem histórias que envelhecem bem, outras acabam se tornando obsoletas. Por que, então, a trama de Cinderela, por exemplo, continua sendo propagada? Será que chega de Gata Borralheira? Ou a trama vai conseguir se reinventar nas telas?

    via GIPHY

    Por que a história de Cinderela é considerada obsoleta?

    Vamos recapitular. Apesar de ser repleto de fantasia, sonhos e belos vestidos, o conto de Cinderela acompanha uma moça que perdeu o pai (como a maioria das personagens dessas histórias, um dos pais está morto ou ausente) e mora com a madrastra e as duas irmãs postiças. Ela é maltratada pela família, que a trata como uma empregada e, inclusive, nega a existência dela quando chega o convite para ir ao baile do príncipe. Após ser rejeitada pelas irmãs, que destroem seu visual e a trancam dentro de casa, ela acaba indo à festa e se apaixona. Então, tem toda a clássica trama do sapatinho de cristal perdido e a busca pela moça com quem o Príncipe Encantado quer casar. No fim, a motivação da Gata Borralheira para mudar de vida era conhecer um homem rico, que viesse resgatá-la de cavalo branco, e se casar.

    Ou seja, uma história de submissão cujo grande herói é o homem, o Príncipe, "sem defeitos", por quem ela se apaixona à primeira vista. Faz sentido para 1697, quando foi escrito por Charles Perrault; para 1812, quando readaptada com um ar sombrio e publicada pelos Irmãos Grimm, e até mesmo para 1950, quando foi transformada em uma animação da Disney. Mas não para o século XXI. O que isso ensina para as crianças de hoje em dia?

    via GIPHY

    História da Cinderela não consegue se adequar à era do empoderamento feminino?

    Considere que estamos na era do empoderamento feminino, dos movimentos sociais como #MeToo, que buscam o fim do assédio, da submissão, e a equalidade de salários e de tratamento igual não só na indústria cinematográfica, mas nas demais áreas também. E em um momento em que exalta-se o girl power, e que personagens da DC e da Marvel como Mulher-Maravilha, Capitã Marvel, Viúva Negra e Arlequina ganham seus próprios filmes solo de super-herói pela primeira vez. Nessa época em que representatividade importa cada vez mais, é bastante destoante que o conto de Cinderela continue sendo disseminado em diferentes mídias.

    "Filme sobre Viúva Negra seria muito diferente se fosse feito anos atrás", diz diretora (Entrevista Exclusiva)

    Ao contrário de outras princesas, a temática não é atual. Por mais que tenha sido modernizada algumas vezes nos cinemas, nas séries e na literatura, a premissa segue a mesma: uma moça à mercê das outras, cuja salvação vem da figura masculina. Nem mesmo sororidade — união e aliança entre as mulheres — é inspirada pela trama, justamente porque as grandes vilãs são mulheres. E o conflito entre elas geralmente se pauta em quem consegue a atenção do príncipe ou do mocinho garanhão. Para se ter uma noção, Keira Knightley, atriz de Piratas do Caribe, não permite que sua filha veja alguns filmes da Disney, incluindo Cinderela.

    Walt Disney Pictures

    O próprio live-action da Disney estrelado por Lily James, lançado em 2015, falhou em modernizar o escopo da história, apesar de ter acrescentado detalhes na trama e dado mais espaço para a Madrasta (vivida por Cate Blanchett). Mas adivinhem? Ela resolve tramar com homens para que suas filhas sejam vistas com prestígio por outros homens. A personagem também ganhou uma versão mais atual em WiFi Ralph - Quebrando a Internet.

    Cinderela
    Cinderela
    Data de lançamento 26 de março de 2015 | 1h 44min
    Criador(es): Kenneth Branagh
    Com Lily James, Cate Blanchett, Richard Madden
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    Cinderela ganhou versões empoderadas nos cinemas e na TV; conheça

    Por outro lado, outras versões conseguiram modernizar a história. Enquanto mantiveram como motivação receber a atenção do príncipe (ou mocinho da história) e/ou a ideia de casamento com o rapaz, felizmente, conseguiram dar um ar mais atual e até mesmo empoderado para a trama, com cada uma das protagonistas com seu próprio sonho.

    • Cinderela de Camila Cabello

    A versão de Cinderela de Camila Cabello, que estreou no Amazon Prime Video em 2021, traz uma abordagem ousada e musical da história tradicional da Gata Borralheira. Na trama, Cinderela é uma jovem ambiciosa que sonha em abrir uma loja de vestidos. Só que seus sonhos são maiores do que o seu mundo permite. Entretanto, com a ajuda de seu Fado Madrinho (Billy Porter), ela é capaz de perseverar e realizar seus sonhos.

    • Cinderela de Once Upon a Time

    A Cinderela da série Once Upon a Time começou como a clássica história da Gata Borralheira, mas ganhou outras iterações, diversificadas ao longo da produção, ainda que tenha mostrado na personagem uma personalidade submissa, de certa forma.

    • Cinderela de Whitney Houston

    Cinderela de 1997, estrelada por Whitney Houston como fada madrinha e Brandy Norwood, apresentou uma versão à frente de seu tempo, com uma protagonista negra e uma família miscigenada. Tratou-se de uma adaptação televisiva do musical de Rodgers e Hammerstein.

    • A Nova Cinderela de Hilary Duff

    Já A Nova Cinderela, de 2003, trouxe Hilary Duff como uma menina que, tipicamente Gata Borralheira, é maltratada pela madrasta e meias-irmãs. Seu sonho é ir para a faculdade, e ela troca ideias com um rapaz (Chad Michael Murray) através da internet e se apaixona. Só que descobre que ele é o garoto mais popular da escola, com quem suas "irmãs" querem sair. Esta história ganhou uma espécie de spin-off estrelado por Selena Gomez, Outro Conto da Nova Cinderela, sobre uma menina adotada por uma cantora pop, que participa de um concurso de dança mas foge de um cantor famoso, deixando para trás seu mp3.

    • Cinderela Pop de Maisa Silva

    Enquanto o Brasil tem o já clássico Cinderela Baiana, recentemente, a trama ganhou outra versão brasileira moderna nas telonas em Cinderela Pop, filme estrelado por Maisa Silva, inspirado no livro homônimo de Paula Pimenta. Na história, a menina não perde os pais, mas tem a decepção da traição de seu pai com uma mulher cruel (sua então nova madrasta vivida por Fernanda Paes Leme), que tem duas filhas gêmeas). Com o sonho de ser uma DJ de sucesso, ela acaba conhecendo um cantor de sucesso. Claro, suas irmãs postiças, disputam pela atenção dele.

    Frozen provou que é possível ter princesas sem amor romântico

    Uma coisa precisamos admitir. Entre tantas quebras do mundo atual frente às histórias clássicas, Cinderela ensina a ideia de que sonhos são possíveis, basta acreditar. Se o público pode distinguir isso em meio a cenas fantasiosas de uma fada madrinha transformando abóboras em carruagens, ainda há esperança sobre discernir o que é o certo e o que é errado dentro de uma trama que tem como moral a superação, e a ideia de que os desejos podem se realizar, não importa o quão ruim sua vida esteja.

    Deixemos as crianças sonharem com uma vida empoderada, independente, com a profissão que escolherem, na qual não tenham medo de ser quem são, e não tenham ninguém as menosprezando e colocando para baixo. O amor romântico é, sim, importante. Mas não deve ser a única opção de "libertação". Tal como ocorre em Frozen, que o amor fraternal salva o dia.

    Menos "Bibbidi-Bobbidi-Boo". Mais "Livre estou...".

    Queremos mais Mulans, Elsas e Moanas ganhando as telonas.

    via GIPHY

    *Matéria original de 03/03/2019, atualizada em 03/09/2021.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top