Minha conta
    Dia das Mulheres: 5 Histórias de empoderamento feminino no cinema

    Venha relembrar filmes que exaltam as mulheres nos cinemas.

    Esta sexta-feira (08) marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Para celebrar essa importante data, que tal relembrarmos personagens femininas fortes e mulheres que fazem cinema?

    A indústria cinematográfica cada vez mais está valorizando o trabalho feminino na frente e atrás das câmeras, com mais mulheres dirigindo filmes de sucesso, e trazendo à vida mulheres representadas como indivíduos fortes e autossuficientes.

    Confira a lista abaixo e conte para a gente: que outro filme protagonizado e/ou dirigido por mulheres deveria estar na lista?

    Mulher-Maravilha

    Warner Bros.

    Não tem como falar de mulheres fortes sem citar Mulher-Maravilha. Primeiro filme de super-heroína a ganhar um filme para chamar de seu, a guerreira e princesa das Amazonas quebrou barreiras de representatividade tanto nas telonas quanto nos bastidores e nas bilheterias. Dirigida por Patty Jenkins e interpretada por Gal Gadot, Diana Prince foi responsável por inspirar muitas meninas ao redor do mundo a serem suas próprias super-heroínas e não duvidades de si mesmas.

    Estrelas Além do Tempo

    Outro filme de empoderamento feminino foi Estrelas Além do Tempo. Protagonizado por Taraji P. HensonOctavia Spencer e Janelle Monáe, a produção contou a história de dedicadas e inteligentes mulheres que foram pioneiras durante a Guerra Fria. Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson sofreram preconceito por serem mulheres e negras mas fizeram história na NASA, calcular as complexas equações que permitiram que heróis espaciais viajassem com segurança ao espaço.

    Que Horas Ela Volta?

    O retrato do Brasil, rico e pobre, fruto do Nordeste e do Sudeste, foi mostrado em Que Horas Ela Volta?. Dirigido por Anna Muylaert e estrelado por Regina Casé, o filme acompanha Val, uma empregada dedicada e trabalhadora, considerada "quase da família" pelos patrões. Quando sua filha, questionadora daquela situação, vai morar com eles, o cenário muda de figura e o público percebe que qualquer um pode quebrar paradigmas, especialmente mulheres moldadas pela sociedade onde vivem.

    Que Horas Ela Volta? está disponível no Telecine Play.

    Livre

    Uma viagem de autoconhecimento, de empoderamento e realização é o foco de Livre. O filme estrelado por Reese Witherspoon acompanha a história real de Cheryl Strayed, a mulher que resolveu fazer uma trilha de 4.200 Km, que inclui toda a costa oeste dos Estados Unidos, sem experiência no esporte, para expurgar o passado. A produção consegue mostrar que, mesmo que duvidem, nunca se está preparado para aquilo que espera, mas que é possível superar qualquer coisa.

    Capitã Marvel

    Marvel

    Outra personagem imprescindível nesta lista é Capitã Marvel. Primeira heroína do Universo Cinematográfico Marvel a ganhar um filme solo, Carol Danvers (Brie Larson) trouxe uma história de origem diferente e mostrou que é possível ser uma mulher poderosa e incrível sendo você mesma — com ou sem poderes de super-herói. Dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, o longa foca não só em empoderamento feminino, como em críticas sociais como em questões bélicas e de refugiados.

    Em uma iniciativa empoderadora, o Telecine Play busca garantir que as mulheres de fora da ficção também possam falar por si e contarem quais de suas histórias dariam um filme. A campanha Mulheres Fazem Cinema traz nomes como Glenda Kozlowski, Lellezinha e muitos outros de mulheres da vida real para falarem sobre suas fraquezas, experiências, inspirações, como se sentem representadas a todo momento e, principalmente, o que é ser mulher.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top