Minha conta
    Oscar 2021: Bela Vingança é inspirado numa história real?

    Carey Mulligan estrelao controverso filme de Emerald Fennell, indicado à 5 Oscars!

    Com certeza, um dos filmes mais polêmicos da temporada de premiações deste ano é Bela Vingança, thriller escrito e dirigido por Emerald Fennell - uma das duas mulheres indicadas ao Oscar 2021 de melhor direção. A trama premiada por críticos chama a atenção por sua temática relevante para os dias atuais, além de render elogios para a performance de Carey Mulligan. Mas de onde saiu a inspiração para uma história tão brutal? Seria inspirada em fatos reais? Descubra com a gente:

    O que é Bela Vingança?

    Promising Young Woman (no original) gira ao redor de Cassie (Mulligan), atendente de um café que, um dia, já foi uma promissora estudante de medicina, até que uma tragédia atingiu sua vida. Atualmente, ela tem uma vida dupla, se usando de isca em bares e boates, fingindo estar bêbada, para dar lições em homens que tentam abusar dela. Mas um encontro inesperado fará a protagonista entrar numa jornada pessoal de vingança, com um final surpreendente. 

    Borat 2: Fita de Cinema Seguinte e Bela Vingança vencem prêmios do Sindicato dos Roteiristas

    Além de Carey Mulligan (que recebeu sua segunda indicação ao Oscar, após Educação); o elenco do filme traz nomes bem conhecidos como Bo Burnham (escritor de Oitava Série), Alison Brie (Community), Jennifer Coolidge (Legalmente Loira), Laverne Cox (Orange Is the New Black), Chris Lowell (GLOW), Max Greenfield (New Girl), Adam Brody (The O.C.), Sam Richardson (Veep), Christopher Mintz-Plasse (Superbad), Connie Britton (American Horror Story), Alfred Molina (Homem-Aranha 2), Molly Shannon (Wet Hot American Summer) e Clancy Brown (The Mandalorian).

    Bela Vingança é inspirado em uma história real?

    Também conhecida por viver Camilla Parker Bowles em The Crown, Emerald Fennell dirige e assina o longa, que tenta subverter os clichês de thrillers e comédias românticas. Tecnicamente, Bela Vingança não é inspirado em uma história real específica, mas surgiu a partir de experiências reais vividas por sua idealizadora: 

    "Acho que minha inspiração foi crescer numa época onde era permitido, pela sociedade, levar uma mulher para cama com todos os tipos de truques sujos, inclusive o uso de álcool. Achei que seria interessante ver o que aconteceria quando um homem leva uma mulher, que parece estar bêbada, para sua casa e, na realidade, ela estava sóbria o tempo todo. Como eles iam se sentir e como ia se desdobrar?", contou ela para o portal SensaCine. 

    Oscar 2021: Elenco de Minari, Nomadland e outros indicados reagem à nomeação

    Em outra entrevista, dessa vez para o Los Angeles Times, Fennell (que também foi showrunner da 2ª temporada de Killing Eve) completou esse pensamento, fazendo uma análise sobre a sociedade que vivemos: "Se a situação fica com um clima estranho, prova como o argumento que tenta defender tal método de sedução [abusando de pessoas alcoolizadas] é vazio. Você apenas é pego no flagra fazendo algo errado. Queria ver as questões complicadas da nossa cultura, principalmente em termos de relacionamentos, que causam tantas opiniões diferentes."

    Com cinco indicações ao Oscar (inclusive melhor filme), Bela Vingança chega aos cinemas brasileiros em 13 de maio.

    A transmissão do Oscar acontecerá o dia 25 de abril e você pode conferir a cobertura completa do AdoroCinema, tanto aqui no site, como em nossas redes sociais. Teremos uma live especial, com nossos repórteres Amanda Brandão, Ygor Palopoli e Kalel Adolfo comentando tudo o que está acontecendo na premiação ao vivo, a partir das 20h45  — disponível no Youtube, InstagramFacebook e Twitter.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top