Minha conta
    Oscar 2021: Conheça a preparação intensa de Riz Ahmed para O Som do Silêncio

    Também estrelado por Olivia Cooke e Paul Raci; Sound of Metal demandou grandes esforços de Riz Ahmed.

    Lançado pela Amazon Prime Video, o filme O Som do Silêncio se tornou um sucesso dentre os críticos (inclusive do AdoroCinema!), garantindo um lugar bem especial na temporada de premiações. Além de um elaborado trabalho de edição, o que mais chamou a atenção foi a performance de Riz Ahmed como o protagonista da história.

    Resultado? Sound of Metal (no original) — que é a estreia de Darius Marder na direção — abocanhou seis indicações ao Oscar 2021, inclusive melhor filme e melhor ator para Ahmed. Porém, o que pouca gente sabe é que tal projeto demorou anos para sair do papel, enquanto o astro de Rogue OneVenom precisou passar por uma intensa preparação para assumir o desafiador trabalho. Entenda melhor como isso aconteceu!

    Qual é a história de O Som do Silêncio?

    Sound of Metal acompanha a história de Ruben (Riz Ahmed), baterista de uma dupla punk-rock que forma com a namorada, Lou (Olivia Cooke). Porém, ele percebe que está perdendo sua audição, progressivamente, de forma muito rápida. O jovem acaba encontrando refúgio numa comunidade de surdos, onde vai aprender a lidar com sua nova realidade, absorvendo uma cultura que não conhecia naquele local. 

    Oscar 2021: O que significa a diversidade de indicados neste ano?

    Graças ao papel, Riz Ahmed se tornou o primeiro muçulmano a ser indicado na categoria de melhor ator na história do Oscar. Ele concorre contra Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues), Anthony Hopkins (Meu Pai), Steven Yeun (Minari - Em Busca da Felicidade) e Gary Oldman (Mank). O Som do Silêncio também aparece nas disputas de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Paul Raci), melhor edição, melhor roteiro original e melhor som. 

    Como foi a preparação de Riz Ahmed em O Som do Silêncio?

    Darius Marder demorou cerca de 12 anos até encontrar o protagonista ideal para Sound of Metal, logo Riz Ahmed se mostrou dedicado para a preparação do papel — que aconteceu em várias etapas. Durante sete meses, ele estudou como tocar bateria, algo que ele nunca soube fazer, apesar de ter uma conexão com o mundo da música, já que tem uma carreira como rapper. Ele ainda se aventurou pelo universo punk, passando tempo com músicos da banda Surfbort.

    Durante esse mesmo período, o ator fez um curso para aprender ASL, ou seja, a linguagem de sinais norte-americana. Segundo seu instrutor, Jeremy Lee Stone, Ahmed conseguiu se tornar fluente em tal língua — algo que, normalmente, demora dois anos para ser feito. O artista fez uma imersão profunda em tal universo, aprendendo as nuances de tal comunidade e agradeceu a generosidade das pessoas que o receberam. Ele ainda acredita que a comunicação através de gestos lhe permite ser ainda mais emocional do que o uso de palavras.

    O Som do Silêncio no Oscar 2021: Curiosidades que você precisa saber antes de assistir ao filme

    O processo para se transformar em Ruben ainda precisou de outros fatores, como se colocar na pele de um ex-viciado em drogas, vivendo sempre na tentação de retomar o problema, ainda mais diante de uma situação complicada. Por fim, nos três meses anteriores as filmagens, Riz Ahmed se jogou num intenso treinamento de exercícios físicos, além de mudar sua dieta, chegando a ter apenas 4% de gordura em seu corpo. 

    Ufa, quanta coisa, não? Mas valeu a pena. Além de render alguns dos maiores elogios de sua carreira, o astro ganhou reconhecimentos como o Gotham Awards, uma homenagem no Festival Palm Springs e diversos prêmios da crítica especializada. 

    A transmissão do Oscar acontecerá o dia 25 de abril e você pode conferir a cobertura completa do AdoroCinema, tanto aqui no site, como em nossas redes sociais. Teremos uma live especial, com nossos repórteres Amanda Brandão, Ygor Palopoli e Kalel Adolfo comentando tudo o que está acontecendo na premiação ao vivo, a partir das 20h45  — disponível no Youtube, InstagramFacebook e Twitter.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top