O Som do Silêncio
    Muito bom
    O Som do Silêncio

O silêncio vale mais que mil palavras

por Katiúscia Vianna

Riz Ahmed é um daqueles atores que sabem diversificar a carreira. Já foi piloto em Star Wars, mas também aparece em queridinhos da crítica como O Abutre. Ganhou o Emmy Award por The Night Of, mas surgiu todo misterioso em The OA, cancelada de forma tão polêmica. Só que ainda estava faltando um papel protagonista que dê espaço para todo seu talento nos cinemas. Chega então Sound of Metal.

Estreia de Darius Marder na direção, o drama acompanha a história de Ruben, um baterista que vive de maneira nômade com a namorada e parceira de banda, Lou (Olivia Cooke). O problema surge quando sua audição começa a se deteriorar rapidamente, precisando afastá-lo da música. Ele quer ignorar o problema e acumular dinheiro suficiente para colocar um implante, mas ela o convence a entrar para uma comunidade de surdos.

Sound of Metal usa edição de som para contar sua história

Nesse local que ajuda necessitados, Ruben não terá contato com o mundo exterior (inclusive sua amada, que lhe ajudou a sair do vício durante quatro anos). Só que o músico não quer aceitar tal vida, mesmo que, aos poucos, construa um novo tipo de existência em tal grupo. A partir disso, Marder nos apresenta uma visão tão intimista e sincera sobre a comunidade surda que é impossível não se deixar levar pela história, te conquistando com personagens como Joe (Paul Raci) — o sábio, porém rígido, líder do abrigo que hospeda o protagonista.

Se essa parece ser uma realidade afastada para aqueles que têm audição, o filme apresenta uma solução criativa para criar conexão com o espectador, colocando-o no lugar de Ruben. A partir de incríveis edição e mixagem de som, nós experimentamos tudo que ele consegue (ou não) ouvir. Marder usa o silêncio e ruído como parte da história, sendo tão essenciais para contá-la quanto palavras e sinais emitidos pelos personagens. Fica aqui um salve de palmas para o supervisor de som Nicolas Becker, que já trabalhou em filmes como Gravidade e A Chegada.

Riz Ahmed apresenta a melhor performance de sua carreira

Mas nada disso seria possível sem a performance de Ahmed. Encarnando um personagem inquieto e irritado, ele tem momentos de surtos num trabalho mais físico, porém brilha mesmo quando apresenta seus conflitos apenas com o olhar. Não é a toa que o apelidam de "coruja" na trama... Ruben observa tudo, com olhos esbugalhados e queixo caído. Se agarrando em qualquer forma de manter sua relação com o som, numa atitude sempre incerta sobre a sensação de pertencimento que ele busca encontrar. É uma atuação que cativa e incomoda ao mesmo tempo, pois nunca sabemos exatamente o que irá fazer.

Disponível no Brasil pela Amazon Prime Video, Sound of Metal pode chamar a atenção por seus sons e silêncios, mas vai além do retrato de uma comunidade pouco representada na mídia. Também traz uma jornada individual de luta, onde ensina que é necessário aceitar a si mesmo para encontrar o seu lugar no mundo.

• Denise L.
      É um lindo filme, a gente sente o medo, desespero, tristeza, redenção do protagonista.. como ele entende que precisa abandonar a vida anterior para conseguir viver com a perda auditiva. Emocionante.