O Som do Silêncio
    Você assistiu O Som do Silêncio ?

Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 11 de abril de 2021
    Ruben é um baterista de uma banda de metal com sua namorada Lou. Repentinamente perde a audição e fica surdo. Ao longo de todo o filme, Ruben passa a aprender a lidar com essa nova situação de vida. Um filme extremamente sonoro, agoniante, mostrando a real sensação de como seria ficar surdo e ter que reaprender a viver novamente. Um show de atuação. Bem sensorial e diferente. Muito bom.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 5 de dezembro de 2020
    Em "O Som do Silêncio", filme dirigido e co-escrito por Darius Marder, acompanharemos a história de Ruben Stone (Riz Ahmed), baterista de um duo musical, ao lado da sua namorada vocalista Lou (Olivia Cooke). Quando o filme inicia, tudo está indo de vento em popa na sua vida; até o momento em que ele percebe que está tendo uma perda auditiva considerada, que se torna definitiva em poucos dias.

O roteiro escrito por Darius e Abraham Marder aborda justamente a adaptação de Ruben à sua nova condição como deficiente auditivo. Inserido em uma comunidade formada por pessoas como ele, Ruben passa a conviver com a cultura surda, com a linguagem de sinais; ao mesmo tempo em que reaprende a viver com as suas limitações.

O filme é muito feliz na forma como aborda esta jornada, tendo como pano de fundo a pessoa de Ruben - alguém que foi dependente químico, que estava feliz no amor e na profissão e que, ao se tornar deficiente auditivo, lida também com as incertezas sobre o seu próprio futuro, sobre a identidade que ele tem de si mesmo, sobre quais serão os próximos passos de sua vida e sobre como ele pode se reencontrar diante do caos em que ele se encontra.

Falando em caos, é importante perceber a forma sutil com a qual o diretor Darius Marber tenta nos inserir diretamente na nova realidade de Ruben. Neste sentido, é importantíssimo o trabalho de design de som de "O Som do Silêncio". Somos confrontados com todos os ruídos, barulhos, músicas, conversas (de um lado) e com o silêncio (de outro), que representam o mundo de ouvintes e de não ouvintes.

Ao final de tudo, esta é uma jornada sobre aprender a se encontrar no silêncio - que é incômodo, que nos obriga a jogar o olhar para nós mesmos, que nos faz enxergar as nossas vulnerabilidades e que também pode nos auxiliar a nos deparar com a paz. Dentro do turbilhão que é Ruben, o maior aprendizado dele é justamente esse: o de encontrar a paz dentro de si mesmo, o que passa pela aceitação direta da sua nova condição. Por isso mesmo, ao lado do design de som, o elemento mais poderoso de "O Som do Silêncio" acaba sendo a atuação maravilhosa de Riz Ahmed - que merece ser lembrado na próxima temporada de premiações.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 2 de abril de 2021
    Um dramão daqueles bem feitos, muito bem dirigido, com uma bom roteiro e uma ótima atuação de Riz Ahmed. Vale ressaltar a edição de som que aqui é muito boa, muito imersiva, bom, aliás, se tratando do tema do filme eu não esperava algo diferente. Ao meu ver, O Som do Silêncio sofre apenas de um pequeno problema de ritmo, mas é um belo filme, as lições que ele deixa são muito interessante e vale muito a pena assistir. Muito bom.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 17 de março de 2021
    "O som do metal" é um filme que busca retratar a angústia causada por uma repentina perda de audição, e consegue fazer isso muito bem.

Contando a história de um baterista de uma banda indie que vive com sua namorada (vocalista) em um motor home fazendo apresentações pelo pais, o roteiro em sua primeira camada parece simples, mas ao decorrer da obra os personagens são aprofundados e vamos sentindo uma comoção pela vida dos protagonistas, roteiro e direção trabalham juntos para compor uma narrativa que escala profundamente o nível sentimental da trama.

A direção é boa, com destaque a cena de abertura, o bom uso da fotografia e da iluminação e o incrível uso da mixagem de som, que muitas vezes é usada até como parte da narrativa da obra, causando uma grande imersão

Todas as atuações estão boas, mas Riz Ahmed está espetacular, o trabalho do ator é de entrega e profundo conhecimento sobre o seu personagem, temos uma atuação que passa pelas mais diversas personalidades de um só individuo, e mesmo nas cenas mais simples o ator conseguiu dar uma ar realista e doloroso ao seu personagem, a indicação ao oscar é muito justa.

O trabalho do pouco experiente Darius Marder é muito interessante, é muito claro que o diretor quer causar uma imersão muito grande ao telespectador, e ele consegue fazer isso deste a primeira cena do filme, e sempre que nos distraímos ele dá um jeito de colocar a gente de novo pra dentro do filme, esses detalhes estão presentes nas tatuagens do protagonista, e em até no detalhe da linguagem de sinais, a onde o diretor tira a legenda das conversações em libras e só recoloca quando nosso protagonista aprende a linguagem, sem falar da sensação de sujeito dos ambientes que conseguimos sentir, são detalhes de quem pensou uma obra, mas nem tudo é perfeito, o filme tem uma barriga no segundo ato, e apesar do bom e muito corajoso final temos alguns erros de coerência na jornada, porém "O som do metal" é uma grata surpresa. Nota 08/10
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 29 de março de 2021
    É um daqueles filmes em que, mais do que bom, se parece necesssário. É um filme inclusivo, mas não é apelativo. Nos momentos chave do filme há divergências de opinião e as mesmas existem de tal forma que conseguimos compreender o lado das duas partes envolvidas. Um belo filme, bom roteiro e ótimas atuações.
    Mateus Olivotti
    Mateus Olivotti

Enviada em 21 de dezembro de 2020
    Sound Of Metal é um filme de drama lançado em 2020 distribuído pelo Prime Video e dirigido por Darius Marder.

Primeiramente, é essencial que o filme seja assistido em um volume bem alto e em total silêncio, pois, devido ao protagonista ser surdo o longa foca muito dos ruídos e sons a seu redor.
    A edição de som é ótima e dá um tom bem realista a história, há momentos que você fica com um pouco de aflição por não ouvir ou entender algumas coisas, e isso é ótimo, pois faz o espectador se sentir na pele do personagem. Aliás, falando no protagonista, ele é uma das melhores coisas do filme, sem dúvidas é o melhor trabalho da carreira de Riz Ahmed e pode lhe render até uma indicação ao Oscar, todos os personagens são muito bem desenvolvidos, com da personagem da Olivia Cooke, que faz o papel da namorada do personagem principal, a atriz está muito bem no papel, mas ela não é tão bem trabalhada quanto os outros, no terceiro ato até tentam dar uma profundidade maior a ela, mas nada de mais. A fotografia do filme é boa, tem planos muito bonitos e o diretor sabe oque está fazendo. O longa também cinta com alguns alívios cômicos que funcionam bem, ajudam a aliviar um pouco o filme. Além de tudo é muito agradável acompanhar a trajetória do personagem, você realmente se importa e torce muito por ele.

Eu acho que o terceiro ato é um pouco inferior a os dois primeiros, ele é bom, claro, mas não tão bom quanto os outros, porém o filme acerta ao encerrar no momento perfeito, a mensagem final é muito boa.

Sound Of Metal é um filme muito bom. É comovente, tem excelentes atuações e uma ótima evolução de personagens, mas se perde um pouquinho no último ato.
    lukasE.  N.
    lukasE. N.

Enviada em 1 de janeiro de 2021
    Sem choro nem vela, o drama exposto de um músico que fica surdo repentinamente, não tenta ser traduzido no processo de superação, aceitação e reinvenção social do personagem, muito menos nas imagens ou trilha sonora, com inexistência da trilha sonora triste, ou das frases ditas no ápice do furor. Mas a terrível impossibilidade de retomar o que se perdeu completamente, é proposta na aberração sonora contrastando diretamente com a fotografia, e com o som que, não apenas o personagem, mas também o expectador está acostumado a escutar.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 22 de março de 2021
    Cinema à flor da pele. As tecnicas de edição e áudio fazem o espectador sentir o que é ser surdo, assim como a troca de percepção auditiva nos mostra o terror que é perder a audição.

A trama ainda reserva um sentimento amargo de frustração e tudo passa uma aura angustiante e pesada. Somente com as ótimas atuações do filme foi possível passar tanto sentimento no vácuo do silêncio.
    Fábio R.
    Fábio R.

Enviada em 11 de abril de 2021
    Obra comovente, que incomoda o espectador ao simular a alteração dos sons ao redor do protagonista, um baterista que se percebe ficando surdo.
    A trama discute sobre teimosia, falta de comprometimento, passionalidade, egoísmo e empatia.
    Riz Ahmed está ótimo interpretando um jovem que, apesar de estar liberto de um histórico de consumo de drogas, possui um ímpeto hiperativo que dificulta seu bem-estar e sua paz de espírito. Como se dentro de si mesmo houvesse uma bateria a ser constantemente tocada, e que vibra seu ser na mesma intensidade com que antes tocava.
    Sensível e profundo, um dos melhores filmes do ano.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 22 de agosto de 2022
    O Som do Silêncio é um filme para ser sentido, que provoca sensações inéditas no expectador, ao explorar a sensação do público ao contar a história de um baterista que de repente é atingido por uma surdez repentina. A montagem e a exploração do som provoca sensações inéditas, fazendo o público sentir o que é ficar surdo de repente, como é a sensação de voltar a ouvir através de um transplante, enfim é magnífico como o filme passa essas sensações, parece que está acontecendo conosco de tão realista que são as cenas e som. Além de também trazer a luta do indivíduo, onde nos ensina que é necessário aceitar a si mesmo, mas ao mesmo tempo não desistir de seus sonhos para encontrar o seu lugar no mundo. Eis a questão. Perfeito!!!