Minha conta
    À Beira Mar, Bem Casados e No Coração do Mar são algumas das maiores estreias da semana

    Ao todo, 16 novos filmes entram em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema nesta quinta-feira (3).

    A quinta-feira começa com a chegada de 16 filmes ao circuito brasileiro de estreias, com o lançamento de dramas, comédias, documentários e um filme de ação e aventura.

    Um dos principais destaques é o drama romântico À Beira Mar, que reúne dois dos maiores astros de Hollywood diante das câmeras pela primeira vez desde Sr. & Sra. Smith. Marido e mulher na vida real, Brad Pitt e Angelina Jolie Pitt interpretam um casal em crise no relacionamento que decide viajar para o litoral da França para tentar se acertar. Jolie assumiu a função de diretora, roteirista e produtora do longa-metragem.

    Dentre os filmes brasileiros, Bem Casados é o que chega ao maior número de salas. A comédia conta com Alexandre Borges no papel de Heitor, um solteirão que trabalha filmando cerimônias de casamento que passa a trabalhar com Penélope (Camila Morgado), sem saber que o principal objetivo dela era poder entrar de penetra no no casamento do ex-amante (João Gabriel Vasconcelos). A direção é de Aluízio Abranches (As Três MariasDo Começo ao Fim).

    Baseado em fatos reais, No Coração do Mar acompanha uma expedição de um navio baleeiro em 1819 pelo Pacífico Sul baseado no livro de não-ficção "In the Heart of the Sea: The Tragedy of the Whaleship Essex", que posteriormente inspirou o clássico romance "Moby Dick". Após serem atacados por uma baleia gigante, os tripulantes de uma embarcação tentam resistir e lutar por suas vidas, passando por uma jornada de sobrevivência e tensão que os levou ao limite da sanidade mental. O elenco conta com Chris HemsworthCillian MurphyBen WhishawTom Holland e Benjamin WalkerRon Howard, que colaborou com Hemsworth em Rush - No Limite da Emoção, dirige o filme.

    Exibido no Festival de Locarno, na Suíça, e Festival do Rio, o filme Tudo Que Aprendemos Juntos finalmente chega ao circuito de lançamentos no Brasil. Em mais uma produção baseada em fatos reais, o longa-metragem traz Lázaro Ramos no papel um habilidoso violinista que falha em sua tentativa de entrar na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo após ter uma crise em sua audição para integrar o grupo. A redenção de tamanha frustração chega por uma via que ele jamais esperava quando passa a dar aulas a dar aulas de música na comunidade de Heliópolis para adolescentes em situação de risco social. O elenco traz Fernanda de FreitasSandra CorveloniGraça de Andrade e Criolo. A direção é de Sérgio Machado (Cidade BaixaQuincas Berro D'Água).

    Aproveitando o clima de fim-de-ano, a comédia O Natal dos Coopers acompanha as confusões de uma grande família no principal feriado do ano em uma produção estrelada por Diane KeatonAmanda SeyfriedMarisa TomeiOlivia WildeJohn GoodmanAnthony MackieAlan Arkin e Ed Helms.

    Exibido no Festival do Rio, o drama Califórnia marca a estreia de Marina Person na direção com uma trama sobre o amadurecimento da adolescente Estela (Clara Gallo), que lida com as questões existenciais clássicas de sua idade enquanto idolatra seu tio Carlos (Caio Blat), que ela sonhava visitar na Califórnia. Estela se surpreende quando Carlos volta para o Brasil, magro e debilitado pela AIDS.

    A comédia romântica francesa Dois Amigos, dirigida, estrelada e corroteirizada por Louis Garrel marca a estreia do ator na função de cineasta. Na trama, o tristonho Clément (Vincent Macaigne) se apaixona pela presidiária em regime semiaberto Mona (Golshifteh Farahani), mas não sabe o que fazer para conquistá-la. Ele decide pedir ajuda a seu amigo Abel (Garrel), mas este também se apaixona pela jovem.

    Os demais lançamentos são o drama O Cheiro da Gente, do polêmico cineasta Larry Clark, sobre skatistas franceses adolescentes que se prostituem; o drama japonês Sabor da Vida, de Naomi Kawase, sobre a relação de um comerciante com uma simpática senhora de idade que o ajuda em seus negócios; o drama brasileiro O Fim e os Meios, de Murilo Salles, que acompanha a história de um publicitário que vê sua vida profissional e pessoal ser afetada após se mudar para Brasília e trabalhar para um senador; o drama policial espanhol Pecados Antigos, Longas Sombras, de Alberto Rodriguez, sobre policiais que investigam o desaparecimento de dois jovens; o drama religioso Quarto de Guerra, de Alex Kendrick, que mostra como a fé pode ajudar a resolver problemas familiares; o suspense O Presente, de dirigido e estrelado por Joel Edgerton, que mostra como um terrível segredo do passado muda a relação de um casal; e os documentários brasileiros Aprendi a Jogar com Você e Passarinho Lá de Nova Iorque, ambos dirigidos por Murilo Salles

    Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.

    Confira abaixo os trailerscríticas e a opinião da imprensa:

    À Beira Mar: "Angelina demonstra uma grande evolução como diretora, realizando um filme mais contido não apenas em termos de história. Aqui, ela também deixa de lado a trilha sonora permanente e desenvolve um longa com bons momentos de completo silêncio, que refletem o distanciamento cada vez maior entre o casal principal." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Bem Casados: "Além de adotar uma linguagem mais adequada ao formato cinema (como na bela cena em que Heitor ensina Penélope a filmar, toda rodada no contraluz), o tipo de humor de Bem Casados não é o da comédia física besteirol. O riso se apoia nas situações e não em piadas-muletas, o que dá um verniz “classudo” à produção. Trata-se, portanto, de uma comédia romântica madura, tanto na forma, quanto no conteúdo, na medida em que temos um casal protagonista na casa dos 35-45 anos." Leia a crítica completa.

    No Coração do Mar: Leia a opinião da imprensa.

    Tudo que Aprendemos Juntos: "De modo geral, este é um drama que dialoga mais com os sentimentos do que com a razão. A política e a ideologia funcionam como pano de fundo para o diretor entregar ao público exatamente o que veio buscar neste projeto: uma recompensa emocional com os sofridos personagens. Por isso, a previsibilidade torna-se condição sine qua non para a identificação do público. Cumpre-se o prometido, sem manipular excessivamente as sensações do espectador. Temos uma obra simples, bem feita, mas de ressonância limitada – ou seja, ela satisfaz o apetite durante a sessão, mas não deve deixar marcas profundas algum tempo depois." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    O Natal dos Coopers: Leia a opinião da imprensa.

    Califórnia: "A trama, em si, é fraca [...], mas Califórnia cativa pela ambientação. Do figurino à direção de arte, a produção é uma passagem de volta para (quem viveu) os anos 1980. E, nesse quesito, a excelente seleção musical (The Cure, David Bowie, New Order, Echo and The Bunnymen, Joy Division, Metrô, Kid Abelha) se sobressai. Como era de se esperar, os 18 anos de Marina na MTV não decepcionam. E, da mesma forma, a ex-VJ não tem pudores em abordar temas polêmicos como sexo e drogas, o que não Califórnia - Fotodeixa de ser uma opção corajosa quando estamos falando de personagens em torno de seus 14 a 17 anos." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Dois Amigos: "Como diretor, Garrel surpreende pelo uso maduro dos enquadramentos e da luz. É comum o uso da câmera acompanhando os personagens nos dramas de cunho social, mas o cineasta alia a mobilidade das imagens à fotografia suave e às imagens poéticas, próximas ao tom de fábula. Com Dois Amigos, o diretor conseguiu criar uma rara história sobre sonhadores realistas, comuns, de carne e osso – prova de que o cinema ainda pode oferecer, nos dias de hoje, romances tão leves quanto profundos." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    O Cheiro da Gente: "...este é um filme hesitante, incoerente, que nunca sabe muito bem qual discurso pretende adotar em relação aos jovens prostitutos. Esta não é mais uma história sobre os jovens entre eles, mas sobre adolescentes vistos por adultos, e sobre franceses vistos por americanos. A exterioridade contribui à impressão de objetificação, de exploração, além de ser eticamente contestável posicionar a câmera tantas vezes na virilha de seus garotos. Talvez a intenção fosse apenas captar o cheiro do sexo, o cheiro dos corpos, mas sem recursos metafóricos que representem o olfato, o resultado é apenas a questionável tentativa de estímulo sexual a partir dos corpos de menores de idade." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    O Fim e os Meios: "Por mais que seja um filme ambicioso e que inicie muito bem, apesar da questão dos atores principais ser nítida logo de cara, O Fim e os Meios termina de forma melancólica, capengando graças às escolhas de Salles como roteirista. Nem mesmo a tentativa de mandar um recado sobre os bastidores de Brasília ameniza os rumos inusitados – e bizarros – entregues pela metade final." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    5 Vezes Chico - O Velho e Sua Gente: "Sobram imagens belas aqui e acolá, algumas narrações muito boas sobre a religião, sobre a precariedade econômica, sobre a percepção de isolamento em relação ao resto do país. Mas não existe nenhuma especificidade sobre cada Estado atravessado pelo rio São Francisco: todas as considerações sociológicas e políticas sobre o rio poderiam se passar em qualquer ponto do velho Chico – e mesmo em outros rios. Atinge-se um patamar de anonimato, de diluição. Um projeto de potencial tão específico, tão rico, perde-se na invisibilidade de seu discurso." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Aprendi a Jogar com Você: Leia a opinião da imprensa.

    O Presente: "É louvável ver o interesse de Joel Edgerton pela psicologia dos personagens. Ele demonstra potencial em sua estreia como diretor, mas falta desenvolver a dinâmica da mise en scène – afinal, 80% das cenas de O Presente ocorrem com os três personagens sentados, ou de pé na cozinha, desenvolvendo o conflito através de diálogos. O filme seria mais complexo se criasse medo de modo visual, pela construção dos enquadramentos e da iluminação, ao invés de apostar todas as fichas no roteiro. Mesmo assim, pela ousadia do tema e pela humildade de reservar a si mesmo um papel menor, deve-se reconhecer os méritos de Edgerton." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Passarinho Lá de Nova Iorque: Leia a opinião da imprensa.

    Pecados Antigos, Longas Sombras: Leia a opinião da imprensa.

    Quarto de Guerra

    Sabor da Vida: Leia a opinião da imprensa.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top