O AdoroCinema foi criado em 1º de abril de 2000 e, desde então, tivemos diversos acontecimentos marcantes no mundo do cinema. Recentemente, comemoramos muito o Oscar histórico para o Brasil com Ainda Estou Aqui, mas os últimos 25 anos foram repletos de filmes aclamados e franquias de sucesso na cultura pop, como Universo Cinematográfico Marvel, O Senhor dos Anéis, Crepúsculo e Harry Potter.
Pensando nisso, separamos quais foram os melhores filmes dos últimos 25 anos, de acordo com os leitores do AdoroCinema. Dá uma olhada na lista:
2000 | O Auto da Compadecida
Um dos maiores clássicos do cinema nacional, O Auto da Compadecida foi lançado em 2000, adaptação para as telonas da obra de Ariano Suassuna.
O filme de Guel Arraes acompanha as aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro).
2001 | O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
A ambiciosa adaptação de Peter Jackson da trilogia O Senhor dos Anéis chegou aos cinemas no começo dos anos 2000 e foi um fenômeno, arrecadando quase 3 bilhões de dólares em bilheteria e conquistando 17 Oscars. Os três filmes estão em nossa lista, começando com O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, lançado em 2001.
Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos, ele contará com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.
2002 | O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.
2003 | O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei foi o maior sucesso da trilogia e também sua conclusão nos cinemas em 2003, levando sozinho para casa 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Peter Jackson e Melhor Roteiro Adaptado.
Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan para tentar deter as forças de Sauron. Enquanto isso, Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.
2004 | Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
A franquia Harry Potter também foi um marco para a cultura pop nos anos 2000, com oito filmes lançados nos cinemas. O terceiro capítulo, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, é um dos mais queridos pelos fãs, dirigido por Alfonso Cuarón.
Um grande perigo ronda a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola, são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.
2005 | Harry Potter e o Cálice de Fogo
Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional entre alunos mais velhos e experientes de Hogwarts, e também de outras escolas de magia. Além disso, a aparição da marca negra de Voldemort (Ralph Fiennes) põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.
2006 | À Procura da Felicidade
Não poderia faltar Will Smith na lista e À Procura da Felicidade é um dos melhores (e mais emocionantes) trabalhos na carreira do ator. Prepare o lencinho!
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir e Chris agora é pai solteiro, e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para tentar um emprego melhor e consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações. Ele não recebe salário pelos serviços prestados, mas tem esperança de ser contratado futuramente. Porém, seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, e eles são despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
2007 | Tropa de Elite
Tropa de Elite, de José Padilha, é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro e recebeu o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008.
Em Tropa de Elite, acompanhamos o dia a dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE, Roberto Nascimento (interpretado por Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.
2008 | Batman - O Cavaleiro Das Trevas
Considerado o melhor filme do Homem-Morcego, Batman - O Cavaleiro Das Trevas é a segunda aventura de Christian Bale no papel do herói e ficou marcado pelo Coringa de Heath Ledger, premiado com um Oscar póstumo de Ator Coadjuvante.
Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos na cidade de Gotham têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.
2009 | Sempre ao Seu Lado
Sempre ao Seu Lado é um dos filmes mais emocionantes da história pela relação entre o personagem de Richard Gere e seu cachorro, inspirada em uma história real.
Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que sua esposa Cate (Joan Allen) é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Ele cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.
2010 | Toy Story 3
Em Toy Story 3, Andy tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear, Jessie e o Sr. Cabeça de Batata, são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody, que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos. Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.
2011 | Intocáveis
Em Intocáveis, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele contrata Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem experiência em cuidar de pessoas. Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais ao jovem por ele não tratá-lo como um pobre coitado. A amizade entre ambos vai se estabelecendo, um conhecendo melhor o mundo do outro.
2012 | Django Livre
Quentin Tarantino é um dos diretores mais famosos de Hollywood e não ficou de fora da lista, com Django Livre entre os melhores filmes dos últimos 25 anos.
Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto que se encontra com do caçador de recompensas Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django, que pretende resgatar sua esposa Broomhilda (Kerry Washington), adquirida por outros proprietários há muitos anos. A busca deles os leva a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), dono de "Candyland", uma plantação famosa que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), escravo de confiança de Candie, e entram na mira de uma perigosa organização.
2013 | 12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão é um dos filmes mais marcantes dos últimos anos e conquistou três Oscars, incluindo de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong'o.
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver, explorado dois senhores ao longo dos anos, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender).
2014 | Interestelar
Depois de Batman - O Cavaleiro Das Trevas, Christopher Nolan aparece novamente na lista com a ficção científica Interestelar, um dos seus filmes mais elogiados.
Após ver a Terra consumindo suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Jessica Chastain) começa sua própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.
2015 | Divertida Mente
Em Divertida Mente, Riley é uma garota de 11 anos, que enfrenta mudanças importantes quando seus pais decidem se mudar. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle expulsa ela e Tristeza. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle. Enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.
2016 | Até o Último Homem
Até o Último Homem conta a história verdadeira de um combatente de guerra que, sem dar um tiro, recebeu a maior condecoração militar dos Estados Unidos. Na Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) demonstrou imensa coragem e respeito ao seu batalhão ao se recusar a pegar em uma arma e matar pessoas. Suas convicções religiosas e anti-violência o fazem se destacar, assim como seu trabalho na ala médica durante a Batalha de Okinawa, na qual salvou mais de 75 homens.
2017 | Viva - A Vida é uma Festa
Em Viva - A Vida é uma Festa, Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.
2018 | Vingadores: Guerra Infinita
O Universo Cinematográfico Marvel dominou o cinema nas últimas décadas e Vingadores: Guerra Infinita foi um dos maiores eventos da franquia nas telonas, com os heróis da Marvel finalmente precisando enfrentar o temido vilão Thanos.
Em Guerra Infinita, Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.
2019 | Vingadores: Ultimato
Em 2019, o mundo parou para assistir Vingadores: Ultimato, conclusão da Saga do Infinito no MCU que se tornou uma das maiores bilheterias de todos os tempos.
Em Vingadores: Ultimato, após Thanos eliminar metade das criaturas vivas em Vingadores: Guerra Infinita, os heróis precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando perdido no espaço sem água nem comida, o Capitão América / Steve Rogers (Chris Evans) e a Viúva Negra / Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência contra o vilão.
2020 | Meu Pai
Em Meu Pai, Anthony (Anthony Hopkins) é um homem idoso que sofre de demência e acabou de dispensar sua cuidadora. Ele se recusa a aceitar ajuda de sua filha Annie (Olivia Colman), que está se mudando para Paris e se preocupa em garantir os cuidados dele enquanto estiver fora. Ela busca alguém que possa cuidar de seu pai, que já está começando a perder a noção do que é ou não real. Em meio a memórias esquecidas, momentos de lucidez e tantas mudanças em sua vida, Anthony começa a duvidar de seus entes mais queridos, da própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.
2021 | Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi responsável pela reunião de três gerações de Homem-Aranha do cinema: Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire.
Peter Parker (Tom Holland) precisa lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo ter sido revelada pelo Mysterio (Jake Gyllenhaal). Com sua reputação arruinada por acharem que ele matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Porém, o feitiço não sai como planejado e vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter tem que deter os vilões e fazer com que eles voltem para seu universo original, além de aprender que com grandes poderes vem grandes responsabilidades.
2022 | Top Gun: Maverick
Tom Cruise voltou ao papel que lhe tornou uma estrela de Hollywood de Top Gun: Maverick. O resultado foi o filme de maior bilheteria na sua carreira.
Na sequência de Top Gun - Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, mas nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele se tornou um instrutor. Ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte. Agora, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.
2023 | Som da Liberdade
Som da Liberdade é baseado na história real de Tim Ballard, ex-agente do governo dos Estados Unidos responsável por uma missão de resgate de centenas de crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia. No filme, depois de resgatar um garotinho, Ballard (Jim Caviezel) descobre que a irmã do menino também está sendo mantida como refém. Ele decide, então, dar início a uma perigosa – porém nobre – missão para salvá-la. Disposto a dar tudo de si, Tim se demite de seu antigo emprego no governo e viaja para as profundezas da selva colombiana em busca da quadrilha.
2024 | Robô Selvagem
Em Robô Selvagem, uma nave naufraga numa terra desabitada e dá início à aventura do robô Roz, a última unidade das chamadas ROZZUM ainda funcional e inteligente. Preso nesta ilha, ele precisa sobreviver às adversidades da floresta. Sua única esperança é se adaptar ao ambiente hostil e avesso às suas programações. Roz passa a conviver com os animais aprendendo sobre a vida na selva e os modos de sobrevivência na natureza. É durante essa exploração que ele encontra um filhote de ganso e estabelece como missão cuidá-lo. Desse laço inesperado, Roz se aproxima de uma realidade nova e instigante, construindo uma relação harmoniosa com os animais nativos.