O Agente Secreto levantou o ânimo dos brasileiros ao garantir quatro indicações ao Oscar 2026, impulsionado por uma trama eletrizante que reúne elementos marcantes da nossa cultura, inclusive referências a uma entidade folclórica. E já que o assunto é folclore, o elenco do longa traz um nome que participou de uma das produções mais icônicas do gênero na televisão brasileira: Sítio do Picapau Amarelo (2001), da TV Globo.
No filme de Kleber Mendonça Filho, há uma menção à lenda da Perna Cabeluda, figura popular de Pernambuco, descrita como uma perna humana, peluda e decepada, que agia de forma autônoma, dando rasteiras e chutes em pedestres durante a noite.
Embora essa história curiosa não faça parte da trama do Sítio, a referência folclórica cria uma conexão curiosa com o passado de João Vitor Silva, intérprete de Haroldo em O Agente Secreto. Talvez o nome não venha imediatamente à memória, mas o personagem que ele viveu na infância certamente marcou toda uma geração.
Do Sítio ao Oscar 2026
João Vitor Silva viveu ninguém menos que o amado Pedrinho no Sítio do Picapau Amarelo. O ator participou das temporadas 2004 e 2005 do programa infantil e, caso você não se lembre, o neto de Dona Benta (Nicette Bruno) se envolvia em muitas aventuras ao lado da prima, Narizinho (Caroline Molinari), e da boneca Emília (Isabelle Drummond).
TV Globo/Instagram
Mas sua participação no Sítio não se resumiu a isso: após ser o segundo ator a interpretar Pedrinho, ele passou a dar vida a uma das figuras mais famosas do folclore brasileiro, o Curupira, na temporada de 2006, quando tinha apenas 11 anos.
Durante a infância, o ator também teve outros trabalhos de destaque, como nas novelas Kubanacan (2003) e Malhação (2007), além do filme Zuzu Angel (2006).
O talento era tanto que, em 2007, João venceu a primeira temporada do Dancinha dos Famosos, versão infantil do famoso quadro do Domingão. Com o passar dos anos, o artista provou sua versatilidade e conquistou papéis em produções como Verdades Secretas (2015), A Lei do Amor (2016) e Garota do Momento (2024), sua mais recente novela.
No cinema, ele participou de títulos como Encantados (2014) e Minha Fama de Mau (2019), mas só agora, aos 29 anos, integra o elenco de um longa indicado ao Oscar.
"Estava fazendo outro projeto e recebi uma ligação do meu escritório. O Kléber [diretor do filme] me ligou para me dizer que eu estava aprovado para fazer o Haroldo e eu fiquei tão chocado que comecei a chorar na hora", contou em entrevista ao canal do YouTube Fazendo Aparte.
"Esse é o roteiro mais impressionante que eu já li na minha vida. [...] Não tem como você não se apaixonar pela história. Parecia um sonho", completou João Vitor.
O artista também participou do longa-metragem Cinco Tipos de Medo, escolhido como Melhor Filme no Festival de Gramado de 2025.
Joao Vitor Silva e Iza
Recentemente, durante o Carnaval, João Vitor Silva ganhou os holofotes também na vida pessoal, ao assumir publicamente seu namoro com a cantora Iza. O casal posou para os fotógrafos durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Os boatos sobre o romance começaram no início do ano, quando os dois foram vistos juntos pela primeira vez na festa de Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro.