Minha conta
    Festival de Gramado 2019: Miguel Falabella lê manifesto em defesa do cinema brasileiro

    Antes da exibição de Veneza, seu segundo filme como diretor.

    Edison Vara/Agência Pressphoto

    Festivais não são apenas espaço para exibir e discutir filmes, mas também para refletir sobre o cinema e suas políticas de incentivo. Em Gramado, desde o primeiro dia o que mais se tem visto é protesto acerca das políticas públicas do governo Bolsonaro, que têm paralisado a Ancine ao ponto de colocar em risco a safra de curtas e longas dos próximos anos, sem falar do dirigismo imposto ao vetar filmes de temática LGBTQ+. Praticamente todos os cineastas, ao subirem no palco do Palácio dos Festivais, fizeram algum protesto do tipo.

    Nesta quinta à noite, antes da exibição de Veneza, o diretor Miguel Falabella leu um manifesto em defesa do cinema brasileiro, assinado pela organização do Festival de Gramado e mais 63 associações e entidades ligadas à área, espalhadas por todo o país.

    Edison Vara/Agência Pressphoto

    "Profissionais e entidades representativas do audiovisual brasileiro vêm se manifestar em apoio à manutenção e fortalecimento das políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Apoiamos a permanência e a independência da Ancine, agência responsável pelas políticas públicas de fomento e regulamentação, cada vez mais ativa, livre e desburocratizada com foco no desenvolvimento de uma cinematografia forte, capaz de representar o Brasil em toda sua diversidade.

    Apoiamos o Fundo Setorial do Audiovisual, a sua vinculação à Ancine e a nomeação de seu comitê gestor. Os recursos são gerados pelo próprio setor, de forma auto-sustentável. Apoiamos a lei da TV paga, 12.485, pelo seu papel decisivo no crescimento do setor e por facilitar o acesso da população ao conteúdo nacional independente.

    Reinvindicamos a renovação da cota de tela, cujo decreto para o ano de 2019 ainda não foi assinado pelo governo brasileiro. Reinvindicamos a renovação do Recine e da Lei do Audiovisual antes de sua expiração, em dezembro deste ano. Apoiamos a regulação do VOD, que precisa estabelecer as bases deste novo mercado e integrar este segmento às políticas de estímulo da produção nacional.

    Contestamos a portaria 1.576, de 20 de agosto, que suspende os termos do edital do chamamento das TVs públicas, publicada ontem. Repudiamos qualquer ataque ou quaquer tipo de censura que atente a liberdade de expressão ou fere os princípios constitucionais garantidos pelo artigo 50 da Constituição.

    O audiovisual brasileiro vive seu melhor momento, com reconhecido potencial cultural, artístico e econômico, dentro e fora do país. Nossa cadeia produtiva é dinâmica e movimenta mais de R$ 25 bilhões por ano, representando 0,46% do PIB brasileiro. Tem uma taxa de crescimento de 8,8% ao ano e é responsável por mais de 330 mil empregos. Garantir o audiovisual fortalecido e livre é fundamental para a soberania nacional."

    Bastante aplaudido, Falabella falou brevemente sobre seu novo filme, Veneza, que integra a competição oficial do Festival de Gramado. Com Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol CastroDanielle WinitsAndré Mattos no elenco, o filme tem estreia no circuito comercial agendada para 12 de dezembro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top