Meu AdoroCinema
    Filmes e séries nacionais de temática LGBT são censurados pelo governo Bolsonaro
    Por Bruno Carmelo — 19/08/2019 às 10:30
    facebook Tweet

    Transversais e Afronte estão entre os projetos prejudicados.

    Em meio às incertezas que rondam a Ancine e seu papel no fomento e regulação dos filmes nacionais - que incluem a possível extinção ou perda de autonomia - a instituição se vê cerceada quanto à imposição de censura por parte do governo.

    O presidente Jair Bolsonaro já havia demonstrado a intenção de barrar a possibilidade de captação de recursos por certas obras, utilizando como exemplo Bruna Surfistinha (2011). Durante um pronunciamento durante o dia 16 de agosto, ele mirou especificamente projetos relacionados à pluralidade sexual e de gênero, mencionando nominalmente as obras que seriam vetadas.

    Entre elas estão Afronte, versão em longa-metragem do premiado curta-metragem de Bruno Victor Santos e Marcus Azevedo, sobre a vida de jovens homossexuais negros no Distrito Federal. Transversais, série de Allan Deberton sobre a vida de cinco transexuais no Ceará, Religare Queer e O Sexo Reverso também foram mencionadas.

    "A vida particular de quem quer que seja, ninguém tem nada a ver com isso, mas fazer um filme mostrando a realidade vivida por negros homossexuais no DF, não dá para entender. Mais um filme que foi para o saco", afirmou Bolsonaro, conforme relatado pela Folha de São Paulo. "Se não houvesse mandatos, já tinha degolado tudo", completou.

    Os diretores Bruno Victor Santos e Marcus Azevedo

    Embora o governo utilize o termo "intervenção", o veto pessoal do presidente corresponde à definição de censura, de acordo com o dicionário: "Restrição, proibição ou modificação de obras informativas, literárias, teatrais, cinematográficas, de artes plásticas ou de cultura de massa segundo critérios morais, políticos, religiosos".

    A API, Associação de Produtores Independentes do Audiovisual, emitiu uma nota a respeito: "Repudiamos tal atitude pois entendemos que não cabe a ninguém, especialmente ao presidente de uma república democrática, censurar arte, projetos audiovisuais e filmes". Os diretores e produtores dos projetos mencionados por Bolsonaro também emitiram notas abertas de repúdio à decisão.

    Bruno Victor Santos afirmou ao Correio Braziliense: "Ele é extremamente ignorante ao pensar que filmes como esse, que falam sobre nós, não deveriam ser produzidos. [...] Se o racismo fosse levado a sério no Brasil não teríamos um presidente como esse. Falta ele estudar. O cinema está aí para refletir todas as realidades”.

    Entre os filmes brasileiros já concluídos, com lançamento previsto até o fim de 2019, encontram-se diversos projetos que pensam a questão racial, de gênero e sexualidade, como Bacurau, O Corpo É Nosso, Carta para Além dos Muros, Sócrates, GretaA Vida Invisível e Marighella.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Daniel Asimov
      Aqui o bajulador do presidente lixo nem consegue escrever direito: com ompresidnte , foifelito presideO fato dele ter sido eleito presidente apenas mostra que elegemos um imbecil, não que ele não seja imbecil e você é tão imbecil quanto por ter votado neleSei que você é um jumento retardado eleitor de Bostonaro, aliás jumento e eleitor de Bostonaro é a mesma coisa, mas você consegue escrever melhor do que vem escrevendo, seu jumento!
    • Daniel Asimov
      Condenado em segunda instância por uma juíza AMIGA DO JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, uma juíza que deu copia+colar na sentença e um bosta nojento como você chama isso de justiçaEnfia teu conceito de justiça no teu cuCondenaram com base em uma delação sem prova, delação essa conseguida na base da chantagem (Diga que o Lula é culpado e eu relaxo sua pena - uma pessoa acusaria até a mãe)
    • Daniel Asimov
      Você nem me conhece pra me chamar de garotão. Você é que é fruto da direita mais ignorante, baixa e bajuladora possível. Quem não tem ceráter é você e seu presidente de merda. Quem vivia mentindo e mente até hoje é o seu presidente de merdaBostonaro está sendo um bosta, a previsão do PIB só cai, Educação cheio de cortes, Saúde abandonada. O teu presidente lixo aliás vivia xingando os médicos cubanos e depois ficou pedindo pra eles não irem embora do programa Mais Médicos, vivia latindo contra o Bolsa Família dizendo que era compra de votos e hoje mantém o programa e na campanha até dizia que ia dar décimo-terceiro para o Bolsa. Dinheiro público é pra ser usado em benefício do povo não para comprar Deuputado para aprovar emendas como teu bosta fezE termos de baixo calão quem fala é teu presidente, vive escrevendo merda e cocô, já você não liga pra isso, seu HIPÓCRITA!Enfie tua dica no cu, seu merda
    • Eliseu O
      Vc nem me conhece garotão, pra saber quem eu sou. Já você, seus textos dizem muito a seu respeito. Você e fruto da esquerda, sem caráter caluniadora e mentirosa. Bolsonaro está fazendo o que foi eleito pra fazer e tem tudo pra ser o melhor presidente desse país. Não pra vc, não vai ter dinheiro público financiando baixaria.E quando eu disse que eles merecem ser xingados, seria com os adjetivos certos: corruptos, criminosos, ladrão, desonestos... Coisas desse tipo. Usar termos de baixo calão e coisa de gente sem educação. #ficaadica
    • Eliseu O
      Lula foi condenado por um JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, teve sua pena aumentada por três JUÍZES DE SEGUNDA INSTÂNCIA, teve um habeas corpus negado por cinco MINISTROS DO STJ e teve seu habeas corpus negado por SEIS MINISTROS DO STF e foi condenado novamente em TERCEIRA INSTÂNCIA.Enganar militantes é bem mais fácil que enganar a justiça. Kkk
    • Eliseu O
      Tá vendo, vc se parece mais com ompresidnte do que eu. Se ele é tudo isso que vc você diz que ele é, vc também é... A diferença é que ele foifelito preside da República e vc é só um otário sem educação, fruto dos governos do PT, que se acha intelectual e que acredita que Lula foi o melhor presidente do país e ainda que ele é inocente. Kkkkkk
    • Daniel Asimov
      E de novo corrigindo você: E a outra enrolado. Deveria ter escrito enroladaA Dilma está livre, já o Presidente que vocês apoiaram que entrasse no lugar dela, o Temer, chegu a ser presoHipócrita!
    • Daniel Asimov
      o certo seria destinados à Educação Falso, pois estou me referindo A educação e não A A EducaçãoDeveria ter escrito posteriormente ao artista Falso, tanto ao como para estão corretasAqui sua preguiça de juntar as sílabas. Correto: este Erro de digitação, já a sua foi preguiça mesmo!Aqui deve se separar por vírgulas. Correto: e, ao mesmo tempo apoiam um merda Falso, a vírgula neste caso é opcional e não obrigatória.Sem falar nas palavras de baixo calão que você usou. Isso é coisa de gente desequilibrada, sem educação. Faz questão de observar a gramática e ortografia, mas não observa seu próprio caráter. Assim você não é exemplo pra ninguém. Reveja seus conceitosFoda-se se eu uso palavra de baixo calão ou não. O teu presidente vagabundo vivia usando de termos de baixo calão com outras pessoas no Congresso e você estava pouco se lixando. Muito pior é ser um almofadinha como você que usa uma máscara de polidez mas apoia a pior sordidez possível dentro da Política, um lixo que elogia Ditadura
    • Daniel Asimov
      Ou você tem Educação ou diz que pessoas merecem ser xingadas, as duas formas não dá. Como já disse na outra postagem você não passa de um hipócrita
    • Daniel Asimov
      O melhor Presidente do Brasil em décadas está preso sem provas, já o vagabundo que se elegeu com mentiras está aí governando
    • Eliseu Oliveira
      Acho que vc não soube... o presidente vagabundo já foi preso.
    • Eliseu Oliveira
      Eu nunca xinguei eles, apesar deles merecerem... um está preso e a outra enrolado em um monte de escândalos. E sem falar que arrebentaram com o nosso país. Esses merecem, mas nunca xinguei.Mas como te falei em outro comentário, quem usa de termos de baixo calão é gente sem educação. #ficaadica
    • Eliseu Oliveira
      Poxa, obrigado! Eu não ligo muito para isso quando digito na internet. Dificilmente falo com alguém na internet que eu queira impressionar.Mas como gosta corrigir, corrige o seu texto aí também:valor de 80 bilhões destinados a Educação, o certo seria destinados à Educação.posteriormente para a o artistaDeveria ter escrito posteriormente ao artista.mandar dinheiro para o Governo usa es tedinheiro paraAqui sua preguiça de juntar as sílabas. Correto: estee ao mesmo tempo apoiam um merdaAqui deve se separar por vírgulas. Correto: e, ao mesmo tempo apoiam um merdaSem falar nas palavras de baixo calão que você usou. Isso é coisa de gente desequilibrada, sem educação. Faz questão de observar a gramática e ortografia, mas não observa seu próprio caráter. Assim você não é exemplo pra ninguém. Reveja seus conceitos.
    • Eliseu Oliveira
      Vai se informar vc garotão. Vou te explicar... me avisa, se mesmo assim não der pra você entender eu posso desenhar.O Governo abre mão de parte dos impostos (que recebe de pessoas físicas ou jurídicas), para que esses valores sejam investidos em nos projetos culturais. Ou seja, são impostos (dinheiro) que deixa de entrar nos cofres público. O estado deixa de arrecadar. Entendeu?
    • Paulo Santos
      Exato, não existe censura e sim prioridade. Quanto aos LGBTs ninguém quer persegui-los, atacá-los ou censurá-los. A imprensa não observou que quanto mais mentem mais se desvalorizam e perdem confiança e confiabilidade.
    • Paulo Santos
      Isso não é censura, é prioridade. Quer produzir um filme LGBT poderá sim, mas com o seu dinheiro. A maioria do povo ao eleger Bolsonaro, disse sim a liberdade e ao respeito, mas não a APOLOGIA. Todos os LGBTS merecem respeito e carinho, mas que patrocinem suas produções porque NÃO serão censuradas e poderão passar em canais que não são patrocinados por nós brasileiros. Essa pequena diferença demonstra que não se trata de censura, mas apoiar financeiramente não é o caso. Muita gente produzindo bons filmes com temas mais importantes. Não confundir Prioridade com Censura. Simples de entender.
    • Leo Mendes
      Bom dia. Entendo sua posição, mas sigo na minha linha de diálogo que tem funcionado muito bem até agora. Já debati com vários eleitores não só do presidente atual quanto do Lula, Dória, etc, não só aqui mas em vários lugares e vi várias posições sendo reconsideradas. Realmente acho que dialogando sem polaridades radicais é que chegamos a outros lugares. Mas essa é a minha visão, não posso dizer que outros devem ser assim ou assado. Cada um faz o que lhe parece mais produtivo. O radicalismo na minha opinião é um beco sem saída. Antes dele prefiro tentar vários outros caminhos do diálogo . . .
    • Daniel Asimov
      Lula e Dilma também foram eleits democraticamente, isso nunca impediu vocês de xingarem eles. Agora quando o vagabundo do teu presidente está no poder você pede respeito. Haja hipocrisia
    • Daniel Asimov
      Lei Rouanet não usa dinheiro públicoVá se informar ao invés de ficar repetindo corrente de Whats App mentirosa
    • Daniel Asimov
      Então porque tu não vai morar na Antártica e deixa de viver na ditadura?
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Malévola - Dona do Mal Trailer Legendado
    Patrocinado
    A Lavanderia Trailer Legendado
    Zumbilândia: Atire Duas Vezes Trailer Legendado
    Downton Abbery - O Filme Trailer Legendado
    A Maratona de Brittany Trailer Original
    Sereia Predadora Trailer Original
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Pré-Produção
    Jurassic World 3 escala ator de Sorry For Your Loss
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 17 de outubro de 2019
    The Batman: Paul Dano é escalado como o Charada
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 17 de outubro de 2019
    The Batman: Jonah Hill está fora do filme estrelado por Robert Pattinson
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 17 de outubro de 2019
    Lena Headey vai estrelar versão moderna de Oliver Twist
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quarta-feira, 16 de outubro de 2019
    Lena Headey vai estrelar versão moderna de Oliver Twist
    Matrix 4 pode ter retorno de Jada Pinkett Smith
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quarta-feira, 16 de outubro de 2019
    Matrix 4 pode ter retorno de Jada Pinkett Smith
    Últimas notícias de cinema Pré-Produção
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top