Minha conta
    Crepúsculo: Por que os vampiros brilham no Sol no filme estrelado por Robert Pattinson?

    Stephenie Meyer foi muito criticada por criar vampiros que brilham como diamantes no romance entre Bella e Edward. Mas qual é o motivo por trás dessa escolha?

    Não importa o sucesso de bilheteria que tenha alcançado, a saga Crepúsculo nunca foi realmente levada a sério em Hollywood. Rejeitados pela crítica especializada, os filmes inspirados nos livros de Stephenie Meyer se tornaram vítimas de piadas (até mesmo do próprio elenco), gerando paródias e memes pela internet afora. Afinal, os longas contém algumas cenas bem polêmicas ou aqueles momentos de "vergonha alheia". Um deles é a característica singular dos vampiros, que são capazes de brilhar diante do Sol. Mas você sabia que existe uma razão pra isso?

    Por que os vampiros de Crepúsculo brilham no Sol?

    A saga Crepúsculo lida com dois elementos sobrenaturais em sua história: os vampiros e os lobisomens. Os segundos foram inspirados na cultura Quilleute, uma tribo nativo-americana real dos Estados Unidos. Porém, a parte dos vampiros foi totalmente inventada pela mente da autora Stephenie Meyer, que teve um sonho sobre como tal seres deveriam ser. A partir dele, ela criou uma espécie de vampiros que brilham no Sol, como se sua pele fosse formada por pequenos diamantes. 

    Desde então, essa virou uma das piadas mais clássicas de Crepúsculo, pois navega ao contrário de outros vampiros comuns e populares da cultura pop, que se queimam diante da luz solar. Isso surge na revelação das caraterísticas dos protagonistas de Twilight, feita por Edward (Robert Pattinson) — inclusive o fato que tudo nele é projetado para atrair suas presas, considerando seu visual e até mesmo seu cheiro. Mas existe um motivo especial para a pele descrita por Bella (Kristen Stewart) como mármore.

    Kati Critica: Está na hora de perdoar o Robert Pattinson que brilhou no Sol

    Nos livros, Stephenie Meyer explica que a pele dos vampiros é considerada mais dura e gelada que granito, por isso parecem um material estranho quando suas cabeças são arrancadas, como acontece na batalha final de Amanhecer - Parte 2. Mas o brilho surge a partir de suas células, que foram cristalizadas, já que (teoricamente) o veneno do vampiro seria capaz de destruir as partes mais humanas de seu corpo. Por causa de tudo isso, as células se tornaram duras e refrativas como se fossem minúsculos prismas.

    Graças a decisão de seus vampiros brilharem ao invés de se queimarem no Sol, Stephenie Meyer pode dar o pontapé inicial de sua história, já que a família Cullen só mora em Forks por conta de seu clima nublado e frio. Surge então o ponto ideal para Bella e Edward se conhecerem, pois esses seres conseguem se misturar entre os humanos, inclusive na escola local. É uma ideia meio louca? Sim, mas faz sentido no contexto dessa história tão adorada pelos fãs. Toda a saga Crepúsculo está disponível no Amazon Prime Video.

    Qual é a influência da saga Crepúsculo?

    Piadas a parte, Crepúsculo se tornou responsável por toda uma moda de romance sobrenatural que ganhou força a partir de 2008, gerando diversos filmes e séries. Afinal, os cinco filmes da franquia geraram mais de US$ 3 bilhões nas bilheterias mundiais. Sem falar que, indiretamente, ainda gerou outra saga famosa das telonas: Cinquenta Tons de Cinza, que ainda rendeu mais de US$ 1 bilhão nos cinemas. Então, sucesso comercial sempre foi.

    Para completar, Twilight também alavancou as carreiras de seu elenco, principalmente Robert Pattinson e Kristen Stewart. Ambos conseguiram superar os preconceitos para construir jornadas bem-sucedidas em Hollywood. Ele foi elogiado por suas performances no cinema independente e vai se arriscar novamente nos blockbusters em The Batman. Já ela fez história como a primeira protagonista gay de As Panteras e tem recebido muitos elogios por seu trabalho como a Princesa Diana em Spencer, que está cotadíssimo para o Oscar 2022. 

    Crepúsculo
    Crepúsculo
    Criador(es): Catherine Hardwicke
    Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
    Data de lançamento 19 de dezembro de 2008
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top