Minha conta
    Crepúsculo: Stephenie Meyer teria exigido somente atores brancos na saga de vampiros

    Diretora do primeiro filme, Catherine Hardwicke revela como a autora Stephenie Meyer impediu diversidade na hora de escalar atores para a família Cullen.

    A saga Crepúsculo foi um sucesso de bilheteria, sendo responsável por revelar grandes nomes para Holyywood, como Kristen StewartRobert Pattinson — que apresentaram carreiras bem importantes desde então. Porém, não é só de flores que vive essa franquia. Os filmes inspirados nos livros de Stephenie Meyer receberam duras críticas (inclusive do próprio elenco) por pecar em diversos aspectos. Um deles é a falta de diversidade em seu elenco, que foi causado pela própria autora. Outro problema? O retrato imperfeito da tribo Quilleute nas telonas.

    Stephenie Meyer impediu escalações diversas em Crepúsculo

    Apesar de ter arrecadado mais de US$ 3 bilhões nas bilheterias mundiais, Crepúsculo não foi sempre considerado um blockbuster. Disponível no Amazon Prime Video, seu primeiro filme teve um orçamento "modesto" de US$ 40 milhões, pois os produtores não queriam arriscar no projeto. Para isso, contrataram a diretora Catherine Hardwicke, que foi responsável pela base da franquia — incluindo a escalação do elenco. Porém, ela não conseguiu construir sua visão.

    Em entrevista ao The Daily Beast, a cineasta revelou que tinha planos para escalar um elenco diverso no primeiro longa da saga, porém isso foi contra os desejos de Stephenie Meyer, que teve um papel influente de consultora na produção. "Provavelmente, ela não via o mundo da mesma forma. Eu tinha grandes ideias para os vampiros, queria que Alice fosse japonesa. Mas ela não aceitava os Cullens sendo diversos, pois ela os visualizou de uma maneira específica. Ela sabia que cada personagem representava um amigo pessoal ou parente ou algo assim."

    Crepúsculo: Atores que participaram da franquia e você nem lembrava

    Se Meyer impediu a escalação de atores não-brancos para o clã dos Cullens, Hardwicke conseguiu convencê-la a escalar Edi Gathegi como o vampiro Laurent, pois sua pele é descrita nos livros como "tom de azeitona". Stephenie também permitiu que os amigos de Bella (Kristen Stewart) fossem mais diversos, assim a diretora escalou Christian SerratosJustin Chon como Angela e Eric, respectivamente.

    Crepúsculo fez retrato irresponsável da tribo Quilleute

    Ao mesmo tempo, alguns podem argumentar que Crepúsculo tinha representatividade em Jacob (Taylor Lautner), que fazia parte da tribo Quilleute. Porém, não foi bem assim que a história funcionou. Para começar, seu intérprete não fazia parte da comunidade nativo-americana... Somente após conquistar o papel, ele descobriu que sua mãe era descendente de outras tribos (Potawatomi e Ottawa), mas ele nunca esteve associado com a cultura desses grupos. 

    Crepúsculo: A cidade de Forks realmente existe ou foi criada pros filmes de Robert Pattinson?

    Por sua vez, a tribo Qulleute existe na vida real e parte de sua mitologia foi alterada nas telonas, para acrescentar os vampiros usados por Meyer. Além disso, muitos integrantes desse grupo se sentiram ofendidos com o retrato feito nos filmes, onde os lobisomens tem uma personalidade mais brutal e primitiva, em contraste com os sombrios e centrados vampiros brancos, que representariam seus colonizadores europeus. 

    Por fim, a saga Crepúsculo rendeu quantias absurdas de dinheiro, mas nenhum valor foi doado para os 2.000 integrantes da tribo Quilleute. Pelo menos, o sucesso da franquia cresceu o turismo em La Push, área reservada para essa comunidade nos Estados Unidos. Em paralelo, historiadores e membros do grupo criaram o site Truth vs Twilight, desmistificando as concepções erradas de sua mitologia apresentada nos longas. 

    Crepúsculo
    Crepúsculo
    Criador(es): Catherine Hardwicke
    Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
    Data de lançamento 19 de dezembro de 2008
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top