Minha conta
    Um Lugar Silencioso 2: Qual é a origem dos monstros e como começou o apocalipse?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Um Lugar Silencioso - Parte II começa com o primeiro dia do apocalipse na Terra, onde descobrimos a origem dos monstros.

    Um Lugar Silencioso - Parte II chegou aos cinemas brasileiros como uma experiência única de terror psicológico e amplia o assustador universo pós-apocalíptico que acompanhamos em Um Lugar Silencioso (2018), que foi aclamado pela crítica por causa de sua atmosfera enervante – figurando entre os filmes mais marcantes de terror psicológico da década. Uma das respostas mais aguardadas da sequência era sobre a origem das criaturas e como começou o apocalipse – o que é explicado no filme de John Krasinski.

    ATENÇÃO, a matéria apresenta spoilers de Um Lugar Silencioso - Parte II

    Logo após os acontecimentos mortais dentro de casa, a família Abbott (Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe) precisa agora encarar o terror mundo afora em Um Lugar Silencioso 2, continuando a lutar para sobreviver em silêncio. Obrigados a se aventurar pelo desconhecido, eles rapidamente percebem que as criaturas que caçam pelo som não são as únicas ameaças que os observam pelo caminho de areia.

    Como começou o apocalipse em Um Lugar Silencioso? 

    Um Lugar Silencioso - Parte II começa com um prólogo em flashback mostrando o primeiro dia do apocalipse, onde vemos uma invasão alienígena que levaria ao futuro pós-apocalíptico que acompanhamos na narrativa dos dois filmes. A TV de uma loja de conveniência está transmitindo notícias sobre um misterioso meteoro gigante que caiu no México, embora a cidade costeira da Nova Inglaterra (Estados Unidos) reaja como se fosse apenas um cometa caindo em um lugar distante, que não os afetará.

    A família Abbott acompanha uma partida de beisebol que Marcus (Noah Jupe) está participando, quando, repentinamente, observam os meteoros passando no céu por cima do estádio e caindo na Terra em algum lugar próximos deles. Com medo, todos tentam se proteger quando aparecem os monstros que vimos no primeiro filme. As criaturas assustadoras de Um Lugar Silencioso têm uma aparência semelhante aos Xenomorfos na franquia Alien ou os Demogorgons em Stranger Things, mas não indica exatamente em que espécie ou tipo de criação eles se enquadram. Como podemos ver na sequência, se trata de uma invasão alienígena que trouxe essas criaturas em meteoros para a Terra.  

    Um Lugar Silencioso 2: Tudo o que você precisa saber para assistir

    Em entrevista ao podcast da Empire, o roteirista e diretor John Krasinski havia dado mais detalhes sobre a origem dos monstros e como eles foram desenvolvidos. “Eles são de outro planeta. Quando desenvolvi a ideia de como queria que eles fossem, foi diferente da maioria dos filmes de alienígenas, em que eles são criaturas pensantes e que são sobre invasões e planos. A ideia de um predador, de um parasita, de algo que foi introduzido em nosso ecossistema era interessante”, explicou.

    Qual é a origem dos monstros de Um Lugar Silencioso?

    John Krasinski explicou por que os alienígenas são sensíveis ao barulho: “Eles cresceram em um planeta sem luz, então não têm olhos e só podem caçar pelo som. Eles também desenvolveram uma forma de se proteger de tudo, por isso são à prova de balas. E eu tinha que fazer tudo isso ter sentido para que eles seguissem regras tão rígidas quanto às da família, para que não fossem só convenientes”, afirmou.

    A resistência dos monstros veio do fato de eles terem precisado sobreviver a explosões e meteoritos em seu planeta e origem, o que os tornou praticamente invulneráveis e “máquinas evolucionárias perfeitas”, até que a família finalmente descobre o ponto fraco na reta final do filme. Ao desenvolver o conceito de como os monstros chegaram à Terra, John Krasinski também quis ir por um caminho diferente do que costumamos ver no gênero.

    Uma das fraquezas mais significativas dos monstros que Um Lugar Silencioso 2 apresenta é sua incapacidade de nadar. Quando Regan (Millicent Simmonds) e Emmett (Cillian Murphy) são atacados por um grupo de pessoas e depois pelas criaturas, a única maneira de escaparem da morte é mergulhando na água, correndo o risco de nadar para longe do caos e descobrindo que o monstro que pula atrás deles se afoga imediatamente. Como os monstros não têm habilidade para nadar e não se adaptaram a essa habilidade, é provável que o planeta de onde eles vêm não tenha água.

    Um Lugar Silencioso 2: John Krasinski revela que final do filme vai configurar história do spin-off

    Um Lugar Silencioso - Parte II está disponível nos cinemas brasileiros. Vale lembrar que, em 2023, vai ser lançado um spin-off de Um Lugar Silencioso que vai ser dirigido pelo cineasta Jeff Nichols, que deve explorar outros pontos do mundo pós-apocalíptico apresentado nos dois primeiros filmes.

    Um Lugar Silencioso - Parte II
    Um Lugar Silencioso - Parte II
    Data de lançamento 22 de julho de 2021 | 1h 37min
    Criador(es): John Krasinski
    Com Emily Blunt, John Krasinski, Cillian Murphy
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top