Minha conta
    Space Jam 2: Por que participação de personagens de Laranja Mecânica no filme é problemática?

    Filme com LeBron James retirou Pepe Le Pew, mas mostrou no trailer controversos protagonistas do clássico filme de Stanley Kubrick.

    O trailer de Space Jam: Um Novo Legado foi lançado no último sábado (03) e está dando o que falar. A sequência tardia do filme clássico de 1996 com Michael Jordan desta vez vai acompanhar LeBron James atravessando o multiverso da Warner Bros. para jogar uma partida de basquete ao lado de Isso quer dizer que o jogador vai compartilhar a tela com nomes como Voldemort, Pennywise, Gandalf, Scooby Doo, o Gigante de Ferro, um dos dragões de Game of ThronesKing Kong, entre outros. Tipo o Jogador Nº1 que pretende dar certo, sabe? 

    Só que nem tudo são flores: o longa também traz a aparição dos controvérsos personagens de Laranja Mecânica assistindo ao jogo. Isso enquanto o estúdio barrou a presença de Pepe Le Pew da produção. Incoerente, não? Vem entender este caso.

    Warner Bros.

    Por que é problemático os personagens de Laranja Mecânica em Space Jam 2?

    Para quem não se lembra da história de Laranja Mecânica, o polêmico e celebrado filme de Stanley Kubrick lançado em 1971 e inspirado no livro homônimo de Anthony Burgess, aí vai: ambientado em um futuro distópico, a produção é centrada em torno de um delinquente juvenil chamado Alex DeLarge (Malcolm McDowell), que lidera uma gangue de adolescentes criminosos que cometem vários crimes, incluindo estupro, roubo e agressão.

    Embora o filme tenha sido altamente elogiado como adaptação e tenha abordado algumas questões filosóficas pesadas sobre o livre arbítrio e a natureza do bem e do mal, também é cheio de violência intensa e uma série de cenas perturbadoras e desconfortáveis de assistir, incluindo imagens gráficas de agressão sexual. O final do filme é tão chocante que foi proibido em diversos países.

    Warner Bros.

    Considerando isso, não é surpreendente que muitos fiquem surpresos ao ver Alex e seus "droogs" assistindo a uma partida de basquete no trailer de Space Jam 2. Seus protagonistas certamente não deveriam estar referenciados em um filme para a família.

    Claro que pode-se argumentar que eles são simplesmente "personagens importantes na cultura pop". Porém, Alex & companhia certamente não são vilões inofensivos da mesma forma que, por exemplo, Voldemort de Harry Potter, os White Walkers de Game of Thrones ou até mesmo o palhaço Pennywise de It - A Coisa.

    5 filmes de sucesso que irritaram as famílias dos retratados

    Laranja Mecânica pode, mas Pepe Le Pew não?

    O que é estranho e incoerente é que a revelação dos personagens de Laranja Mecânica em Space Jam: Um Novo Legado aconteceu algumas semanas depois que o Deadline informou que Pepé Le Pew foi cortado do filme. A cena chegou a ser feita, inclusive. De acordo com a história, o gambá estaria morando no mundo de Casablanca quando LeBron apareceria para perguntar sobre o paradeiro de Lola Bunny. Segundo a descrição da cena, Pepé tentaria beijar o braço de uma mulher, levando um tapa dela, e o jogador lhe daria um sermão sobre consentimento. Tal "cancelamento" do personagem animado veio depois de um artigo de opinião do New York Times declarando que Le Pew "contribuiu para a cultura do estupro", mencionando sua perseguição indesejada por Penelope Pussycat. Sem contar que o visual de Lola Bunny foi modificado para não sexualizar a personagem.

    Warner Bros.

    Deve-se notar que os personagens não podem ser verdadeiramente comparados, já que Pepe Le Pew foi criado para ser um personagem de desenho animado simpático (se não muito heróico) cuja falta de limites e incapacidade de aceitar um "não" como resposta era para ser "tola" e tornar-se uma lição para os jovens, enquanto a gangue em Laranja Mecânica eram criminosos declarados.

    Tal exclusão torna problemático qualquer uso posterior do personagem de Pepe e não faria nada para mudar os desenhos animados de Looney Tunes do passado. Além disso, apresentar a redenção de Pepe como uma subtrama em Space Jam 2 serviria apenas para desviar a atenção do enredo central, o que parece uma razão provável pela qual o diretor Malcolm D. Lee (Viagem das Garotas) cortou a cena de Pepe. Embora seja possível para a Warner Bros. encontre uma maneira de renovar Pepe Le Pew, não funciona como um enredo secundário em um filme maior que provavelmente será a primeira introdução dos personagens de Looney Tunes para as novas gerações.

    Um dos lançamentos mais aguardados deste anoSpace Jam: Um Novo Legado tem estreia marcada para 15 de junho.

    Invocação do Mal 3, Matrix 4 e mais: Todos os filmes que chegam à HBO Max em 2021
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top