Minha conta
    10 filmes com as cenas mais parodiadas do cinema
    Gabriel Magarão
    Gabriel Magarão
    -Redator
    Apaixonado por cinema de terror, séries de comédia e Julia Louis-Dreyfus

    Algumas produções são tão incríveis que marcam para sempre uma geração. Veja os filmes com as cenas mais referenciadas na cultura pop.

    Entre filmes de terror com cenas de tirar o sono ou de ação cheios de sequências perigosas, o cinema proporciona muitos momentos memoráveis e que marcam gerações inteiras. Várias produções se tornam clássicos com diálogos marcantes e atuações poderosas, mas alguns são tão inesquecíveis que se repetem várias vezes em paródias e referências hilárias pela cultura pop. Pensando nisso, o AdoroCinema escolheu dez filmes com cenas tão memoráveis que até quem nunca assistiu consegue reconhecer.

    10 Filmes de terror clássicos para curtir no fim de semana

    CREPÚSCULO

    O romance épico entre Bella e Edward marcou toda a geração que cresceu nos anos 2000/2010. Alguns até diriam que está entre os melhores filmes de vampiros de todos os tempos. Mas independente se você é fã ou hater, é impossível negar que Crepúsculo se tornou um fenômeno da cultura pop, levando milhões de pessoas ao cinema entre 2008 e 2012.

    O sucesso do filme é tão absurdo que inspirou uma produção inteira parodiando a história dos Cullens em Os Vampiros que se Mordam. E, além disso, serviu de referência para uma sequência de Halloween da 22ª temporada de Os Simpsons.

    Crepúsculo
    Crepúsculo
    Criador(es): Catherine Hardwicke
    Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
    Data de lançamento 19 de dezembro de 2008
    Assista agora

    MATRIX

    Com a quarta parte da franquia prevista para estrear esse anoMatrix permanece como um dos filmes mais relevantes da ficção científica. A obra-prima das irmãs Wachowski provou que ainda havia muito a ser explorado no gênero e entregou um enredo cativante que conquistou milhares de fãs.

    As cenas mais impressionantes do filme são, sem dúvidas, as eletrizantes sequências de ação que deixam o público sem fôlego. Elas foram tão notáveis que inspiraram cenas em Todo Mundo em Pânico e Community.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    STAR WARS

    A saga de Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo se transformou em um dos maiores fenômenos da cultura pop desde sua estreia em 1977. O filme rendeu várias cenas que marcam os fãs até hoje em uma franquia de sucesso com filmes, séries e animações cheias de momentos que tornaram Star Wars um clássico. As sequências mais memoráveis de Star Wars inspiraram paródias e referências incríveis em vários outros produtos da cultura pop, como episódios inteiros de Uma Família da Pesada e uma cena hilária em Toy Story.

    Star Wars
    Star Wars
    Data de lançamento 30 de janeiro de 1978 | 2h 01min
    Criador(es): George Lucas
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    O ILUMINADO

    “Here’s Johnny” se transformou em uma das frases mais assustadoras do cinema depois de serem ditas por Jack Nicholson em O Iluminado. Embora improvisada pelo ator, a cena se transformou em uma das mais marcantes do cinema de terror, não apenas pela atuação de Nicholson, mas também pelo incrível trabalho de Shelley Duvall e do diretor Stanley Kubrick. Inúmeros trechos de O Iluminado já foram parodiados e referenciados em outras produções, entre elas Uma Família da Pesada e a série Hannibal.

    O Iluminado
    O Iluminado
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1980 | 2h 23min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    PSICOSE

    Psicose é de longe uma das maiores e mais importantes obras-primas do terror. O filme de Hitchcock deixou uma marca permanente no cinema e influenciou diretamente como os filmes de terror posteriores seriam feitos. Entre tantos momentos inesquecíveis, como a revelação final e os diálogos entre Norman e Marion, a cena mais memorável de Psicose é o famoso ataque no banheiro quando vemos, de forma chocante, a protagonista morrer na primeira metade do filme. Esse momento é tão marcante que rendeu várias referências em outras produções,como Looney Tunes: De Volta a Ação e Os Simpsons.

    Psicose
    Psicose
    Data de lançamento 25 de agosto de 1960 | 1h 49min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com Anthony Perkins, Janet Leigh, John Gavin
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    10 clássicos que todos que amam cinema precisam assistir

    O PODEROSO CHEFÃO

    O Poderoso Chefão é, sem dúvidas, o filme que definiu todas as produções sobre a Máfia que o sucederam. De Os Bons Companheiros até Família Soprano, todos se inspiraram na obra de Francis Ford Coppola. O filme rendeu diversas cenas clássicas e frases memoráveis como “I’m gonna make him an offer he can’t refuse” ou “Just when I thought I was out, they pull me back in”.

    Mas até produções que nada têm a ver com mafiosos também se apropriaram de alguns momentos icônicos do filme para garantir algumas risadas, como Eu, A Patroa e as CriançasModern Family e Seinfeld.

    O Poderoso Chefão
    O Poderoso Chefão
    Data de lançamento 24 de março de 1972 | 2h 55min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan
    Usuários
    4,8
    Assista agora

    O PLANETA DOS MACACOS

    Planeta dos Macacos de 1968 é um dos maiores clássicos da ficção científica feitos até hoje. O filme gerou toda uma franquia de sucesso e abriu caminho para histórias mais instigantes e desafiadoras no cinema, além de ter um dos melhores plot twists da história.

    A reviravolta final foi tão chocante na época que, além de ter permanecido um bom tempo na mente do público, se tornou uma das cenas mais referenciadas do cinema. Animações populares como FuturamaMadagascar já recriaram o icônico momento.

    O Planeta dos Macacos
    O Planeta dos Macacos
    Data de lançamento 21 de março de 1968 | 1h 50min
    Criador(es): Franklin J. Schaffner
    Com Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
    Usuários
    4,2
    Assistir em streaming

    TAXI DRIVER

    Com uma poderosa atuação de Robert De Niro e direção afiada de ScorseseTaxi Driver conquistou um lugar entre os filmes mais aclamados do cinema. O filme sobre um taxista lidando com estresse pós-traumático se tornou um clássico instantâneo, especialmente depois da cena em que De Niro se encara no espelho e repete várias vezes a frase “You talking to me?”. A interpretação do ator foi tão marcante que rendeu imitações hilárias como a de Michael Scott em The Office.

    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Data de lançamento 22 de março de 1976 | 1h 55min
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Robert De Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    TUBARÃO

    Todo mundo conhece a incrível trilha sonora de Tubarão. Mesmo quem nunca assistiu o filme, com certeza consegue reconhecer a marcante música de abertura que serve de prelúdio ao ataque do enorme animal. A obra de Steven Spielberg foi tão memorável que mudou completamente a forma de fazer filmes de animais assassinos e construir suspense. As cenas de ataque são tão clássicas que é possível notar referências a elas em várias outras produções como Bobs’s Burgers, Uma Família da Pesada e até The Walking Dead.

    Tubarão
    Tubarão
    Data de lançamento 7 de julho de 1975 | 2h 04min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    A HORA DO PESADELO

    Poucos vilões causaram tanto medo no público como Freddy Krueger. A Hora do Pesadelo marcou toda uma geração de jovens que perderam completamente o sono depois da obra de Wes Craven. Assim, A Hora do Pesadelo se tornou um dos filmes de terror mais referenciados na cultura pop, rendendo ótimas paródias em Rick and Morty e referências em O Mundo Sombrio de Sabrina.

    A Hora do Pesadelo
    A Hora do Pesadelo
    Data de lançamento 27 de novembro de 1986 | 1h 31min
    Criador(es): Wes Craven
    Com Robert Englund, Isaac Bardavid, Heather Langenkamp, Johnny Depp
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top