Minha conta
    12 melhores filmes de vampiros de todos os tempos

    Além de clássicos como Nosferatu e Drácula, obras modernas como Crepúsculo marcaram o subgênero para sempre.

    Quando falamos em vampiros, logo pensamos em figuras clássicas como Nosferatu e Drácula. Todos esses personagens do cinema saíram de livros clássicos que marcaram gerações. E desde que essas obras revolucionaram a sétima arte, o subgênero vem passando por inúmeras transformações.

    No início do século, Anjos da Noite - Underworld revolucionou a forma de contar as histórias de vampiros. Isso porque o longa juntou diversas criaturas folclóricas com uma criatividade excepcional. E alguns anos mais tarde, foi a vez de Crepúsculo mostrar que esse tipo de narrativa também pode agradar os fãs de produções teens.

    O fato é que os vampiros agradam a todos e são objetos de fascinação desde os primórdios da humanidade. Por isso, nós separamos os melhores filmes que retratam esses seres adoráveis das mais diferentes formas. Confira:

    O Que Fazemos nas Sombras

    O Que Fazemos nas Sombras
    O Que Fazemos nas Sombras
    Data de lançamento agosto 2016 | 1h 22min
    Criador(es): Jemaine Clement, Taika Waititi
    Com Alexandre Astier, Fred Testot, Bruno Salomone
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    O Que Fazemos nas Sombras é uma das paródias mais geniais já feitas no cinema. Dirigido por Taika Waititi (Jojo Rabbit), a trama acompanha vampiros tendo dificuldades com as tarefas do mundo moderno, como pagar as contas, ir para baladas e resolver conflitos com amigos.

    Quem será a próxima Carrie, A Estranha?

    30 Dias de Noite

    30 Dias de Noite
    30 Dias de Noite
    Data de lançamento 7 de dezembro de 2007 | 1h 45min
    Criador(es): David Slade
    Com Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston
    Usuários
    3,8
    Assistir em streaming

    30 Dias de Noite acompanha uma cidade que é engolida pela escuridão por um mês. Logo em seguida, milhares de vampiros começam a assassinar os moradores do local.

    Drácula de Bram Stoker

    Drácula de Bram Stoker
    Drácula de Bram Stoker
    Data de lançamento 12 de março de 2020 | 2h 08min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves
    Usuários
    4,3

    Ganhador de três Oscar (Figurino, Maquiagem e Efeitos Sonoros) Drácula de Bram Stoker acabou se tornando um clássico com o personagem sugador de sangue. Os motivos são muitos e vão desde a direção competente de Francis Ford Coppola, passando pela atuação do elenco até a surpreendente história (de amor) que prende o espectador do início ao fim.

    6 filmes de terror com fama de amaldiçoados que vão te arrepiar

    Nosferatu

    Nosferatu
    Nosferatu
    1h 34min
    Criador(es): F.W. Murnau
    Com Max Schreck, Greta Schroeder, Gustav von Wangenheim
    Usuários
    4,3

    O clássico Nosferatu, de 1922, conta exatamente a mesma história do Conde Drácula, mas por não terem conseguido os direitor autorais, os produtores alteraram os nomes: "vampiro" virou "Nosferatu", e o Conde Drácula foi batizado Conde Orlok (interpretado por Max Schreck). Este filme mudo, do diretor Friedrich-Wilhelm Murnau, também recebeu um subtítulo: "Uma sinfonia do horror".

    A produção ficou conhecida por seu visual estilizado e pelo estilo expressionista, com imagens distorcidas e muito uso de sombras. Com o sucesso da produção, várias refilmagens foram feitas, incluindo o Nosferatu de Werner Herzog em 1979, e o "making of fictício" A Sombra do Vampiro (2000), que imagina os bastidores das filmagens de Nosferatu se o ator Max Schreck (Willem Dafoe) fosse um vampiro de verdade.

    16 filmes de terror essenciais para assistir na HBO GO

    Entrevista com o Vampiro

    Entrevista Com o Vampiro
    Entrevista Com o Vampiro
    Data de lançamento 22 de dezembro de 1994 | 2h 03min
    Criador(es): Neil Jordan
    Com Tom Cruise, Brad Pitt, Stephen Rea
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Os vampiros não fazem sucesso apenas nos cinemas, se destacando também em obras literárias. Anne Rice é uma das autoras mais conhecidas do gênero. Lançado em 94, Entrevista com o Vampiro é a mais bem sucedida adaptação das obras da escritora. Dirigido por Neil Jordan, o longa tem como ponto de partida a entrevista de um ambicioso repórter (Christian Slater) com Louis (Brad Pitt), um sujeito que diz ser um vampiro de mais de 200 anos.

    7 atuações marcantes de Brad Pitt

    Apesar de narrar a história, Louis acaba perdendo espaço para o vampiro que transformou o primeiro e o ensinou a viver, Lestat (Tom Cruise), que rouba quase todas as cenas em que aparece. Cruise realiza um trabalho impressionante. Pitt também está bem, assim como a jovem Kirsten Dunst, que interpreta a vampirinha Claudia.

    Drácula

    Drácula
    Drácula
    Data de lançamento 13 de maio de 2022 | 1h 15min
    Criador(es): Tod Browning
    Com Bela Lugosi, Helen Chandler, David Manners
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Looke

    A história de Drácula, o filme, segue de maneira fiel o livro de Bram Stoker, a não ser pelo fato de o vampiro não ter dentes longos, nem deixar marcas no pescoço de suas vítimas. A direção é de Tod Browning, um especialista em retratar monstros no cinema. Este filme se tornou um clássico tão grande que Lugosi apareceu em outras produções no mesmo papel (O Retorno do Vampiro, Plano 9 do Espaço Sideral), e quando o ator morreu, ele foi enterrado com a capa preta de seu personagem.

    Blade

    Blade, o Caçador de Vampiros
    Blade, o Caçador de Vampiros
    Data de lançamento 30 de outubro de 1998 | 1h 55min
    Criador(es): Stephen Norrington
    Com Wesley Snipes, Stephen Dorff, Kris Kristofferson
    Usuários
    3,9
    Assista agora em Max

    Blade não é apenas um filme de vampiros, mas também de super-herói. Afinal de contas, o personagem foi criado por Marv Wolfman e Gene Colan para os quadrinhos da Marvel. Na época as adaptações dos personagens da editora não estavam na moda e sofriam uma certa resistência devido aos fracassos anteriores. Foi justamente Blade, o Caçador de Vampiros que começou a mudar esta história.

    Mesclando elementos clássicos do vampirismo, como a necessidade de sangue, com muitas cenas de ação, Blade fez sucesso e logo se tornou um marco na carreira de seu protagonista, Wesley Snipes. Ele, por sinal, também é vampiro, mas por ter sido contaminado na barriga da mãe ganhou o dom de andar à luz do dia sem prejuízos - o que lhe valeu o apelido de "daywalker". O personagem ainda deu as caras nas telonas em mais dois filmes, Blade 2 e Blade Trinity, ambos estrelados por Snipes.

    Blade: Marvel contrata primeira roteirista negra para filme com Mahershala Ali

    Fome de Viver

    Fome de Viver
    Fome de Viver
    Data de lançamento 19 de maio de 1983 | 1h 40min
    Criador(es): Tony Scott
    Com Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon
    Imprensa
    4,5
    Usuários
    4,1

    Falar de filmes sobre vampiros e deixar de citar Fome de Viver seria como enfiar uma estaca no coração dos admiradores do personagem viciado no preciso líquido vermelho. Mesmo que eles não tenham tido ainda a oportunidade de assistir. Primeiro longa do cineasta Tony Scott, falecido recentemente, esse pequeno filme tem elenco de estrelas (Catherine Deneuve, o cantor David BowieSusan Sarandon e Willem Dafoe), um climão gótico e uma história interessante.

    Uma vampira (Deneuve) sobrevive através dos séculos sugando "a vida" de seus amantes, mas depois de um certo tempo eles passam a envelhecer e somente ela continua bela. Seu atual parceiro (Bowie) não aceita essa condição e procura uma maneira de driblar o seu destino, recorrendo a uma médica (Sarandon), que acaba se envolvendo numa macabra história de amor.

    Anjos da Noite - Underworld

    Anjos da Noite - Underworld
    Anjos da Noite - Underworld
    Data de lançamento 16 de abril de 2004 | 2h 01min
    Criador(es): Len Wiseman
    Com Kate Beckinsale, Scott Speedman, Bill Nighy
    Usuários
    4,2
    Assista agora

    O ano de 2003 trouxe para os fãs da "temática vampira" um elemento novo com Anjos da Noite - Underworld. Isso porque uma história dirigida (e também criada) por Len Wiseman reunia vampiros e lobisomens num clima de absoluta rivalidade, travada sem o conhecimento da espécie humana.

    Para aumentar o conflito, um homem (Scott Speedman) passa a ser objeto de perseguição de ambos os lados por reunir em seu corpo os poderes das duas criaturas. Mas a vampira Selene (Kate Beckinsale) precisa evitar que esse ser híbrido caia nas mãos do inimigo e acaba se apaixonando por ele, vivendo um (tradicional) amor proibido.

    Lançamentos de filmes de terror em 2021 que prometem arrepiar o público

    O Vampiro da Noite

    O Vampiro da Noite
    O Vampiro da Noite
    1h 22min
    Criador(es): Terence Fisher
    Com Christopher Lee, Peter Cushing, Michael Gough
    Usuários
    3,5

    Drácula já teve várias caras nos cinemas, mas poucas foram tão icônicas quanto a de Christopher Lee. Ele assumiu o personagem em O Vampiro da Noite (1958), clássico dos estúdios Hammer. Na história, Jonathan Harker visita a mansão de Drácula para catalogar os livros em sua biblioteca. Ele logo percebe que a estadia seria algo traumático. A situação fica ainda pior quando o Conde se sente atraído pela noiva de Harker, Lucy Holmwood.

    Crepúsculo

    Crepúsculo
    Crepúsculo
    Criador(es): Catherine Hardwicke
    Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
    Data de lançamento 19 de dezembro de 2008
    Assista agora

    Mesclando uma boa dose de romantismo com o fascínio causado pelos vampiros, Crepúsculo fez sucesso tanto na literatura quanto no cinema. A história central pode ser descrita como a paixão de uma adolescente (Kristen Stewart) por um vampiro centenário (Robert Pattinson), que mantém o visual como se tivesse cerca de 20 anos.

    Crepúsculo: O grande erro do final da saga que você nunca percebeu

    A Hora do Espanto

    A Hora do Espanto
    A Hora do Espanto
    Data de lançamento 22 de maio de 1986 | 1h 40min
    Criador(es): Tom Holland (II)
    Com Chris Sarandon, William Ragsdale, Amanda Bearse
    Usuários
    4,1

    Alguns filmes acabam entrando para a história meio que por acaso, e A Hora do Espanto é um exemplo. Com um argumento simples, sobre um jovem que descobre ter um vizinho vampiro, o longa abriu as portas para um novo gênero, misturando terror e humor: o terrir.

    23 filmes de terror com crianças bizarras e assustadoras
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top