Minha conta
    Mostra de São Paulo 2017: Olga Baillif explora as dificuldades da vida de artista no drama Ao Redor de Luísa (Exclusivo)

    Uma cantora se confronta ao fim da banda, do próprio namoro e à possível morte do pai.

    A cantora folk Luisa (Pieta Brown) está em crise: incerta sobre os futuros da banda e em vias de romper com o namorado, também músico, ela recebe a visita inesperada do pai, dizendo estar gravemente doente.

    Este é o ponto de partida de Ao Redor de Luisa, drama minimalista que força a personagem a enxergar sua vida por uma nova perspectiva, e expressar suas dores através das canções. A diretora Olga Baillif está no Brasil para a exibição do filme na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

    Aproveitamos para conversar com ela sobre o projeto:

    O retorno do pai doente poderia ser o tema de um melodrama, mas você evita o sentimentalismo.

    Olga Baillif: Penso que isso é algo mais próximo da minha sensibilidade. Era evidente que para contar uma história como essa de perdas, de separação, de deixar as coisas para trás, precisaria ser contida, precisaria trazer aspectos psicológicos mais profundos do que expressá-los em um melodrama. Mas acho que, antes de mais nada, é uma questão de gosto pessoal, de visão de mundo.

    Você utiliza várias canções inteiras no filme. Que papel narrativo elas tinham para você?

    Olga Baillif: Não quis que a música explicasse o filme ou a história de modo algum, mas claro que queria que a canção expressasse a progressão da narrativa através das interpretações. Então, dei instruções muito precisas, tanto para os músicos quanto para Pieta Brown, que escreveu as letras, e para Bertrand Belin, que compôs as músicas.

    Para cada peça, disse exatamente do que precisava, seja em relação à música ou à letra, em termos de ambientação musical. Então, sim, a trilha sonora é um reflexo do que acontece com os personagens.

    O título chegou a ser modificado, mas no final, você voltou a Ao Redor de Luisa.

    Olga Baillif: Durante a montagem, outro título surgiu. Tentei colocá-lo no filme, ver como ficava na tela, mas não deu certo, o filme resistiu. É difícil explicar, é uma questão de feeling, mas o outro título não funcionou. Duas pessoas muito próximas do projeto me disseram que Ao Redor de Luisa era o título certo. Finalmente, o título se impôs ao filme.

    A vida de artista é mostrada sem idealização. A banda é retratada como um grupo de trabalhadores.

    Olga Baillif: Isso era muito importante para mim. Sempre imaginei que esse grupo tinha uma certa notoriedade dentro do universo da música independente, onde há uma noção de artesanato que é muito importante. A vida dos artistas e dos músicos, é assim, há muito trabalho. São muitas horas de ensaio, muitas horas na estrada.

    Fazer uma turnê é algo exaustivo porque é preciso trabalhar o dia inteiro. É preciso subir o palco, se preparar, e depois ainda há o show em si. Então sim, tinha a vontade de mostrar esse contraste entre a potência e a beleza do momento da performance, que toca o público, que nos emociona e que faz parte do espetáculo, e o que há por trás, que é o trabalho.

    Como foi o processo de produção para um filme deste porte?

    Olga Baillif: Ao Redor de Luisa foi feito em coprodução com a Suíça e com a Bélgica. Na Europa, nós começamos a solicitar financiamento desde a escrita do roteiro, desde a pré-produção e da fase de desenvolvimento. Neste caso, o que demorou foi o longo processo de elaboração do roteiro. Quando ele estava pronto, nós conseguimos o financiamento rapidamente, em poucos meses. Nós obtivemos todos os recursos públicos possíveis na Suíça e a outra parte do dinheiro na Bélgica. Então, no fim das contas, foi fácil.

    Depois dos festivais, Ao Redor de Luisa mira o lançamento apenas no circuito comercial ou também em plataformas digitais?

    Olga Baillif: No momento, o que está definido é o lançamento nas salas após os festivais, mas é possível que nós lancemos online. Outro filme nosso foi lançado na plataforma MUBI, por exemplo. Lançar filmes no streaming tem se tornado uma boa possibilidade para nós.

    Mas hoje é mais complicado. Anteriormente, nós conseguíamos auxílio público, de fundos europeus, para lançar os filmes nas salas dos países coprodutores. Mas na Suíça não é mais assim. Na Bélgica talvez seja mais fácil porque o país faz parte da União Europeia.

    Leia todas as nossas críticas de filmes da 41ª Mostra:

    1945A Cordilheira

    A Fera na Selva

    A Jew Must Die

    A Noite em que NadeiA Noiva do Deserto

    A Oeste do Rio Jordão

    A Telenovela ErranteAbrigo

    Açúcar

    Ana, Meu AmorAntónio Um Dois Três

    Ao Redor de Luisa

    Aos Teus Olhos

    Arábia

    As Boas Intenções

    As Boas Maneiras

    Assim é a VidaBeijos de Borboleta

    Bikini Moon

    Blue My Mind

    Café Com Canela

    Callado

    Caminhando Com o Vento

    Construindo Pontes

    CuatrerosCustódia

    Daphne

    Desaparecimento

    El PamperoEm Que Tempo Vivemos? 

    Esplendor

    Félicité

    Gabriel e a Montanha

    Happy End

    Homem Livre

    Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir

    Jericó, o Infinito Voo dos Dias

    Legalize Já!

    Loveless

    Makala

    Música para Quando as Luzes se Apagam

    Não Devore Meu Coração

    Niñato

    Noites BrilhantesO Beijo no Asfalto

    O DesafioO Dia Depois

    O Forte dos Loucos

    O Jovem Karl Marx

    O Matador

    O Motorista de Táxi

    O Nome da Morte

    O Outro Lado da EsperançaPescadores de Corpos

    Praça Paris

    Querida Mamãe

    Satã Disse Dance

    Saudade

    Scary MotherSeverinaSoldados do Araguaia

    Tempo de Qualidade

    Tenha um Bom Dia

    The Square

    Três Anúncios Para um CrimeUma Espécie de Família

    Uma Verdade Mais Inconveniente

    Vazante

    Visages, Villages

    Zama

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top