Minha conta
    Aquelas sagas adolescentes que nunca vão acabar
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma retrospectiva das séries literárias adolescentes que nem sempre conquistaram o sucesso esperado nas telonas. De Eragon à Instrumentos Mortais e Divergente.

    Com o sucesso de O Senhor dos Anéis e Harry Potter nos anos 2000, não foram poucas as sagas adaptadas da literatura infanto juvenil, mas ainda mais raro foram sucessos inegáveis como Crepúsculo e Jogos Vorazes. Confira todas as franquias adaptadas de séries best-sellers que nunca terminaram, seja por um péssimo resultado de bilheteria ou por apenas serem canceladas antes de uma última parte como conclusão de uma série.

    Divergente
    Divergente
    Criador(es): Neil Burger
    Com Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet
    Data de lançamento 17 de abril de 2014
    Assistir em streaming

    Divergente (2014 - 2016)

    Summit

    Após os resultados decepcionantes de A Série Divergente: Convergente nas bilheterias internacionais, a 4ª parte, que supostamente adaptaria para a tela a segunda metade do terceiro e último volume da saga literária escrita por Veronica Roth, nunca chegou aos cinemas. Existiam planos de um filme feito para a TV como forma de conclusão e um spin-off em série. Contudo, nenhum desses dois projetos viu a luz do dia, e Shailene Woodley, atriz no papel de protagonista, parece ter seguido em frente.

    Eragon (2006)

    Fox 2000 Pictures

    Lançado nos cinemas em 2006, Eragon narra a jornada épica de um adolescente em um mundo habitado por dragões e nunca teve uma continuação, apesar dos números nada vergonhosos em bilheteria mundial (249 milhões de dólares). Talvez o motivo tenha sido as críticas negativas a uma história fortemente inspirada em Star Wars. Contudo, uma nova versão está oficialmente em andamento e prevista para estrear no streaming Disney+.

    A 5ª Onda (2016)

    Columbia Pictures/Sony Pictures

    A 5ª Onda é a primeira parte de uma trilogia escrita por Rick Yancey e seguida por O Mar Infinito e A Última Estrela. Essas duas obras acabaram não ganhando adaptações já que o primeiro filme, protagonizado por Chloë Grace Moretz, marcou o início do declínio de bilheteria das adaptações de romances de ficção científica para jovens no cinema.

    Cirque du Freak: O Aprendiz de Vampiro (2009)

    Paramount Pictures

    Primeira parte da adaptação de uma famosa saga vampiresca escrita por Darren Shan (com 12 volumes no total), O Aprendiz de Vampiro é a adaptação dos três primeiros livros (Cirque du Freak, The Vampire's Assistant e Tunnels of Blood). Lançado durante o boom dos vampiros no cinema, esta adaptação com Josh Hutcherson é assinada por Paul Weitz, irmão de Chris Weitz, que havia filmado dirigido Lua Nova. E os dois filmes foram lançados com um mês de diferença nos Estados Unidos! O filme não pagou seu orçamento e as chances de ganhar sequências futuras se tornaram nulas.

    The Secret Circle (2011)

    CW

    Também na televisão algumas adaptações de sagas literárias dão azar. Adaptada dos romances homônimos de LJ Smith (Vampire Diaries), a série The Secret Circle, lançada em 2011 na CW e centrada em jovens aprendizes de feiticeiro, foi de fato cancelada após uma única temporada, por falta de audiência. Tudo isso apesar de um elenco interessante liderado por Britt Robertson e Thomas Dekker.

    Mentes Sombrias (2018)

    21 Laps Entertainment

    Provavelmente lançado um pouco tarde para encontrar seu público, Mentes Sobrias é uma adaptação do primeiro volume da saga literária imaginada por Alexandra Bracken. Os adolescentes que não foram eliminados por um vírus desenvolveram poderes psíquicos fora de controle e estão presos, mas Ruby consegue escapar. Apesar do desempenho impecável de Amandla Stenberg, o filme não conseguiu pagar seu orçamento e alcançou a pior terceira semana de exibição na história do cinema.

    Fallen (2016)

    Walt Disney Pictures/H20 Pictures

    Condensar um livro de 450 páginas em 1h31, incluindo créditos, foi o desafio de Fallen, uma espécie de “Crepúsculo com anjos” ambientado em uma atmosfera bastante melancólica. A falta de ação e recursos acabaram com a ambição das equipes de filmagem em produzir sequências. Para a felicidade dos fãs, além dos seis livros da saga, a Globoplay planeja uma adaptação com elenco de peso em breve.

    Jumper (2008)

    20th Century Fox

    Concebido como a primeira parte de uma trilogia, Jumper nunca terá uma continuação por causa de sua bilheteria americana: 80 milhões de dólares ao fim das exibições, sem sequer reembolsar o orçamento das filmagens. Sem dúvida um grande erro foi o cenário superficial durante as sequências de ação. Os quatro romances de Steven Gould, portanto, permanecerão nos livros por um bom tempo, enquanto a carreira de Hayden Christensen ficou estagnada por quase uma década até o ator retornar com a série Obi-Wan Kenobi.

    Eu Sou o Número Quatro (2011)

    DreamWorks Pictures

    Apesar de um elenco liderado pelo belo Alex Pettyfer e pela estrela de Glee, Dianna Agron, Eu Sou o Número Quatro, adaptação do primeiro volume da saga literária de ficção científica Os Legados de Lorien em 2011, não despertou emoções reais e é lembrado como um grande fracasso. Mas todos seguiram em frente, em especial Pettyfer. A continuação intitulada The Power of Six provavelmente nunca chegará às telas.

    O Sétimo Filho (2014)

    Universal Pictures

    O sucesso de Game of Thrones três anos antes, sem dúvida, contribuiu para a validação desta adaptação dos romances de As Aventuras do Caça-Feitiço, O Sétimo Filho. Ben Barnes é o grande protagonista, e há convidados de prestígio (Jeff Bridges, Julianne Moore, Alicia Vikander, Kit Harington e Djimon Hounsou) mas o filme (que toma liberdades consideráveis ​​em relação aos livros) foi um desastre comercial que custou cerca de 80 milhões à Universal Pictures.

    Academia De Vampiros (2014)

    Diamond Films

    Apesar de ser uma saga de seis livros de relativo sucesso, Academia de Vampiros não teve continuação porque o filme foi mal recebido pelo público (não havia sido exibido para a imprensa) e não funcionou nos cinemas. Uma campanha para uma segunda exibição acabou fracassando no site de crowdfunding Indiegogo. Mas anos depois, em maio de 2021, foi anunciado que a plataforma Peacock estava produzindo uma série de TV para Vampire Academy, desenvolvida por Julie Plec (Legacies, Vampire Diaries). No entanto, a série acabou sendo cancelada após apenas uma temporada no ano passado.

    Meu Namorado é um Zumbi (2013)

    Summit

    O romance Warm Bodies de Isaac Marion, do qual o filme é adaptado, teve uma prequel e uma continuação, que não verão a luz do dia na tela grande tão cedo. De fato, o diretor Jonathan Levine conseguiu casar com o tom humorístico dessa comédia romântica com zumbis, mas esse casamento curioso e original não teve continuação, apesar de uma bilheteria substancial (116,9 milhões para 35 de orçamento). Uma sequência da série está em andamento desde 2019, mas nenhuma notícia foi dada desde então.

    Coração de Tinta (2009)

    New Line Cinema

    Na mesma linha de Jumanji, Coração de Tinta, lançado em 2009 com Brendan Fraser no papel principal, também tinha potencial para catapultar uma nova franquia nas telonas, já que o romance do qual é adaptado é o primeiro volume de um ciclo de três livros. Mas, devido a críticas médias e bilheteria modesta, as sequências foram comprometidas.

    As Crônicas de Nárnia (2005 - 2010)

    Walt Disney Pictures

    Por anos pensamos que a saga clássica As Crônicas de Nárnia estava enterrada nas telonas, depois de um decepcionante terceiro capítulo em 2010 (As Crônicas de Nárnia e a Viagem do Peregrino da Alvorada) e baixos números nos Estados Unidos. Anunciado em 2013, um quarto filme acabou não vendo a luz do dia, mas em 2019, a Netflix encomendou uma minissérie e filmes de Matthew Aldrich (autor de A Vida é uma Festa da Pixar), mas não houve novas atualizações a respeito.

    O Doador de Memórias (2014)

    Walden Media

    Por conta do final aberto do filme e o fato do romance de Lois Lowry do qual foi adaptado fazer parte de um ciclo de quatro livros ambientados no mesmo universo futurista, obviamente se imaginava uma continuação nas telonas. Mas The Giver, protagonizado por Brenton Thwaites e Jeff Bridges, não foi um sucesso, e as muitas mudanças na narrativa principal desapontaram até os fãs mais obstinados.

    Os Instrumentos Mortais (2013)

    Sony Pictures

    Com seus 6 volumes publicados entre 2007 e 2014, além de prequels e continuações que viriam, Os Instrumentos Mortais tinha tudo para se juntar a Crepúsculo e Jogos Vorazes o hall da fama de adaptações de romances adolescentes. Mas Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, lançado em 2013 com Lily Collins e Jonathan Rhys-Meyers de protagonistas, sofreu para convencer a audiência, selando assim o destino de uma potencial franquia. Poucos anos depois, os livros ganharam uma adaptação para a TV intitulada Shadowhunters.

    Shadowhunters (2016 - 2019)

    Freeform

    Falando em Shadowhunters, a série de TV da Freeform foi um caso à parte. Repaginando a história do filme com um novo elenco, a produção teve uma 1ª temporada de relativo sucesso, ganhando mais duas temporadas até que a pouca conversa em torno da adaptação fizesse com que a série fosse cancelada.

    Ender's Game (2013)

    Summit

    Um romance de ficção científica de sucesso publicado em 1985, Ender's Game - O Jogo Do Exterminador foi finalmente levado às telas em 2013, estrelado por Harrison Ford e Asa Butterfield, para o deleite de seus fãs. Mas o filme arrecadou apenas metade de seu orçamento em bilheteria, e possíveis adaptações das partes seguintes do Ciclo Ender parecem muito improváveis ​​(apesar de terem sido anunciadas).

    Cidade das Sombras (2008)

    Walden Media

    Grande fracasso de bilheteria, com apenas 18 milhões de dólares de receita para um orçamento de 55 milhões, Cidade das Sombras sem dúvida desanimou seus produtores, que rapidamente desistiram de adaptar os volumes seguintes da ainda muito boa série literária Book of Ember. Uma pena para Saoirse Ronan, que iria protagonizar outro flop literário anos a frente.

    The Lying Game (2011 - 2013)

    ABC Family/Freeform

    Se Pretty Little Liars provou ser um verdadeiro sucesso para a ABC Family/Freeform, The Lying Game, também adaptado de uma série de romances escritos por Sara Shepard, não teve a mesma sorte. Cancelado em 2013 após 30 episódios, este drama adolescente disfarçado de mistério realmente não teve tempo tempo para cobrir toda a trama contada ao longo dos 7 romances publicados entre 2010 e 2013.

    Alex Rider Contra o Tempo (2006)

    Moving Pictures

    Com dez livros e várias graphic novels, a série literária de espionagem Alex Rider fez sucesso entre adolescentes. No entanto, apenas um filme, Alex Rider Contra o Tempo, viu a luz do dia na tela grande em 2006, com Alex Pettyfer (novamente) na pele do jovem agente secreto em ascensão. A culpa, mais uma vez, é por ter sido um fracasso de bilheteria... Uma série original Prime Video foi lançada em 2020, protagonizada por Otto Farrant e renovada para uma 2ª temporada.

    Desventuras em Série (2004)

    DreamWorks Pictures/Paramount Pictures

    Parecia ser um sucesso garantido quando em 2004 Desventuras em Série ganhou um primeiro filme narrando a tragédia cômica dos órfãos Baudelaire e estrelando Jim Carrey como o ganancioso Conde Olaf. Porém, as coisas se arrastaram… Felizmente, a história ganhou um novo fôlego quando a Netflix adaptou a saga em sua totalidade de 13 livros em 3 temporadas estrelando Neil Patrick Harris.

    A Hospedeira (2013)

    Nick Wechsler Productions

    Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo, deu início a uma nova saga com A Hospedeira, que narra uma invasão à Terra. Apenas os corpos permanecem os mesmos enquanto as mentes humanas são controladas. Porém, Melanie Stryder é capaz de resistir. Apesar da presença do diretor de Gattaca e um elenco interessante (com destaque para Saoirse Ronan ), a saga nunca terá continuação. Meyer ainda é frequentemente questionada sobre a sequência do primeiro livro que ela havia prometido e que ainda não escreveu.

    Percy Jackson (2010-2013)

    20th century fox

    Um grande sucesso entre jovens leitores, a saga de Percy Jackson, que reintroduz os deuses da mitologia grega no mundo moderno, foi logicamente adaptada para o cinema, com Logan Lerman no papel principal. Mas O Ladrão de Raios e Mar de Monstros, lançados em 2010 e 2013, não tiveram o sucesso esperado e um terceiro longa, uma vez cogitado, acabou sendo cancelado. Uma nova série, Percy Jackson e os Olimpianos, está em andamento para estrear Disney+ e promete ser o que os fãs sempre sonharam, ainda mais sob supervisão do próprio autor.

    Dezesseis Luas (2013)

    Warner Bros

    Um meio termo entre Crepúsculo e Os Instrumentos Mortais, Dezesseis Luas, dirigido por Richard LaGravenese em 2013, foi um fracasso de bilheteria, uma jogada que, no entanto, ainda parecia valer a pena após o estrondoso sucesso protagonizado por Kristen Stewart e Robert Pattinson. Existem poucas esperanças de ver os seguintes 3 volumes da saga serem adaptados para o cinema…

    A Bússola de Ouro (2007)

    New Line Cinema

    Adaptado do primeiro volume da trilogia literária Fronteiras do Universo escrita por Philip Pullman e publicada entre 1998 e 2001, A Bússola de Ouro deveria ter sido um dos acontecimentos do ano cinematográfico em 2007 Mas o longa-metragem, com Nicole Kidman e Daniel Craig, não teve o sucesso esperado e nunca mais ouvimos falar de uma possível continuação nos cinemas. Uma série mais fiel aos livros ganhou três temporadas na HBO: His Dark Materials.

    Máquinas Mortais (2018)

    Universal Pictures

    Peter Jackson na produção, visuais impressionantes, um diretor que ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais em King Kong (2005), tudo se alinhava para oferecer um grande sucesso de bilheteria, mas seu fracasso colossal (7,5 milhões por 100 do orçamento estimado) matou a franquia pela raiz. Os 4 livros de Philip Reeve no universo de Máquinas Mortais permanecerão um sonho na mente dos fãs por um tempo.

    Mundo em Caos (2021)

    Lionsgate

    Uma grande equipe foi montada para adaptar os romances de Patrick Ness, e o filme Mundo em Caos conta com Daisy Ridley, logo após despontar em Star Wars, acompanhada de Tom Holland, também um ator de sucesso na Marvel. O longa teve direção de Doug Liman, mesmo de No Limite do Amanhã e Jumper e começou a ser filmado em 2017, passando por diversos problemas de produção e refilmagens ao longo de dois anos. O filme só pode ser lançado quatro anos depois e foi um fracasso total.

    Artemis Fowl (2020)

    Walt Disney Pictures

    Saga literária em oito volumes assinada por Eoin Colfer, Artemis Fowl conquistou mais de 25 milhões de leitores. Não é possível dizer o mesmo de sua adaptação cinematográfica assinada por Kenneth Branagh para o Disney+. Para refrescar a memória, esta é a história de um pequeno gênio que parte para explorar o mundo das fadas a fim de encontrar um tesouro que lhe permite libertar seu pai, mantido como refém. Nenhuma sequência foi anunciada depois que o filme de Artemis Fowl foi lançado na plataforma em junho de 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top