Minha conta
    Sombra e Ossos: Você sabia que série da Netflix só aconteceu por causa de um tweet?

    Criador "exigiu" que série incluísse personagens de Six of Crows: Kaz, Inej e Jesper.

    Sombra e Ossos já é sucesso na Netflix, assim como outras séries de fantasia do serviço de streaming. Mas você sabia que a produção estrelada por Jessie Mei Li e Ben Barnes só aconteceu por causa de um tweet (ou tuíte, na linguagem popular)? Vem entender essa história que tem paralelos com Game of Thrones e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke)!

    Sombra e Ossos: O que esperar da 2ª temporada da série da Netflix?

    Como surgiu a ideia de Sombra e Ossos?

    Netflix

    A série da Netflix é inspirada em duas sagas de livros da autora Leigh Bardugo: Shadow and Bone (no original) e Six of Crows, que se passam no mesmo universo, mas em épocas diferentes. E foi ideia do produtor executivo e showrunner Eric Heisserer de juntar as histórias na adaptação televisiva.

    Quatro anos e meio atrás, Eric Heisserer estava recebendo as melhores críticas de sua carreira por seu roteiro para o thriller de ficção científica A Chegada, adaptado do conto aclamado de Ted Chiang — pelo qual Heisserer foi indicado ao Oscar. Bird Box, sua adaptação do romance de ficção científica de Josh Malerman, também estava prestes a ser lançada na Netflix.

    Sombra e Ossos: Criadores explicam o final da série da Netflix

    Só que o sucesso vem com consequências: cada livro ou história que Heisserer lia, ele já imaginava como poderia ser adaptado para um filme ou série. O roteirista estava procurando por um tempo de descanso. "Tive uma resolução de, 'Eu tenho que voltar à leitura prazerosa'", disse Heisserer à Variety. "Apenas mergulhar em algo pela pura alegria."

    Seguindo o conselho de um amigo, o roteirista escolheu Six of Crows, um dos romances de fantasia de Bardugo ambientados no mesmo universo da trilogia Grisha, mas anos depois e com diferente de personagens. "Eu devorei [o livro]", diz ele. "Eu absolutamente amo o mundo, os personagens e a vibração de tudo isso."

    Criador da série da Netflix tietou a autora de Sombra e Ossos no Twitter

    Netflix

    Assim, Heisserer escreveu um tuíte de agradecimento à autora Leigh Bardugo, e apenas continuou lendo todos os livros do Grishaverse, sem nenhum pensamento de adaptação. Cerca de um ano depois, Heisserer recebeu uma ligação da Netflix. "Eles disseram: 'Eric, sabemos que você gosta dos livros Grishaverse'", lembra ele com uma risada. "E eu pensei, 'Você está aqui na sala? Como você sabe disso?'".

    Nesse meio tempo, Bardugo comprava de volta os direitos de Sombra e Ossos, que estavam com a DreamWorks há algum tempo, sem nenhuma produção à vista, e cedeu à Netflix. "Assim que conquistamos os direitos, mencionei o fato de Eric Heisserer ter lido Six of Crows e ser um fã — ele me tuitou sobre isso", comentou Bardugo. "Ele simplesmente é um roteirista indicado ao Oscar. Devemos ligar para ele?". Inclusive, você notou a participação especial da autora na série?

    Sombra e Ossos: Quem é Jessie Mei Li, protagonista da nova série da Netflix?

    Sombra e Ossos uniu dois livros completamente diferentes porque criador "se fez de difícil"

    Heisserer, é claro, aceitou a reunião com a Netflix, mas não disse "sim" de primeira. "Eu disse a eles na época: 'Não vou tocar nesta série, a menos que também tenha a duologia Six of Crows e tenha esses personagens. Não vejo uma série sem os dois'".

    Sombra e Ossos: Jesper é um Grisha?

    Ao "se fazer de difícil", o roteirista convenceu a Netflix a comprar os direitos não apenas de Six of Crows e sua sequência Crooked Kingdom, mas também de The Language of Thorns, a coleção de contos de Bardugo também ambientados no Grishaverse.

    O desafio era fazer uma série que unisse as duas histórias de maneira coesa, e tivesse o potencial de ser "a nova Game of Thrones" — apesar de Jessie Mei Li, a protagonista, criticar tal comparação. Quando Bardugo soube pela primeira vez que Heisserer só faria Shadow and Bone (no original) se pudesse incluir Six of Crows também, ela ficou tanto entusiasmada quanto apreensiva. "Eu sabia que isso criaria algumas complicações", afirmou ela. "Foi necessário algum pensamento criativo para descobrir o mecanismo pelo qual íamos juntar essas duas histórias." Descubra aqui as principais diferenças entre livro e série.

    Qual é a diferença entre Sombra e Ossos e Six of Crows?

    Netflix

    A trilogia Sombra e Ossos acompanha Alina Starkov, uma jovem órfã enquanto ela luta com sua repentina transição de uma "ninguém" para a salvadora mítico de Ravka, ao descobrir poderes de uma Conjuradora do Sol. Ela vive em um mundo dividido pela Dobra das Sombras — faixa de escuridão repleta de monstros aterrorizantes — afetando, assim, a política e o comércio das regiões, e gerando uma guerra. 

    A história conscientemente literaliza a luta tradicional do bem e do mal, dando a Alina (Jessie Mei Li) o poder de controlar a luz a fim de erradicar as trevas perpétuas. Existem reis e rainhas, grandes palácios, criaturas mágicas, os Grishas superpoderosos que podem manipular vários elementos naturais e o Darkling (personagem de Ben Barnes, também conhecido como General Kirigan), que a convoca para fazer parte da elite mágica Grisha, e é um interesse romântico por Alina, que se torna seu maior inimigo.

    A duologia Six of Crows não é nada parecido. "Era uma questão de saber o que acontece com as pessoas que não têm grandes destinos e sangue real e grande magia", disse Bardugo. "A trilogia Shadow and Bone ’é uma história clássica escolhida. Para mim, Six of Crows foi quase uma reação a isso."

    Situado em um continente diferente de Ravka, na metrópole cosmopolita e fervilhante de Ketterdam, Six of Crows gira em torno de uma gangue desconexa e de má reputação chamada Crows, incluindo seu intrigante líder Kaz (Freddy Carter), a espiã furtiva Inej (Amita Suman) e o atirador libertino Jesper (Kit Young). Sua história envolve senhores do crime e fugas de prisão, narcóticos letais e disfarces astutos, assaltos elaborados e traições chocantes. Segundo Heisserer, é "Onze Homens e um Segredo em um mundo de Game of Thrones".

    Sombra e Ossos está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top