Minha conta
    O Mundo Sombrio de Sabrina: Easter-eggs e participações especiais na 4ª temporada

    Série da Netflix tem trilha sonora marcante e referência à sitcom Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

    Não só de referências a Riverdale é feita O Mundo Sombrio de Sabrina. A 4ª e última temporada da série da Netflix, que encerrou a jornada de Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) também teve easter-eggs de filmes, seriados e, especialmente, músicas — com Ross LynchJaz SinclairGavin Leatherwood e outros do elenco soltando a voz. Inclusive, a produção contou com a participação de atores da clássica sitcom Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

    O Mundo Sombrio de Sabrina: Crítica da 4ª temporada

    Confira abaixo as principais referências da Parte 4 de O Mundo Sombrio de Sabrina:

    Série da Netflix faz homenagem a Sabrina, Aprendiz de Feiticeira

    Netflix; Warner Bros.

    Como foi citado, O Mundo Sombrio de Sabrina tem várias menções e easter-eggs de Riverdale, afinal, se passa no mesmo universo da série de K.J. Apa e é uma obra do mesmo criador: Roberto Aguirre-Sacasa.

    Além dela, a produção da Netflix faz referência a Six Feet Under (A Sete Palmos), série que acompanhava uma família em uma funerária — assim como as Spellman moram e gerenciam uma casa mortuária.

    Uma das grandes surpresas da temporada foi um episódio completamente em homenagem a sitcom dos anos 90, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, que inspirou as HQs nas quais O Mundo Sombrio de Sabrina é baseada. "Sem fim" acompanha um "universo espelho" da realidade de Sabrina, como uma espécie de gravação da sitcom (inclusive com os risinhos), com direito a Salem falante e o fato de que é "uma das séries mais longas da TV" — vale notar que Sabrina, Aprendiz de Feiticeira durou 7 temporadas. O capítulo traz até as participações de Beth Broderick e Caroline Rhea, que interpretaram Zelda e Hilda na versão original.

    Lançamentos da Netflix em 2021 que vão enlouquecer o público

    Produção faz menção a filmes da Disney

    Netflix; Disney

    Algumas das referências de O Mundo Sombrio de Sabrina à cultura pop e ao universo do cinema em sua 4ª temporadas incluem citações a filmes da Disney como A Pequena Sereia — no momento em que Nick diz a Sabrina que quer fazer "Parte do seu mundo", ao que a moça responde "Ok, Ariel", lembrando da canção cantada pela sereia na animação — e A Montanha Enfeitiçada, que Zelda (Miranda Otto) não ter sido o único filme da Disney que ela viu. E, claro, claras menções a Operação Cupido, afinal, tinham duas Sabrinas, da mesma forma que duas Lindsay Lohans no filme de 1998.

    Lovecraft e obras de terror são easter-eggs em O Mundo Sombrio de Sabrina

    Netflix; Reprodução

    Como a série da Netflix aborda temas sombrios e de terror, nada mais justo que faça algumas referências ao gênero. A trama da 4ª temporada foi bastante inspirada nas obras de H.P. Lovecraft — com um episódio chamado "As Montanhas da Loucura", nome de um dos contos dele — autor de terror que recentemente inspirou a série Lovecraft Country. Além disso, O Mundo Sombrio de Sabrina apresentou o mito da Maria Sangrenta (Bloody Mary), lembrou o diretor Dario Argento, responsável pelo terror Suspiria, e fez referência a Halloween III - A Noite das Bruxas

    O episódio final da série se passa no Dia das Bruxas e uma cena mostra Sabrina distribuindo doces. Quando um trio de crianças chega à casa de Spellman, estão usando fantasias de bruxa, esqueleto e abóbora jack-o'-lantern. Embora sejam trajes que se adequam à festividade, a combinação é uma clara menção ao filme. Em Halloween III, o personagem Conal Cochran usa sua empresa Silver Shamrock para fazer máscaras que, quando as crianças usam enquanto ouvem um jingle específico de Halloween, terão efeitos fatais no usuário. As três máscaras oferecidas pela Silver Shamrock são de bruxa, esqueleto e uma abóbora jack-o'-lantern.

    Sweet Home e outras séries de terror para maratonar na Netflix

    4ª temporada teve muitos momentos musicais 

    Netflix

    A 4ª e última temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina teve diversos momentos musicais, e citou outras tantas obras do gênero. A série citou a peça de William Shakespeare, "Sonho de uma Noite de Verão", e o galante personagem Don Juan, criado por Molière.

    O Clube do Terror e A Batalha de Bandas deram a chance de vários membros do elenco de soltarem a voz, em músicas como "Radio Ga Ga", "Total Eclipse of the Heart", "Time Warp", "Partytime" e "Sweet Child o' Mine". "Tomorrow Belongs to Me" do musical Cabaret, por sua vez, é cantada no episódio em que Greendale está sob a influência do universo alternativo criado pelo Padre/Imperador (Richard Coyle).

    No entanto, o momento musical mais marcante talvez tenha sido sem banda. Quando Sabrina está "possuída" pelo Estranho, ela precisa se manter sã enquanto a bruxa Pesta torna seu cérebro um lugar inabitável para o parasita. Para sobreviver, ela deve escolher um mantra e começa a cantar "Sixteen Going on Seventeen", pois está prestes a fazer 17 anos. Quando está prestes em falhar em sua missão, Nick a acompanha como a voz masculina da música. A canção é do filme musical A Noviça Rebelde.

    Atriz de The Walking Dead fez participação especial em série da Netflix

    Netflix; AMC

    Para quem assistiu a The Walking Dead, talvez tenha reconhecido uma atriz que fez participação especial em O Mundo Sombrio de SabrinaPollyanna McIntosh interpretou o Arcanjo Metatron. Na série de zumbis, ela foi Jadis (ou Anne), líder do povo do lixão da 7ª à 9ª temporadas, que foi responsável por levar Rick (Andrew Lincoln) de helicóptero. 

    O Mundo Sombrio de Sabrina está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top