Minha conta
    O Mundo Sombrio de Sabrina: As referências a Riverdale na 4ª temporada da série

    Série da Netflix tem até homenagem ao falecido Luke Perry. Será que você percebeu todas?

    Durante suas 4 temporadas, O Mundo Sombrio de Sabrina não teve um crossover com Riverdale — como seu criador revelou que aconteceria na 5ª temporada. No entanto, a série da Netflix, que chegou ao fim em 2020, teve diversas referências à produção estrelada por Archie (K.J. Apa), Jughead (Cole Sprouse) e companhia.

    Isso porque tanto O Mundo Sombrio de Sabrina quanto Riverdale foram criadas por Roberto Aguirre-Sacasa, o showrunner que também escreveu os quadrinhos que inspiraram as séries — "Chilling Aventures of Sabrina" e "Archie Comics". Enquanto a 3ª temporada da produção de Kiernan Shipka incluiu uma visita de Sabrina e Ambrose (Chance Perdomo) à cidade vizinha, o quarto e último ano trouxe alguns easter-eggs para os fãs mais atentos. Confira abaixo!

    O Mundo Sombrio de Sabrina: Crítica da 4ª temporada

    Uma banda com rostos conhecidos

    CW; Netflix

    A referência mais clara a Riverdale certamente se dá no capítulo 6, "Estamos de Volta". Três atores da série da CW aparecem em Greendale: Sean DepnerSarah Desjardins e Doralynn Mui. Em Riverdale, eles interpretaram alunos da Stonewall Prep, Bret Weston Wallis, Donna Sweett e Joan, respectivamente, que fizeram parte da Sociedade Quill & Skull e foram inimigos de Jughead, inclusive tentando matá-lo. 

    Em O Mundo Sombrio de Sabrina, Harvey (Ross Lynch) se refere ao personagem de Depner como Tobey, ao invés de Bret, então provavelmente eles são outros personagens. Apesar da mudança de nome, eles estão em uma banda chamada The Stoned Philosophers (Filósofos Chapados, em tradução livre), que é claramente uma ironia em relação às suas filosofias pretensiosas na série vizinha. Tragicamente, eles não ficam em Greendale por muito tempo, são brutalmente assassinados pela banda de mortos-vivos Satanic Panic (Pânico Satânico) e não podem competir na Batalha das Bandas.

    Riverdale: Você sabe tudo sobre a série? (Quiz)

    O Mundo Sombrio de Sabrina teve homenagem a Luke Perry

    CW; Netflix

    A Batalha das Bandas está repleta de referências (e os famosos números musicais que Aguirre-Sacasa adora colocar em suas séries). A bibliotecária da Baxter High mostra a Sabrina e seus amigos um pôster antigo da última Batalha das Bandas de Greendale, entre Satanic Panic e The Fred Heads. Trata-se da banda de Fred Andrews (Luke Perry), pai de Archie (K.J. Apa). Ele começou o Fred Heads junto com o pai de Jughead, FP Jones (Skeet Ulrich), mas ele desistiu de suas aspirações musicais quando seu pai faleceu e assumiu seu negócio de construção.

    Esta é uma bela homenagem a um dos personagens mais amados de Riverdale, assim como ao saudoso Luke Perry, que faleceu em 2019.

    Transferência para Riverdale

    O capítulo "A Criatura" também apresenta Lucas Hunt (Ben Ahlers), um novo aluno da Baxter High e parceiro de laboratório de Sabrina. Ele e a bruxinha chegam a ir a um encontro. No entanto, Lucas se assusta quando beija Sabrina e percebe que a língua dela está se tornando um tentáculo — um efeito colateral de ser possuída pelo Estranho. Logo depois, o rapaz testemunha o Terror sobranatural assumir Sabrina no laboratório de biologia e ordenar que todos na sala se matem. Depois de tudo isso, Lucas deixa a Baxter High e pede transferência para a outra escola da região: Riverdale.

    Lucas Hunt pode aparecer em Riverdale? Considerando que a série fará um salto temporal na 5ª temporada, é improvável que ele dê as caras, mas nunca se sabe.

    Declaração de amor ou piada com Riverdale?

    Netflix

    Quem acompanha Riverdale sabe que a série usa o termo "endgame" — traduzido como "fim de jogo" ou "feitos um para o outro", dependendo do contexto. Tanto que se tornou uma piada entre os fãs da série. Apesar de O Mundo Sombrio de Sabrina focar bastante em romances adolescentes, o roteiro nunca adotou o termo "endgame", até sua última temporada. No meio da Parte 4, um episódio termina com Nick (Gavin Leatherwood) declarando dramaticamente que ele e Sabrina são "endgame", ou "feitos um para o outro". A fala recebe tanta ênfase que é claramente uma referência ao jargão de Riverdale.

    Educação Sexual em Riverdale

    Netflix

    No primeiro episódio da 4ª temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, "Forças Ocultas", a amiga de Sabrina, Roz (Jaz Sinclair), comenta sobre um abaixo assinado da organização WICCA (Associação Cultural e Criativa Interseccional das Mulheres), criada por ela e Sabrina no primeiro ano da série. Ela faz um apelo para que Baxter High, a escola de Greendale, tenha aulas de educação sexual e recursos adequados, pois estão atrasados em relação a outras escolas da área. Ela cita como um exemplo, a Riverdale High, que tem máquinas de preservativos em seus banheiros.

    Esta rápida referência a Riverdale ajuda a estabelecer a proximidade dessas escolas e o conhecimento que os alunos têm uns dos outros.

    Riverdale: Como a gravidez de Toni será integrada na 5ª temporada?

    O homem afogado no Sweetwater River

    CW

    Já o elogiado episódio 3, "A Criatura", traz uma referência ao Rio Sweetwater, que separa Greendale de Riverdale. O Estranho, um dos Terrores sobrenaturais que aparece na temporada, chega na vida de Sabrina em uma espécie de Cavalo de Tróia, em um homem afogado no Rio Sweetwater, cujo corpo foi levado ao Necrotério Spellman.

    Vale lembrar que a primeira temporada de Riverdale também teve um corpo que foi encontrado no Rio Sweetwater: o de Jason Blossom (Trevor Stines), cuja morte que deu início a toda a trama da série.

    As quatro temporadas de O Mundo Sombrio de Sabrina estão disponíveis na Netflix. Já a 5ª temporada de Riverdale estreia nos Estados Unidos no dia 21 de janeiro de 2021 e é exibida no Brasil no canal Warner Channel no mesmo dia.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top