Minha conta
    Animais Fantásticos 3: "O Chapéu Seletor ficou em dúvida", conta Maria Fernanda Cândido sobre sua casa de Hogwarts (Entrevista Exclusiva)
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Em Os Segredos de Dumbledore, atriz paranaense interpreta Vicência Santos, a primeira bruxa brasileira do mundo mágico de Harry Potter.

    Maria Fernanda Cândido é uma verdadeira potterhead – e pode provar isso! Responsável por dar vida a Vicência Santos em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore – que estreia hoje (14) –, a atriz contou em entrevista exclusiva ao AdoroCinema qual é a sua casa de Hogwarts. "Sabe quando o Chapéu Seletor fica em dúvida? Eu diria que estou entre Grifinória e Lufa-Lufa. Eu me identifico com as duas, mas tem um lado Lufa-Lufa muito forte em mim", confessa ela.

    Intérprete da primeira bruxa brasileira a aparecer no mundo mágico criado por J.K. Rowling, Maria Fernanda (ou Mafê, apelido aprovado por ela mesma) não esconde sua alegria com o título e com a enorme onda de carinho que os fãs promoveram desde o anúncio de sua escalação. "É um prazer enorme poder participar, conhecer outras culturas e também levar um pouco da nossa para o resto do mundo", afirma ela.

    Maria Fernanda Cândido foi escalada em 24 horas para Animais Fantásticos 3; atriz fez teste sem saber qual era o papel

    Além de se sentir honrada por representar o Brasil, seu papel no terceiro filme da franquia derivada de Harry Potter lhe desperta uma memória afetiva. Afinal, assim como boa parte da humanidade, Mafê assistiu aos oitos longas estrelados por Daniel Radcliffe com os filhos, Thomas (16) e Nicolas (13).

    "Foi fantástico ver a reação deles quando eu disse que tinha passado", lembra ela, rindo da situação. "Eles costumam reclamar muito: 'Ai mamãe, você só deixa a gente para viajar e trabalhar. Mas dessa vez eles estavam radiantes: 'Mamãe, vai tranquila, a gente vai estudar muito, vamos fazer as lições, vamos ficar ótimos'", brinca ela.

    Animais Fantásticos 3: Filhos de Maria Fernanda Cândido tiveram reação inusitada ao saber de seu papel no filme

    "VICÊNCIA ESTÁ ALINHADA COM A DEMOCRACIA", DEFENDE MARIA FERNANDA CÂNDIDO

    Em Animais Fantásticos 3, o professor Alvo Dumbledore (Jude Law) percebe que Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen), o poderoso mago das trevas, está tentando assumir o controle do universo. Incapaz de detê-lo sozinho, ele confia no magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) para liderar uma corajosa equipe de bruxos (e um padeiro trouxa) em uma missão perigosa que vai os levar de Nova York a Berlim, e de lá ao Butão.

    Em meio a isso está Vicência Santos, uma bruxa que disputa o cargo de líder da Confederação Internacional da Magia ao lado de Grindelwald e Liu Tao (Dave Wong). "Ela é uma política, uma mulher que tem um pensamento muito estratégico e que faz parte do mundo do poder. Porém, ela tem uma visão muito humana, um olhar sensível para o outro", assim Mafê descreve sua personagem.

    Animais Fantásticos 3: Mads Mikkelsen explora a complexidade do vilão Grindelwald no filme (Entrevista)

    "O filme traz dois modos de pensar: um que considera que exista uma superioridade dos bruxos sobre os trouxas – ou seja, estes últimos seriam inferiores; outro que entende que as pessoas podem, sim, viver em harmonia e serem irmanados em sua convivência", observa ela.

    Qualquer paralelo com governos de tendência nazifascista ou mesmo de extrema direita não é mera coincidência. E o recado da personagem parece bastante claro para a atriz: "A história traz uma forma de governar mais totalitária e uma forma mais democrática. A Vicência Santos está certamente alinhada com a maneira democrática de pensar. Esse seria o sinal de liderança que ela traria."

    "TODOS TEMOS UMA CRIANÇA DENTRO DE NÓS", DIZ A ATRIZ SOBRE ENTRAR PARA O UNIVERSO DE HARRY POTTER

    Se os filhos já são fãs, imagina como foi para a mãe entrar no set de Animais Fantásticos 3 e, consequentemente, habitar por meses um mundo fantasioso que todos sonham em conhecer. Com um currículo que inclui novelas como Terra Nostra (1999), Esperança (2002) e A Força do Querer (2017), Mafê define esse projeto como peculiar: "É uma grande brincadeira de faz de conta. E quando você percebe, você se sente tocado por essa magia. Afinal, todos temos uma criança dentro de nós. Então, é algo bonito de se fazer."

    "E, claro, tive a honra de trabalhar com esse elenco maravilhoso, pessoas que eu admiro, de quem eu acompanho o trabalho há tanto tempo", destaca ela, sempre com muito carinho ao falar do filme. "De repente, eu chego e sou super bem recebida por eles, fico me sentindo na maior alegria!"

    "Por exemplo, Eddie Redmayne foi essencial durante esse processo", cita Mafê. "Ele esteve do meu lado o tempo todo, companheiro, fazendo o trabalho dele que é excepcional. Sempre ali muito próximo, solícito, dividindo a cena de maneira generosa, com um olhar atento para o que eu estava fazendo."

    Animais Fantásticos 3 vai quebrar regra básica do mundo mágico de Harry Potter?

    Com a repercussão da entrada de Vicência Santos para o mundo mágico, fica o questionamento: Maria Fernanda vai voltar em Animais Fantásticos 4? Como os fãs de Harry Potter já sabem, a franquia já tem mais dois capítulos confirmados, até finalmente chegar a uma das maiores batalhas bruxas de todos os tempos – o duelo entre Grindelwald e Dumbledore, ocorrido em 1945.

    Por enquanto, os dois primeiros filmes foram ambientados na década de 20. Mas o relacionamento conturbado e íntimo entre os dois feiticeiros ainda precisa de tempo para ser desenvolvido. Será que Vicência vai ter alguma influência nisso? "Só podemos torcer", dispara Mafê.

    Quer saber o que mais ela falou sobre sua participação em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore? E como será que ela se saiu no nosso quiz potterhead? Se pudesse salvar Dumbledore ou Snape, quem escolheria? Sapo de chcocolate ou feijõezinhos de todos os sabores?

    Descubra essas e mais respostas de Maria Fernanda Cândido na entrevista completa do AdoroCinema! É só clicar aqui ou dar play logo abaixo:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top