Minha conta
    Encanto tem easter egg de Mirabel que poucos notaram: Aniversário dela tem conexão com pessoa real

    Favorita ao Oscar de Melhor Animação em 2022, Encanto é cheio de detalhes escondidos - e um deles é a data de aniversário de Mirabel.

    Uma das melhores animações da Disney nos últimos anos e favorita ao Oscar 2022 entre a lista de indicadosEncanto traz diversos detalhes interessantes escondidos dentro da história da família Madrigal. Além da presença “discreta” de Bruno nos pôsteres e do significado por trás das roupas dos personagens, há também uma referência curiosa sobre Mirabel que poucos perceberam: a data de aniversário dela.

    Em seu perfil no Twitter, o diretor Jared Bush afirmou que a protagonista de Encanto faz aniversário em 6 de março, data que marca também o aniversário do escritor Gabriel García Marquez. O autor, que é um dos mais aclamados do mundo, é colombiano, assim como Mirabel, e compartilha características em comum com ela.

    Encanto e Cem Anos de Solidão

    Vencedor do prêmio Nobel de literatura, Gabriel García Márquez é o autor de Cem Anos de Solidão, uma das obras latinoamericanas mais importantes da história e que tem um “coração” parecido com o de Encanto. O livro conta a história de uma família que vive em uma pequena aldeia fictícia e que foi fundada por sua primeira geração. A trama, então, acompanha a passagem do tempo neste lugar, explorando as diversas personalidades dos membros da família. 

    Em Encanto, os Madrigal também vivem em uma vila, que gira em torno deles, e o longa tem entre os principais debates, a diferença entre seus membros. Mirabel sofre por não corresponder às expectativas do clã, já que não tem poderes mágicos com todos os outros, sem se dar conta de que cada um deles também carrega os próprios fardos.

    Vale destacar também que García Márquez é o principal representante da corrente literária chamada de realismo mágico, que tem características muito parecidas com o universo de Encanto. Entre os principais pontos do realismo mágico estão a inclusão de elementos sobrenaturais e misteriosos, mas que fazem parte da vida dos personagens como se fossem normais. Isto é, a magia não é algo incomum ou que causa estranheza, ela é simplesmente parte comum do mundo em que vivem - exatamente como acontece em Encanto.

    Por fim, se esticarmos um pouco a interpretação, ainda podemos encontrar semelhanças entre o que simboliza o escritor e a personalidade da nova princesa latina da Disney. Visionário e com uma percepção sensível sobre a realidade, García Márquez tinha a solidão entre seus temas mais abordados, sob os mais diversos aspectos. Este sentimento de não pertencer ao lugar em que está e se sentir distante dos outros é um dos principais traços de Mirabel e o que dá início à reviravolta que acontece com ela. 

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush
    Com Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top