Minha conta
    Encanto: As roupas dos personagens da animação têm significados maiores do que você imagina

    Disponível no Disney+, o filme conta a história de uma família colombiana cujos membros ganham poderes mágicos ainda crianças.

    Nem Raya e o Último Dragão nem Luca: o novo fenômeno da Casa do Mickey se chama Encanto. Cerca de um mês depois de estrear nos cinemas, a animação entrou para o catálogo do Disney+ na véspera do Natal, trazendo muita representatividade e música latina. Foram três semanas consecutivas no topo da bilheteria nacional e mais de US$ 200 milhões arrecadados mundialmente. Além disso, ganhou o Globo de Ouro na cerimônia deste ano e desponta como forte candidato ao Oscar.

    A história da família Madrigal pode até ter conquistado o público com suas mensagens de autoaceitação e transformação, mas o filme esconde detalhes muito curiosos que o tornam ainda mais incrível. O figurino dos personagens, por exemplo, contém inúmeras referências à trama em si e aos poderes mágicos de cada um dos habitantes da Casita. São minúcias que revelam o cuidado e a genialidade da equipe liderada por Jared BushByron Howard (ambos de Zootopia).

    Pensando nisso, o AdoroCinema partiu em uma caçada para encontrar os easter eggs nas roupas de Mirabel (dublada por Stephanie Beatriz) e de seus carismáticos parentes. Confira tudo a seguir:

    A PROTAGONISTA: MIRABEL MADRIGAL

    Mirabel é a única do grupo que não recebeu um dom quando criança – e isso faz com que se sinta preterida. Ainda assim, sua vestimenta reúne elementos característicos de vários integrantes do clã. Em sua saia azul turquesa, há uma vela para abuela, flores para Isabela, um sol para Pepa, um camaleão para Camilo, animais para Antonio, entre outros.

    Sua bata branca traz um padrão de borboletas que faz menção à família Madrigal e ao local onde vivem. Os insetos alados, além de serem típicos da Colômbia, estão espalhados por toda a decoração da Casita – um deles, inclusive, surge na vela mágica.

    Como se não bastasse, os óculos verdes de Mirabel podem ser interpretados como um aceno para Bruno, que se veste de verde e cujos olhos ficam verdes quando tem visões. Vale lembrar que os dois personagens são vistos como párias pelo restante.

    Encanto: Número de abertura sobre a família Madrigal foi inspirado em outra animação clássica da Disney

    A AVÓ: ALMA MADRIGAL

    Matriarca dos Madrigal, Alma (María Cecilia Botero) perdeu seu marido enquanto escapava da violência em sua aldeia. Depois que os soldados mataram Pedro, ela foi agraciada com um milagre na forma de uma vela mágica – cuja chama nunca se apaga.

    A abuela, assim chamada pelos demais membros da família, aparece sempre com um longo vestido rosa. Na parte inferior, há um bordado preto que remete às montanhas onde se situa a Casita. Logo abaixo, é possível ver borboletas que, mais uma vez, aludem ao tema central do filme. Alma também carrega o inseto em um gancho preso a sua cintura, que inclui um relógio e uma chave.

    AS IRMÃS: LUISA E ISABELA MADRIGAL

    Irmã mais velha de Mirabel, Isabela (Diane Guerrero) traja um belíssimo vestido lilás com babados e flores por todo o lado – já que seu dom é fazer florescer. Luisa (Jessica Darrow), a irmã do meio, veste uma saia azul cuja barra apresenta uma estampa de pesos de academia, assim combinando com sua força sobre-humana.

    Encanto: Animação da Disney vai ter cantor de reggaeton muito famoso no elenco; saiba quem

    A MÃE E A TIA: PEPA E JULIETA MADRIGAL

    Tia de Mirabel, Pepa (Carolina Gaitán) usa brincos de sol durante toda a animação, o que condiz com sua habilidade de controlar o clima. Enquanto isso, o avental de Julieta (Angie Cepeda), sua irmã e mãe da protagonista, traz dois utensílios de cozinha bordados no peito: um almofariz e um pilão, que são empregados para moer ingredientes. Afinal, seu poder especial é curar as pessoas por meio de sua comida.

    OS PRIMOS: DOLORES E CAMILO MADRIGAL

    Filha mais velha de Pepa e Félix (Mauro Castillo), Dolores (Adassa) tem como figurino uma bata amarela com detalhes que se assemelham a ondas sonoras, dialogando assim com sua audição sobre-humana. Por sua vez, o poncho de Camilo (Rhenzy Feliz), seu irmão, contém um desenho que lembra o contorno de um camaleão – o que indica sua capacidade de se metamorfosear, ou seja, se transformar em pessoas diferentes.

    AQUELE DE QUEM NÃO SE DEVE FALAR: BRUNO

    Ao lado de Pepa e Julieta, Bruno (John Leguizamo) completa os trigêmeos tidos por Alma e Pedro. Excluído da família e desaparecido há um tempo, ele é encontrado por Mirabel usando uma espécie de poncho verde. Ao longo das bordas, é possível identificar ampulhetas que fazem referência ao seu dom de prever o futuro.

    Encanto: Há um detalhe engraçado na música sobre Bruno que pode ter passado batido

    O PAI: AGUSTÍN MADRIGAL

    Assim como a de Mirabel, a vestimenta de Agustín (Wilmer Valderrama), seu pai, traz pequenas homenagens às pessoas mais importantes de sua vida – suas três filhas. No bolso de seu colete azul, ele esbanja uma flor roxa para Isabela. Quanto a Luisa e Mirabel, cada uma delas está representada em uma das meias usadas por Agustín: uma tem os símbolos de peso de Luisa, enquanto a outra tem os bordados coloridos de Mirabel.

    O CAÇULA DA FAMÍLIA: ANTONIO MADRIGAL

    Integrante mais jovem da família Madrigal, Antonio (Ravi Cabot-Conyers) é filho de Pepa e Félix, irmão de Dolores e Camilo. Embora não use no filme, ele aparece no cartaz oficial com um colete amarelo que inclui vários animais, em referência a sua habilidade de conversar com eles.

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush
    Com Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top