Minha conta
    Filmes de fim do mundo: Confira 7 produções para você se preparar para o apocalipse
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Com Interestelar, Contágio e outros sucessos, o subgênero filme-catástrofe apresenta um dos temas mais adorados pelos fãs de cinema.

    No início deste mês, estreou nos cinemas de todo o Brasil o longa-metragem Moonfall - Ameaça Lunar. Com direção de Roland Emmerich, a produção aborda uma das diversas versões para o fim do mundo pensadas pelo cinema, apresentando uma trama que aposta na mistura de ação e ficção científica. Estrelado por Halle Berry, Patrick Wilson e John Bradley, o blockbuster se soma aos demais filmes apocalípticos dirigidos pelo cineasta, que ainda tem no currículo títulos como Godzilla, O Dia Depois de Amanhã, 2012, Independence Day e Independence Day: O Ressurgimento.

    Além dos citados, você conhece mais algum filme sobre o assunto? Brincar com a possibilidade do fim do mundo sempre foi um dos temas mais populares da ficção, e o fato de pensarmos em possibilidades finais para a Terra, causa-nos aflição e euforia ao mesmo tempo, explicando nossa devoção a esse tipo de obra.

    Com base nisso, o AdoroCinema preparou uma lista com alguns filmes sobre o fim do mundo, pertencentes aos mais diversos gêneros cinematográficos. Confira abaixo:

    Moonfall - Ameaça Lunar: Entenda o final do filme estrelado por Halle Berry; desfecho pode indicar sequência

    MELANCOLIA

    Melancolia
    Melancolia
    Data de lançamento 5 de agosto de 2011 | 2h 10min
    Criador(es): Lars von Trier
    Com Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Alexander Skarsgård
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em MUBI

    Um clássico do cineasta com status de cult, Lars von Trier (Ninfomaníaca), Melancolia mistura o fim do mundo a um denso drama, através de um enredo que salienta as diferentes nuances do psicológico humano.

    Na trama, um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra. Neste contexto, Justine (Kirsten Dunst) tem casamento marcado com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente de seu marido, John (Kiefer Sutherland), prepara uma festa suntuosa para o casório. Enquanto uma das irmãs se desespera com a proximidade do fim, a outra aceita calmamente a situação.

    TERRA À DERIVA

    Terra à Deriva
    Terra à Deriva
    Data de lançamento 13 de junho de 2020 | 2h 05min
    Criador(es): Frant Gwo
    Com Jing Wu, Qu Jingjing, Guangjie Li
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    2,5
    Assistir em streaming

    Produção chinesa não tão conhecida assim, e disponível no catálogo da Netflix, Terra à Deriva se passa no futuro, em um longínquo ano de 2500.

    Lá, a Terra passa por um difícil período de sobrevivência quando o sol fica cada vez mais perto de seu desaparecimento completo. Para tentar salvar a raça humana, um destemido grupo de jovens enfrenta o desafio de restabelecer a ordem, embarcando em uma viagem, sem certeza de volta, para fora do nosso sistema solar.

    Onde assistir ao filme online: Netflix

    INTERESTELAR

    Interestelar
    Interestelar
    Data de lançamento 6 de novembro de 2014 | 2h 49min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Considerado um clássico-moderno, o brilhante filme de Christopher Nolan foi grandemente aclamado pela crítica especializada, abordando conceitos físicos como gravidade, buraco de minhoca, buraco negro e tempo-espaço.

    Após ver a humanidade consumindo o resto das reservas naturais de uma extinta Terra, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas que poderiam receber a nossa população. O piloto Cooper (Matthew McConaughey), então, é chamado para liderar o grupo, aceitando uma tarefa que pode o impedir de voltar a ver os filhos novamente. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá rumo aos confins do universo, em busca de uma nova casa para a humanidade.

    Onde assistir ao filme online: HBO Max

    A ESTRADA

    A Estrada
    A Estrada
    Data de lançamento 23 de abril de 2010 | 1h 59min
    Criador(es): John Hillcoat
    Com Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Guy Pearce
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    1,0
    Assista agora em MUBI

    Produção do cineasta John Hillcoat, responsável por alguns episódios da série Black Mirror, A Estrada é uma emocionante história de amor paternal ambientada em um cenário pós-apocalíptico.

    Nela, o mundo foi destruído há mais de 10 anos, sem ninguém saber o que exatamente aconteceu. Como resultado, não há energia, vegetação ou comida. Milhões de pessoas morreram devido aos incêndios, inundações e queimadas que se seguiram ao cataclisma. Neste contexto, um pai (Viggo Mortensen) e seu filho (Kodi Smit-McPhee) estão sempre tentando sobreviver, utilizando de quaisquer alimentos e vestuários que conseguem roubar. Apesar dos contratempos, eles seguem viagem pela estrada, sempre rumo ao oeste dos Estados Unidos.

    Onde assistir ao filme online: HBO Max

    O ABRIGO

    O Abrigo
    O Abrigo
    Data de lançamento 6 de abril de 2022 | 2h 01min
    Criador(es): Jeff Nichols
    Com Michael Shannon, Jessica Chastain, Shea Whigham
    Usuários
    3,5

    Curtis LaForche (Michael Shannon) mora numa pequena cidade de Ohio, com a esposa Samantha (Jessica Chastain) e sua filha de seis anos, possuidora de uma deficiência auditiva. Os dois trabalham pesado para juntar o dinheiro para suprir as necessidades especiais da filha, e mesmo passando por algumas dificuldades, eles podem dizer que são felizes. Tudo começa a mudar quando Curtis passa a ter pesadelos com uma tempestade apocalíptica, tornando-se obsessivo. Quando as coisas pioram, ele constrói um abrigo no quintal, despertando a preocupação da esposa e a desconfiança dos amigos.

    Onde assistir ao filme online: Google Play, Claro Video, Apple TV

    CONTÁGIO

    Contágio
    Contágio
    Data de lançamento 28 de outubro de 2011 | 1h 46min
    Criador(es): Steven Soderbergh
    Com Marion Cotillard, Matt Damon, Laurence Fishburne
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    1,5
    Assista agora

    Fazendo-nos lembrar de situações como a duradoura pandemia do Covid-19, Contágio já contava uma história atual há dez anos.

    O longa segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que a própria doença. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

    Onde assistir ao filme online: HBO Max, Apple TV

    EXPRESSO DO AMANHÃ

    Expresso do Amanhã
    Expresso do Amanhã
    Data de lançamento 27 de agosto de 2015 | 2h 06min
    Criador(es): Bong Joon Ho
    Com Chris Evans, Jamie Bell, Tilda Swinton
    Imprensa
    4,3
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Mais uma produção que flerta com temas atuais, Expresso do Amanhã apresenta uma visão catastrófica para o aquecimento global, fazendo analogias, também, ao fracasso do capitalismo.

    Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina em forma de trem, chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.

    Onde assistir ao filme online: Looke, Globoplay

    BÔNUS: A FAMÍLIA MITCHELL E A REVOLTA DAS MÁQUINAS

    A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
    A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
    Data de lançamento 30 de abril de 2021 | 1h 54min
    Criador(es): Michael Rianda, Jeff Rowe
    Com Abbi Jacobson, Danny McBride, Maya Rudolph
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Aclamada pela crítica e indicada ao Oscar de Melhor Animação deste ano, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas conta uma divertida história sobre uma revolução robótica.

    No enredo, Katie Mitchell é aceita na faculdade de cinema dos seus sonhos, decidindo, seu pai, aproveitar para realizar uma viagem em família para levá-la à universidade. Contudo, seus planos são interrompidos por uma revolução robótica, precisando, os Mitchells, unir forças para salvar o mundo.

    Onde assistir ao filme online: Netflix, YouTube (aluguel ou compra)

    Os melhores e piores filmes catástrofe
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top