Minha conta
    Os 5 filmes brasileiros que estão no Festival de Veneza de 2021
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Além de animação em realidade virtual e novo projeto de Bárbara Paz, Brasil exibe longa com Rodrigo Santoro na Itália.

    Nesta quarta-feira (01/09), o Festival Internacional de Cinema de Veneza deu início à sua 78ª edição, no tradicional Lido. A mostra cinematográfica acontece até o dia 11, reunindo projetos muito aguardados tanto pela crítica quanto pelo público. E claro que o Brasil não ficaria fora do célebre evento, que promete ser um termômetro para a próxima temporada de premiações. Ao todo, o país tem 5 filmes na programação – um deles em disputa pelo Leão de Ouro.

    Oscar 2022 já tem data confirmada: veja quando vai acontecer e quais são as regras para a cerimônia

    Quer saber quem são os representantes brasileiros na premiação italiana? Vem que o AdoroCinema te conta tudo!

    7 PRISIONEIROS

    Novo filme de Alexandre Moratto (Sócrates) para a Netflix, 7 Prisioneiros conta a história de Mateus (Christian Malheiros), um jovem que, determinado a ter uma vida melhor, deixa o interior para trabalhar em um ferro velho de São Paulo, comandado por Luca (Rodrigo Santoro). Porém, ao chegar lá, ele se torna vítima de um sistema análogo à escravidão, sendo obrigado a escoher entre continuar nessa situação ou arriscar o futuro de sua família. Produzido por Fernando Meirelles (Cidade de Deus) e Ramin Bahrani (O Tigre Branco), o longa concorre ao recém-criado prêmio Horizontes Extra, que funciona por júri popular e reúne projetos de diferentes gêneros e duração.

    7 Prisioneiros
    7 Prisioneiros
    Data de lançamento 11 de novembro de 2021 | 1h 33min
    Criador(es): Alexandre Moratto
    Com Cecília Homem de Mello, Christian Malheiros, Clayton Mariano
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    DESERTO PARTICULAR

    Aly Muritiba, que ganhou três Kikitos no Festival de Gramado 2021 com Jesus Kid, estreia seu longa Deserto Particular na seção Jornada dos Autores (ou Venice Days). Descrita como um melodrama sobre afetos masculinos, a obra acompanha Daniel (Antonio Saboia), um policial que é afastado do ofício após cometer um erro grave. Ele fala pouco e quase não sorri, de forma que sua única alegria está na misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão baiano e com quem ele se relaciona virtualmente. Quando a mesma desaparece sem grandes explicações, Daniel decide atravessar o país em busca de sua amada. O elenco ainda inclui Pedro Fasanaro, Thomas Aquino, Laila Garrin e Cynthia Senek.

    ATO

    Bárbara Paz está de volta ao Lido. A atriz e diretora já ganhou o Leão de Melhor Documentário por Babenco, Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou. Dessa vez, ela exibe o curta Ato, que não disputa prêmio, mas que foi selecionado para a categoria Horizontes Curtas. Em seu primeiro filme de ficção – feito durante a pandemia de Covid-19 –, Bárbara nos apresenta a Ava (Alessandra Maestrini), uma profissional do afeto que vive em um futuro cheio de solidão. Eduardo Moreira completa o elenco, e o roteiro é do cineasta Cao Guimarães (Andarilho).

    Hector Babenco (1946 - 2016): Cineasta deixou dois roteiros inéditos prontos

    A SALAMANDRA

    Primeiro longa dirigido por Alex de Carvalho – pernambucano radicado em Londres –, A Salamandra participa da mostra paralela conhecida como Semana da Crítica. Coprodução entre Brasil, França e Alemanha, o filme é estrelado pela francesa Marina Foïs (Polissia), na pele de uma mulher com problemas emocionais que se muda para Recife. Lá, ela vive uma história de amor improvável com um rapaz mais novo (Maicon Rodrigues). O elenco também inclui Bruno Garcia, Anna Mouglalis e Allan Souza Lima. Adaptado de um romance francês escrito por Jean-Christophe Rufin, o roteiro é assinado pelo próprio diretor, ao lado Thomas Bidegain e Alix Delaporte.

    Salamandra
    Salamandra
    Data de lançamento 5 de setembro de 2021 | 1h 57min
    Criador(es): Alexandre Carvalho
    Com Marina Foïs, Maicon Rodrigues, Anna Mouglalis
    Usuários
    2,7

    LAVRYNTHOS

    Outra presença brasileira em Veneza é o curta Lavrynthos, de Fabio Rychter e Amir Admoni. Exibida na seção Biennale College Cinema - Realidade Virtual e depois no programa Venice VR Expanded, a animação nos leva para dentro do labirinto de Creta, onde uma relação inusitada se desenvolve entre o Minotauro e uma garota chamada Cora, sua próxima refeição. Com voz original de Alice Braga, a trama usa o meio mais moderno de contar histórias para representar um mito grego de 3 mil anos, atualizando seus temas e bagunçando os sentidos do público.

    De Cidade de Deus a Eduardo e Mônica: Conheça a carreira de Alice Braga
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top