Minha conta
    Final explicado de Caminhos da Memória: Entenda tudo sobre o novo filme de Hugh Jackman
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Caminhos da Memória é o novo filme de ficção científica estrelado por Hugh Jackman e criado pela autora de Westworld, Lisa Joy. Veja todos os detalhes da história.

    ATENÇÃO: O texto contém spoilers de Caminho da Memória

    Quatro anos após trabalharem juntos em O Rei do ShowHugh JackmanRebecca Ferguson voltam a ser par romântico em Caminhos da Memória, novo filme de ficção científica de Lisa Joy, a mesma criadora de Westworld, que já está renovada para a 4ª temporada. Com uma história ambientada em um futuro não muito distante, o longa discute nostalgia, escapismo, amor e poder em uma trama cheia de reviravoltas. Se você ficou sem entender todos os detalhes e o final, calma que a gente explica. 

    Como funciona o mundo de Caminhos da Memória?

    A história se passa em Miami, na Flórida, após um desastre natural que inundou parte da cidade. Com isso, os cidadãos mais abastados vivem nas partes secas, enquanto a população com menos dinheiro fica nas áreas molhadas, como vemos na frente do galpão de Nick (Hugh Jackman), por exemplo. Nosso protagonista é dono de um dispositivo que permite às pessoas acessar suas memórias e revivê-las - e Nick usa isso também como um comércio particular, quanto prestando serviço à polícia.

    Caminhos da Memória

    Qual é a história da Mae?

    Warner Bros. Pictures

    Na primeira cena da personagem de Rebecca Ferguson, ela procura Nick querendo usar a tecnologia da memória para saber onde deixou as chaves e deixa para trás um par de brincos. Ao reencontrá-la para devolvê-los, Nick se apaixona e os dois vivem um romance - que, em seguida, descobrimos que aconteceu no passado e Nick está revivendo uma memória. 

    Isso porque, depois, Mae desapareceu sem deixar vestígios, o que faz Nick mergulhar cada vez mais fundo em suas memórias em buscas de pistas sobre o que pode ter acontecido com ela. Em suas buscas no passado, ele descobre que sua amada era viciada em drogas e vai até o lugar onde ela vivia para investigar. Ela não está lá, mas ele encontra o traficante Saint Joe (Daniel Wu), com quem tem uma luta e acaba sendo salvo por Watts (Thandiwe Newton).

    Qual é a história de Elsa?

    Uma das clientes de Nick era Elsa (Angela Sarafyan), que sempre procurava o serviço para reviver a memória de um antigo romance. A reviravolta aqui é que esse homem era Walter (Brett Cullen), um magnata dono de terras que tinha caso escondido com ela, com quem teve um filho. Quando Walter morreu, o filho “legítimo” dele, Sebastian (Mojean Aria), decidiu dar um fim na amante do pai e Mae foi contratada justamente para roubar o cartão da memória de Elsa. Ao procurá-la, Nick descobre que ela foi morta e que o filhinho dela foi sequestrado por uma mulher até então misteriosa, que mais tarde descobrimos ser Mae, arrependida de ter feito o trabalho sujo.

    The Flash, Vingadores Ultimato e outros 25 filmes com viagem no tempo

    Quem matou Mae e Elsa?

    Warner Bros. Pictures

    O filho de Walter tinha um capanga chamado Cyrus Booth (Cliff Curtis), um policial corrupto contratado pelo filho de Walter para dar fim em Elsa e no filho ilegítimo do magnata - assim, não teria que dividir a herança. Nick descobre essas informações ao conseguir capturar Booth e acessar as memórias dele. É neste ponto que ele tem a última memória de Mae: com esperança de que Nick encontrasse o capanga, Mae teve uma conversa com ele, em que revelou, de forma enigmática, onde escondeu o filho de Elsa - uma casinha no meio da água onde ela foi acolhida por uma amiga.

    Como a única forma de proteger a localização do menino era impedindo o acesso à sua memória, Mae se mata, em uma redenção por ter participado dos planos no inícios. Revoltado, Nick aumenta a voltagem da máquina da memória até dar um “curto circuito” no cérebro de Booth. 

    O que aconteceu com Nick no final?

    Warner Bros. Pictures

    Desolado com todos os acontecimentos e com a morte de Mae, Nick toma uma decisão drástica e decide viver para sempre dentro desta memória, com a mulher que amava. Em uma passagem de décadas, vemos Nick já idoso ainda dentro da cápsula, sendo visitado por Watts, que está acompanhada da neta - indicando que ela conseguiu fazer as pazes com a filha, com quem havia perdido o contato no passado.

    Por fim, o final do filme ainda revela que toda a história que acompanhamos, na verdade, estava se passando nas memórias do passado do Nick.

    Hugh Jackman provoca possível retorno de Wolverine no Universo Cinematográfico Marvel

    Qual é a mensagem de Caminhos da Memória?

    O principal tema de Caminhos da Memória é o descolamento da realidade e o perigo de se prender ao passado em vez de viver o presente. Nick é levado à ruína por não conseguir seguir em frente após o fim do relacionamento com Mae e acaba comprometendo seu futuro para viver uma memória que, no fim, é uma ilusão - especialmente porque o que ele tinha vivido com Mae não era a verdade. Ela havia mentido sobre sua identidade, mas Nick continuou “se enganando” ao reviver essas memórias de uma pessoa que não era de verdade.

    Nesse sentido, uma das interpretações que podemos fazer é um pouco óbvia: aproveitar o tempo presente. Embora a memória seja fundamental, obviamente, se prender obsessivamente ao que já ficou para trás provavelmente não trará a felicidade e pode acabar com as chances de se criarem novas memórias.

    Caminhos da Memória
    Caminhos da Memória
    Data de lançamento 19 de agosto de 2021 | 1h 56min
    Criador(es): Lisa Joy
    Com Hugh Jackman, Rebecca Ferguson, Thandiwe Newton
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top