Minha conta
    Viúva Negra: Todos os easter eggs e referências a outros filmes da Marvel
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias, Aline combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Até o clássico espião James Bond ganhou uma homenagem no filme. Você reparou?

    ATENÇÃO: Esta matéria contém spoilers de Viúva Negra

    A longa espera pelo filme solo da Viúva Negra finalmente acabou e o filme já está disponível nos cinemas e no Premier Access do Disney+. Adicionando novos personagens ao Universo Cinematográfico Marvel, a despedida de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) foi cheia de easter eggs e referências a filmes do estúdio e até a um clássico do cinema. Veja quais são - e quais podem estar conectados à próxima fase dos filmes e séries do MCU.

    1. Quem é Ursa?

    Walt Disney Motion Pictures Studios

    Quando vemos Alexei (David Harbour) disputando lutas de braço na prisão, um dos adversários que aparece é chamado de Ursa. O personagem faz referência a um mutante que existe nas histórias em quadrinhos e se chama Ursa Maior. Trata-se de um herói russo, assim como o Guardião Vermelho, que se transforma em um urso, graças a seus superpoderes. Em Viúva Negra, Alexei chega a brincar dizendo que o rival é um urso.

    2. Quem é o Dínamo Vermelho?

    Em um dos diálogos entre Yelena (Florence Pugh) e Alexei, vemos a espiã fazer uma provocação, chamando o “pai” de Dínamo Vermelho - um nome que não foi inventado por ela e também já existe nos quadrinhos. Originalmente, o personagem é um dos vilões do Homem de Ferro chamado Anton Vanko - que aparece no início de Homem de Ferro 2, filme que marcou a estreia da Viúva Negra no MCU.

    3. Treinador nos quadrinhos

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    Uma das mudanças mais surpreendentes em Viúva Negra foi a identidade do vilão Treinador, mas, ainda assim, o filme faz uma referência ao personagem original. No longa, a filha de Dreykov (Ray Winstone) se chama Antonia, enquanto nos quadrinhos, o vilão, que também tem o poder de imitar os movimentos dos adversários, se chama Anthony. 

    4. Golpes do Treinador

    Vale ainda observar que alguns dos golpes que o Treinador usa já apareceram nas lutas de outros heróis no MCU, indicando que a personagem também os estudou. Entre os que mais chamam atenção estão as garras que ela coloca para fora, em um movimento idêntico ao do Pantera Negra (Chadwick Boseman); e o uso de uma faca, espelhando o movimento do Soldado Invernal (Sebastian Stan). 

    5. Colete cheio de bolsos

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    No filme, Yelena é uma grande fã de seu colete cheio de bolsos e, em uma prova de afeto, presenteia Natasha com o item no final. Em Vingadores: Guerra Infinita, que vem após Viúva Negra na ordem cronológica dos filmes da Marvel, Natasha aparece usando a peça.

    6. Conversa entre Loki e Natasha revelou trama do filme

    Em 2012, no primeiro filme dos Vingadores, Loki (Tom Hiddleston) tenta desestabilizar Natasha ao citar a filha de Dreykov, indicando que a heroína tinha algum envolvimento na morte dela. No novo filme, a história é contada mais detalhadamente e descobrimos que Antonia, quando criança, foi vítima da explosão armada pela S.H.I.E.L.D para aniquilar o general. 

    7. O que é o Instituto Norte?

    No início do filme, descobrimos que Alexei estava nos Estados Unidos disfarçado trabalhando para o Instituto Norte, com a missão de roubar informações sobre os experimentos nos supersoldados - Bucky Barnes, inclusive, é citado. Nos quadrinhos, essa organização também existe e foi responsável por uma caça a Natasha e outras viúvas negras.

    8. Bond, James Bond

    United Artists

    A grande espiã da Marvel é fã de um grande espião do cinema: em Viúva Negra, vemos Natasha assistir a 007 Contra o Foguete da Morte em seu trailer, pouco antes do blackout. No filme de 1979, James Bond vai a uma estação espacial secreta - assim como Natasha vai à Sala Vermelha, escondida nos céus.

    9. Participação do Gavião Arqueiro

     Além de finalmente revelar o que aconteceu entre a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro em Budapeste, o filme também tem uma mini-participação de Jeremy Renner. Segundo o Screen Rant, é a voz do ator que pede autorização a Natasha para detonar os explosivos na sala em que está o General Dreykov.

    10. Cena pós-créditos

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    Por fim, a cena pós-créditos também já deu boas pistas sobre o que aguarda a nova Viúva Negra no futuro da Marvel. No trecho, Yelena encontra a Condessa Valentina Allegra de la Fontaine (Julia Louis-Dreyfus, personagem apresentada em Falcão e o Soldado Invernal. A vilã mostra à heroína uma foto do Gavião Arqueiro, indicando que ele será seu próximo alvo - a boa notícia é que não demoraremos muito para descobrir os detalhes, já Florence Pugh está confirmada em Hawkeye, série do personagem que tem estreia prevista ainda para 2021 no Disney+.

    Viúva Negra
    Viúva Negra
    Data de lançamento 8 de julho de 2021 | 2h 14min
    Criador(es): Cate Shortland
    Com Scarlett Johansson, Florence Pugh, Rachel Weisz
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top