Minha conta
    Por que o Oscar esnoba Velozes & Furiosos?
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Velozes & Furiosos nunca foi indicado a um Oscar. Quais seriam os motivos?

    Com a estreia de Velozes & Furiosos 9, a franquia estrelada por Vin Diesel completa 20 anos de história com bilheterias astronômicas, uma legião de fãs e nenhuma lembrança do Oscar sequer. Nem a presença de atores consagrados ou o altíssimo investimento em efeitos especiais para as cenas de ação grandiosas da franquia conseguiram cavar uma vaga para Dominic Toretto e sua família entre os indicados ao grande troféu do cinema. Será que a Academia está esnobando Velozes & Furiosos mesmo?

    Filmes de ação no Oscar

    O primeiro grande “impeditivo”, antes mesmo de olharmos para os enredos, é o gênero: filmes de ação são uma raridade no Oscar. E quando aparecem entre os destaques, como GladiadorMad Max: Estrada da Fúria ou Dunkirk, geralmente apresentam outras características que chamam mais a atenção da Academia do que a ação propriamente dita. Melhor Direção de Arte e Melhor Direção, por exemplo, são algumas das categorias em que os filmes aparecem. 

    A questão aqui, então, é prática: o principal apelo de Velozes & Furiosos está no impacto visual das corridas, explosões, perseguições e combates grandiosos. Estes quesitos, que podemos perceber relembrando os filmes do Oscar, não são considerados indispensáveis para compor um bom filme na visão da Academia. Mesmo entre os filmes de ação que chegam à premiação, os dramas mais profundos, os assuntos colocados em pauta e até mesmo a inspiração no mundo real se sobressaem.

    Oscar 2022 já tem data confirmada: veja quando vai acontecer e quais são as regras para a cerimônia

    Mas nem em prêmios técnicos?

    Aqui, há mais espaço para se especular. Ainda sem discutir os detalhes das histórias (que estão mais abaixo), Velozes & Furiosos mereceria um espaço nas categorias de som e efeitos visuais? O nono filme da franquia, por exemplo, tem uma cena de 4 segundos que levou 8 meses para ser preparada, tamanha a complexidade da filmagem, além das centenas de pessoas envolvidas na equipe. Será que uma indicação ao Oscar em 2022 vem aí?

    Universal Studios

    Por fim, ainda vale lembrar que “See You Again”, um hit mundial criado para Velozes & Furiosos 7, chegou a vencer o Critic’s Choice Awards como Melhor Canção Original, mas ficou de fora do Oscar em 2016, ano em que seria elegível. Na edição, ganhou "Writing's On the Wall", em 007 contra Spectre, mas “Earned It”, de 50 Tons de Cinza, estava entre os concorrentes. 

    Velozes & Furiosos: Furiosa, See You Again e outras músicas marcantes da franquia

    As histórias de Velozes & Furiosos são boas?

    Os dramas pessoais e assuntos de família estão sempre presentes nos enredos de Velozes & Furiosos, mas a complexidade não é um ponto forte dos filmes que, novamente, investem na ação. Nesse quesito, não é de se estranhar que a franquia não ganhe maior reconhecimento nessa área. Na temporada de premiações, os filmes que abordam temas mais profundos, sociais, ou que tragam uma abordagens e visões mais originais costumam ser os destaques, a exemplo de Nomadland ou Parasita, vencedores mais recentes.

    Apesar de a falta de diversidade entre os votantes da Academia fazer com que histórias importantes sejam deixadas de fora, as produções indicadas provocam o espectador de alguma forma, tocando em temas delicados ou apresentando tramas com mais camadas. “Bom” e “ruim”, claro, são conceitos muito genéricos, mas colocando em termos mais práticos, Velozes & Furiosos não se aprofunda (e nem pretende) em assuntos desafiadores e menos ainda procura fazer grandes inovações técnicas na forma de se fazer cinema. Não é este o espírito e "está tudo bem".

    Universal Studios
    Velozes & Furiosos 9

    A franquia coloca o espetáculo da ação (muito bem-sucedido, por sinal) em primeiro plano e o roteiro vem depois. Bom para o entretenimento dos fãs, ruim para o espírito “artístico” que a Academia considera ao escolher as obras que mais foram relevantes para a indústria cinematográfica durante o ano ou que vão podem deixar alguma marca muito única. 

    Blockbusters x Academia

    Vale considerar ainda que Velozes & Furiosos faz parte de outra categoria raramente vista entre os vencedores do Oscar. Desde O Senhor do Anéis - O Retorno do Rei, nenhuma outra franquia deste porte ganhou destaque na premiação. O que é resultado de dois principais fatores: o primeiro é que, historicamente, o Oscar dá destaque a filmes que, sem a premiação, não teriam o alcance que um blockbuster já tem. A ideia aqui era fomentar a indústria, elevar artistas e outros profissionais da área fora dos grandes sucessos de bilheteria. 

    Além disso, assim como a franquia de Vin Diesel, é comum que os filmes de grande porte também invistam mais pesado no impacto visual e nos grandes nomes para o elenco, do que necessariamente, como citamos, em histórias muito complexas ou inovadoras - com exceções, é claro. Vale notar aqui também que, nas premiações em que o público é quem vota, como o People Choice Awards ou o Teen Choice Awards, Velozes & Furiosos quase sempre aparece entre os favoritos.

    Velozes & Furiosos 9
    Velozes & Furiosos 9
    Data de lançamento 24 de junho de 2021 | 2h 23min
    Criador(es): Justin Lin
    Com Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster
    Imprensa
    3,3
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming
    Velozes & Furiosos é a 7ª maior franquia da história do cinema: veja quais são as Top 10

    O que Vin Diesel já falou sobre o Oscar?

    E afinal, será que Velozes & Furiosos se importa em receber ou não um Oscar? Em 2015, Vin Diesel parecia bem confiante de que a franquia finalmente faria sua estreia na premiação. “A Universal [estúdio do filme] terá o maior filme de sua história. Provavelmente vai ganhar o prêmio de Melhor Filme, a não ser que o Oscar não queira ser relevante nunca”, provocou o astro.

    Na época do lançamento de Velozes & Furiosos 5: Operação Rio, Vin Diesel ainda levantou outro assunto sobre a premiação. “Mais cedo ou mais tarde, vão dizer ‘espera um pouco, só porque eles [os filmes] são feitos para a ‘classe trabalhadora’ não significa que não sejam ótimos”, disse.

     Para quem ainda quer ver Dominic Toretto de terno e gravata no Oscar, nem tudo está perdido: a franquia ficou mais ousada ao levar a ação para o espaço no novo filme e ainda há histórias pela frente antes do final que virá no 11º filme

    Velozes & Furiosos
    Velozes & Furiosos
    Data de lançamento 28 de setembro de 2001 | 1h 47min
    Criador(es): Rob Cohen
    Com Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez
    Usuários
    4,4
    Assista agora
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top