Minha conta
    Luca: Enredo do filme da Pixar é baseado em pessoas reais?
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    A redatora ama animações e cresceu apaixonada por X-Men, Super Choque e todos os demais desenhos exibidos no Bom Dia & Cia. Sendo este um de seus gêneros cinematográficos favoritos do mundo, Nathalia sempre está disposta a maratonar animações que vão desde produções do Studio Ghibli até Disney.

    Animação disponível na Disney+ acompanha a história de dois grandes amigos disfarçados de humanos na Itália.

    Luca é a nova animação da Pixar que, ao contrário dos últimos lançamentos pagos (como Cruella e Raya e o Último Dragão), está sendo distribuída gratuitamente na Disney+ desde a estreia, ocorrida em 18 de junho. Com easter-eggs de Toy Story e Soul, o novo personagem promete emocionar o público!

    A trama é ambientada na Riviera italiana, durante a década de 1950, e acompanha Luca Paguro, um adolescente monstro marinho de 13 anos, e seu melhor amigo Alberto Scorfano, da mesma espécie, que vivem incríveis aventuras de verão com muito sorvete, risadas e passeios pela Itália, enquanto estão disfarçados. Juntos, eles conhecem a humana Giulia e se divertem com a presença da jovem, mas suas vidas correm perigo quando pescadores da cidade descobrem suas reais identidades.

    Luca
    Luca
    Data de lançamento 18 de junho de 2021 | 1h 36min
    Criador(es): Enrico Casarosa
    Com Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +

    A animação é dirigida por Enrico Casarosa, que foi indicado ao Oscar por seu curta-metragem da Pixar, La Luna, e também esteve responsável pelo departamento de arte nos filmes Viva: A Vida é Uma FestaRatatouille e Up: Altas Aventuras. O elenco de dubladores é formado por Jacob Tremblay, ator de O Quarto de Jack e Extraordinário, que empresta a voz para Luca Paguro, enquanto o pai do personagem é interpretado por Jim Gaffigan, e a mãe, por Maya Rudolph. Já os co-protagonistas Alberto e Giulia são dublados por Jack Dylan Grazer e Emma Berman, respectivamente.

    A história é baseada em pessoas reais?

    A resposta é sim! Luca é inspirado pela experiência do diretor Enrico Casarosa, que cresceu em Gênova com seu melhor amigo na vida real, Alberto. Embora, obviamente, os dois não sejam monstros marinhos disfarçados, o cineasta disse que Alberto ajudou a tirá-lo de sua zona de conforto.

    "Meu melhor amigo Alberto era um pouco encrenqueiro, (enquanto) eu era muito tímido e tinha uma vida um pouco protegida — não poderíamos ter sido mais diferentes. Alberto me colocou para fora da minha zona de conforto, e me empurrou de muitos penhascos, metaforicamente e não. Eu provavelmente não estaria aqui se não aprendesse a perseguir meus sonhos com ele."

    Luca tem sido frequentemente comparado a Call Me By Your Name, filme de temática LGBTQ+ estrelado por Timothée Chalamet, mas Enrico Casarosa já relatou que não há nenhuma ligação entre ambas as obras. Ao site ET, ele disse:

    "[Essa comparação] nunca esteve em nossos planos. É um filme sobre amizade nesse mundo pré-adolescência. É sobre testar novos ares e ser um pouco mais corajoso. Acredito que muitos tiveram uma amizade marcante quando estamos abrangendo convivência além da família; algo que define nossas identidades.”

    A cidade “Portorosso” existe de verdade?

    Luca mora em “Portorosso”, uma cidade na Riviera italiana. Mas na verdade, Portorosso existe na vida real, embora a Riviera Italiana exista. Há, no entanto, algumas referências que podem ter guiado a existência do local fictício, como Portofino, um pequeno vilarejo no Mar da Ligúria, na província de Gênova. Também poderia ter sido baseado em Cinque Terre, um conglomerado de cinco cidades coloridas na Riviera italiana, onde os turistas podem caminhar em meio a vistas arborizadas do mar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top