Minha conta
    Por que Os Eternos é o filme perfeito para introduzir os X-Men no Universo Cinematográfico Marvel? (Teoria)

    Produção estrelada por Angelina Jolie pode ser a chave para incluir os mutantes nos filmes da Marvel.

    Depois dos Vingadores e dos Guardiões da Galáxia, o Universo Cinematográfico Marvel vai apresentar os Eternos, uma raça ancestral de seres divinos que influenciam a humanidade desde os tempos antigos. Mas será que a produção dirigida por Chloé Zhao vai ser responsável por introduzir os X-Men nos filmes da Marvel? Algo que até agora só teve provocações, como a presença de Evan Peters em WandaVision como Pietro, por exemplo. Vem entender essa teoria!

    Quem são os Eternos?

    Marvel

    A origem dos Eternos vai ser diferente nos cinemas do que nos quadrinhos, pelo menos, é o que parece pelo teaser divulgado e pela sinopse oficial. Esta diz: "Após os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada força os Eternos, antigos alienígenas que viveram na Terra em segredo por milhares de anos, a saírem das sombras para se reunirem contra o inimigo mais antigo da humanidade, os Desviantes."

    Só que, nos quadrinhos, os Eternos não são alienígenas. Criados por Jack Kirby na década de 70, eles são poderosos e quase imortais, frutos de experimentos genéticos que as entidades cósmicas Celestiais fizeram sobre os humanos. O objetivo era que eles se tornassem os defensores da Terra e lutassem contra os Desviantes, seres instáveis e perigosos, que supostamente também foram criados pelos Celestiais. Nas HQs, Thanos sofria da síndrome do Deviante. Os quadrinhos do grupo foram modernizados por Neil Gaiman, com uma minissérie em 2006.

    Os Eternos: 5 maneiras que o filme pode mudar completamente a Fase 4 da Marvel

    Algumas teorias apontam essa mudança na sua origem foram propositais: acredita-se que a Marvel quer deixar um caminho aberto para que os mutantes sejam a raça de terráqueos que desenvolveram superpoderes por meio da evolução. No entanto, a explicação de como os mutantes aparecem na Terra (e por que eles permaneceram ocultos até agora) pode vir em os Eternos. Já que eles mesmos ficaram escondidos para não interferir na evolução e desenvolvimento da humanidade.

    Mas se eles nem deram as caras para ajudar os Vingadores durante Guerra Infinita e após o Blip, mas estão aparecendo agora, pode ser que os humanos estejam realmente em perigo — provavelmente por alguma ação dos Deviantes.

    Quem são os Deviantes, vilões de Eternos?

    Marvel

    Quando os Celestiais fizeram experimentos nos humanos, os homens das cavernas que se tornaram os Eternos se desenvolveram em super-humanóides semelhantes a deuses lindos e capazes de canalizar o poder cósmico. No entanto, os Celestiais Ziran e Gammenon projetaram os Deviantes para terem DNA instável. Este DNA desestabilizado se manifestou na espécie Deviante por meio de mutações que variavam muito, o que frequentemente alterava sua aparência humana. Eles tinham rituais brutais de abater as mutações mais monstruosas (chamadas de mutantes) da tribo principal, bem como aqueles que não sofreram mutação suficiente.

    As mutações dos Deviantes resultaram em uma sociedade muito à frente da evolução da humanidade e, por um tempo, eles foram responsáveis por governar toda a Terra (exceto Atlântida) a partir de sua capital, Lemuria. Os Deviantes foram quase exterminados quando os Celestiais voltaram para verificar suas criações, lançando uma bomba que varreu a Lemúria e afundou a Atlântida. Os que sobreviveram construíram uma sociedade sob a Terra, eventualmente estabelecendo uma trégua com os Eternos — uma que eles eventualmente quebraram, quando os Celestiais retornaram para julgar a humanidade nos tempos modernos.

    Namor pode ser ser apresentado em Eternos

    Mas o quanto disso vai ser utilizado no enredo de Eternos? O ponto de partida do conflito de Eternos parece ser a Quarta Anfitriã dos Celestiais vindo para a Terra nos tempos modernos — ou seja, os Eternos "acordando" de memórias apagadas para enfrentar os Deviantes e impedir os Celestiais de varrerem a Terra. Há uma oportunidade óbvia de apresentar Atlântida e sua história nos Eternos, que inclusive introduziria o governante anti-herói do reino submarino, Namor, cotado como vilão de Pantera Negra 2.

    Qual vai ser o primeiro mutante a aparecer na Marvel?

    Marvel

    Namor costuma ser considerado o primeiro mutante da Marvel, no entanto, também há outro que detém esse título (cronologicamente falando): Apocalipse, que foi vilão do filme dos X-Men.

    Também conhecido como En Sabah Nuir, ele nasceu no antigo Egito e é o mutante mais antigo de que há registro. Os poderes de Apocalipse vão além de um mutante típico: ele é imortal, pode manipular cada molécula de seu corpo físico, absorver e projetar energia; pode usar vários poderes psíquicos e tem velocidade, força e durabilidade aprimoradas. Em um certo ponto, Apocalipse descobriu uma nave Celestial e usou sua tecnologia para atualizar sua armadura e armamento, tornando-se ainda mais poderoso e adicionando ainda mais longevidade à sua existência.

    MCU pode seguir caminho diferente dos quadrinhos

    Nos quadrinhos, não há nada que diga que o Apocalipse está conectado aos Eternos ou aos Deviantes; entretanto, muitos fãs acham que o MCU seguirá um caminho diferente. Especula-se que os Eternos revelarão alguma trama de fundo sobre o caminho dos Deviantes ao longo da história. Isso levaria a um desdobramento qye será uma referência ao tempo do antigo Egito e uma cepa de DNA Deviante que apareceu no mundo, criando assim En Saba Nuir / Apocalipse. E, claro, a evolução eventual de mutantes como os conhecemos nos tempos modernos.

    Algumas teorias de fãs estão se aprofundando ainda mais sobre a origem dos mutantes no MCU. Dada a combinação de poderes que o Apocalipse tem, ele (e subsequentemente os mutantes como uma espécie) poderia ser explicado no MCU como sendo o resultado de uma união improvável entre as espécies Eterno e Deviante.

    Esse tipo de revelação tem precedente na Marvel Comics: a Eternal Thena (personagem de Angelina Jolie) se apaixonou por um Deviante chamado Kro e teve um par de gêmeos, que poderiam se combinar em um ser superpoderoso chamado "Dark Angel". O MCU poderia reconstituir a história para que os híbridos Eternos e Deviantes se tornassem mutantes.

    A versão do filme Eternos sobre a origem dos mutantes explicaria muito sobre o Apocalipse que os quadrinhos não explicam. Seria sem dúvida uma base mais lógica para os poderes cósmicos e imortalidade do Apocalipse, bem como sua doutrina selvagem "sobrevivência do mais apto" sendo transmitida a partir das práticas dos antigos Deviantes.

    Mas onde os mutantes estiveram se escondendo?

    Mais importante, uma conexão entre a origem dos mutantes e o conflito entre Eternos e Deviantes seria tudo o que os telespectadores precisam para entender como os mutantes existem no MCU. Isso também daria à Marvel Studios inúmeras desculpas para explicar por que os mutantes mantiveram sua existência em segredo.

    Se os Eternos e os Deviantes se escondessem da humanidade, seria compreensível se seus descendentes mutantes fizessem o mesmo — seja porque foram ensinados, ou naturalmente chegaram à mesma conclusão sobre como interagir com a humanidade. Outras teorias preveem que o despertar dos Eternos, e seu conflito com os Deviantes no filme, pode acabar sendo o catalisador que também desperta o poder do Gene X em humanos inconscientes em todo o mundo. Os X-Men da Marvel então lidariam com a espécie mutante lutando para se defender e se proteger de um mundo que é repentinamente hostil para aqueles com poderes emergentes.

    Quando estreia Eternos?

    Um dos quatro filmes do Universo Cinematográfico Marvel que vão estrear em 2021, Eternos tem estreia marcada para o dia 4 de novembro. O filme vai fazer história: vai mostrar o primeiro beijo gay do Universo Cinematográfico da Marvel, além de incluir o primeiro super-herói com deficiência auditiva.

    Chloé Zhao, cineasta que recentemente ganhou o Oscar por Nomadland, comanda o elenco formado por grandes nomes. São eles, Angelina Jolie como Thena; Richard Madden como Ikaris; Kumail Nanjiani como Kingo; Lauren Ridloff como Makkari; Brian Tyree Henry como Phastos; Salma Hayek como Ajax; Lia McHugh como Sprite; Don Lee como Gilgamesh; Gemma Chan como Sersi e Kit Harington como Dane Whitman.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top