Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: John Cena pede desculpas à China e causa polêmica

    Ator chamou Taiwan de país e gerou alvoroço entre os fãs chineses.

    Velozes & Furiosos 9 nem estreou ainda e já está causando polêmicas. Após ter seu evento de lançamento cancelado na China, o ator John Cena pediu desculpas ao povo chinês, mas foi por outro motivo. O astro do cinema e do WWE em breve poderá ser visto no filme como Jakob, irmão de Dom Toretto (Vin Diesel) e novo vilão da franquia de sucesso. Ao divulgar a produção, Cena deu uma entrevista no qual se referiu a Taiwan como um país.

    Qual é a controvérsia envolvendo John Cena e a China?

    Universal Pictures

    A polêmica começou quando Cena disse que Taiwan seria o primeiro "país" a poder assistir a Velozes & Furiosos 9, em uma entrevista à emissora taiwanesa TVBS. A declaração causou alvoroço no público chinês que insiste em que a ilha de Taiwan, governada pela República da China (RC), seja reconhecida como parte da República Popular da China (RPC) — situação polêmica desde a Guerra Civil Chinesa e a decisão das Nações Unidas de reconhecer a RPC em vez da RC.

    Nesta terça-feira (25), Cena postou um vídeo na rede social chinesa Weibo, se desculpando formalmente em mandarim ao povo chinês, que ele aprendeu a falar fluentemente durante sua carreira de lutador profissional.

    Velozes & Furiosos 9: Vin Diesel acredita que Paul Walker "enviou" John Cena para interpretar irmão de Toretto (Entrevista)

    "Cometi um erro, devo dizer agora, muito importante, amo e respeito o povo chinês", disse ele na publicação. "Lamento muito o meu erro. Lamento muito, peço desculpas." No pedido de desculpas, Cena culpa um longo circuito de imprensa, mente cansada e falta de compreensão do mandarim. Confira o vídeo original no Twitter:

    Ironicamente, o vídeo de desculpas do ator agora está causando sua própria controvérsia. Alguns vêem o "pedido de desculpas" como Cena apoiando o Partido Comunista Chinês (PCC), cuja reputação autoritária é bastante conhecida. O PCC é igualmente famoso por suas iniciativas de propaganda — especialmente no que diz respeito a grandes celebridades e estúdios.

    Alguns comentários em resposta ao vídeo acusaram Cena de não ter sido claro o suficiente em seu pedido de desculpas. "Por favor, diga 'Taiwan faz parte da China' em chinês, caso contrário não aceitaremos", escreveu um usuário do Weibo. Outros foram mais complacentes: "Posso sentir que ele realmente gosta da China... Ele disse a coisa errada e pagou o preço correspondente", afirmou um internauta.

    Velozes & Furiosos 9: Curta dirigido por Vin Diesel é importante para entender retorno de Han (Entrevista)

    Marvel e outras produtoras podem enfrentar censura da China

    Casos como o pedido de desculpas de John Cena estão se tornando muito comuns em Hollywood, à medida que a indústria cinematográfica se adequa para não ficar de fora do mercado chinês, um dos mais numerosos e lucrativos do mundo. Filmes e programas de TV já tiveram que cortar falas ou cenas com base nos padrões do PCC, enquanto alguns filmes foram totalmente banidos do país. 

    Atualmente, rumores apontam que a Marvel Studios enfrenta uma batalha para que seus dois grandes filmes de 2021, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Os Eternos, sendo aceitos na China. Os longas-metragens teriam sido banidos da China, por razões ainda desconhecidas.

    Velozes & Furiosos: Como seria o elenco brasileiro da franquia?

    Qual é a história de Velozes & Furiosos 9?

    Velozes & Furiosos 9 segue Dominic Toretto e Letty (Michelle Rodriguez) aproveitando sua vida pacata ao lado de seu filho Brian. Só que a calmaria acaba quando eles são ameaçados pelo passado de Dom: seu irmão Jakob (John Cena), um assassino habilidoso e motorista excelente, que está trabalhando ao lado de Cipher (Charlize Theron), vilã de Velozes & Furiosos 8. Para se defender, Toretto precisa reunir sua equipe novamente, inclusive Han (Sung Kang), que todos acreditavam estar morto. A trama do filme de Justin Lin ainda traz outras perguntas que não querem calar...

    O filme está previsto para chegar ao Brasil no dia 22 de julho. Veja onde assistir aos demais filmes da saga de Vin Diesel.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top