Minha conta
    A Mulher na Janela: O que é Agorafobia? Conheça a doença da personagem de Amy Adams na Netflix
    Por Bruno Botelho dos Santos — 14 de mai. de 2021 às 12:47

    A personagem de Amy Adams, Anna Fox, sofre de agorafobia e vive reclusa em seu apartamento no suspense da Netflix.

    A Mulher na Janela, protagonizado pela atriz Amy Adamsé um dos lançamentos da Netflix em filmes para maio de 2021 e promete ser um dos suspenses mais tensos no catálogo do serviço de streamingdepois que foi comprado da Fox 2000 por causa da pandemia para exibição na Netflix.

    Adaptação cinematográfica da obra de A.J. Finn, o suspense psicológico segue Anna Fox (Amy Adams), que é uma alcoólatra reclusa e passa os dias em seu apartamento em Nova York, assistindo a filmes antigos e observando seus vizinhos. Quando a família Russell se muda para o prédio da frente, ela passa a espionar o que seria a família perfeita, até testemunhar uma cena chocante que muda sua vida.

    Mas, para quem não sabe, a personagem Anna Fox sofre de Agorafobia, um tipo de transtorno de ansiedade que faz ela viver reclusa no seu apartamento em A Mulher na Janela. Pensando nisso, o AdoroCinema vai explicar melhor sobre o transtorno apresentado no filme.

    Lançamentos da Netflix em 2021 que vão enlouquecer o público
    O que é Agorafobia em A Mulher na Janela?



    Segundo o site do Mayo Clinic – centro médico acadêmico focado em saúde, educação e pesquisa integradas –, agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade em que você tem medo e evita lugares ou situações que podem causar pânico e fazer você se sentir preso, desamparado ou envergonhado. O problema se desenvolve geralmente após um ou mais ataques de pânico.

    A pessoa que sofre com agorafobia teme uma situação real ou prevista, como usar transporte público, estar em espaços abertos ou fechados, ficar em uma fila ou estar no meio de uma multidão. É por isso que a personagem Anna Fox de A Mulher na Janela vive reclusa em seu apartamento, com medo de sair para a rua e se aventurar fora de casa. 

    Assim, ela passa o dia bebendo vinho, assistindo a filmes antigos, relembrando seus tempos mais felizes e, claro, espionando seus vizinhos – que é onde se desenrola o enredo do suspense psicológico que faz referência a clássicos do cinema de Alfred Hitchcock como Um Corpo que Cai e Janela Indiscreta.

    Como explica o site de saúde e bem-estar MinhaVida, o distúrbio é muito confundido com a síndrome do pânico, que geralmente se manifesta por crises agudas de ansiedade sem que seja identificado o estímulo. Porém, a agorafobia deixa a pessoa dependente das outras para tudo, já que sente medo de se ver em uma situação em que se depare com o medo.

    "Enquanto a fobia social é ligada ao medo das pessoas, de exposição, críticas, a agorafobia é a falta de opções para encontrar uma saída, caso precise de uma", explica a psicóloga Adriana de Araújo para o MinhaVida.

    6 filmes marcantes de terror psicológico

    A Mulher na Janela, dirigido por Joe Wright, mostra Amy Adams – atriz que ainda está em busca de um Oscar na sua carreira – mergulhando no papel de Anna Fox e sua rotina. Por isso, conseguimos ver bem as dificuldades que uma pessoa com agorafobia sofre. Em uma cena específica, que se passa em uma noite de Halloween, algumas crianças vão pertubar ela na porta e janela de seu apartamento, o que faz a personagem sair com muita dificuldade e acabar desmaiando. 

    O tratamento de agorafobia pode ser desafiador porque geralmente significa enfrentar seus medos – e vemos no filme Anna tentando superar isso, mesmo com todas as dificuldades. Mas com psicoterapia e medicamentos, a pessoa pode viver uma vida mais agradável. No filme da Netflix, vemos a mulher passando por terapia e tomando medicamentos para conseguir superar seus medos incapacitantes.

    A Mulher na Janela está disponível no catálogo da Netflix. O elenco é recheado de participações especiais, como Julianne Moore, Gary Oldman, Jennifer Jason Leigh, Anthony MackieWyatt Russell e Brian Tyree Henry

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top