Minha conta
    Conheça a história real por trás de Avatar que vai virar filme com Amy Adams

    Jake Gyllenhaal também produz o novo longa, que conta a história da mulher que inspirou o filme fenômeno de James Cameron.

    Lançado em 2009, Avatar ainda tem presença importante na cultura pop, tanto que o filme de James Cameron, recentemente, recuperou o título de maior bilheteria da história do cinema. Além disso, são aguardadas quatro sequências que prometem investir ainda mais em tecnologias para criar grandes cenas de ação e efeitos especiais. Mas você sabia que um estudo real foi uma das inspirações por trás desse sucesso?

    Qual é a história real por trás de Avatar?

    A ecologista Suzanne Simard se tornou uma pioneira em sua área quando fez a descoberta que árvores próximas se comunicam entre si, através de trocas de substâncias e fungos em suas raízes. As plantas mais novas vão se conectar à rede das árvores velhas, que lhe passam um pouco de carbono, nutrientes e água para as mudinhas, em momentos cruciais de suas vidas, que realmente vai ajudá-las a sobreviver.

    Raya e o Último Dragão, Avatar e outras produções que se passam em mundos fictícios

    E no meio de tudo está a "árvore mãe" — com forças misteriosas que conectam e sustentam a vida que a cerca. Pareceu familiar? É que foi essa teoria que inspirou James Cameron a criar a Árvore das Almas e boa parte das ações da natureza no filme Avatar. Inicialmente, a teoria de Simard foi ridicularizada por seus colegas, mas, ao longo dos anos, suas ideias foram reforçadas por comprovações científicas, sendo destaques na área de ecologia. Tanto que Suzanne contou a história de sua descoberta no livro Finding the Mother Tree.

    Como Finding the Mother Tree vai virar filme?

    Lançado em 2021, Finding the Mother Tree: Discovering the Wisdom of the Forest (ou Encontrando a Árvore-Mãe: Descobrindo a Sabedoria da Floresta, em tradução literal) acompanha a história de sua investigação científica, enquanto faz paralelos com a vida pessoal de Suzanne, mãe de família e sobrevivente de câncer.  Ao mesmo tempo, dá uma lição sobre proteger a natureza e se conectar com o universo natural.

    Matrix, Avatar e outros filmes clássicos que tiveram continuações tardias

    Os direitos de adaptação do livro já foram comprados pelas companhias Bond Group Entertainment e Nine Stories — produtoras de Amy Adams e Jake Gyllenhaal. Além de ajudar nos bastidores, a atriz, indicada a seis Oscars, será a protagonista do filme. Ainda não há informação se o astro de O AbutreHomem-Aranha: Longe de Casa também irá atuar no projeto. Curiosamente, a dupla já fez uma parceria em Animais Noturnos; outra adaptação, só que, dessa vez, dirigida por Tom Ford.

    Por enquanto, Fiding the Mother Tree ainda não tem cronograma oficial, logo não há previsão de lançamento. Já Avatar 2 tem data de estreia marcada para dezembro de 2022, reunindo um elenco formado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Kate Winslet, Sigourney WeaverEdie FalcoMichelle Yeoh.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top